Aprenda a usar a tecnologia para gerenciar suas vendas

Quem trabalha com varejo sabe: sem vendas, não há lucratividade e o negócio não vai para a frente. Por isso, é fundamental que o processo de venda seja eficiente e se destaque da concorrência. Para isso, é extremamente importante investir em uma boa gestão. Se não houver boas práticas de gestão, inevitavelmente a empresa perderá competitividade. 

A boa notícia é que a tecnologia pode ajudar muito as empresas a melhorar nesse quesito e gerenciar suas vendas com mais eficiência. Quer saber como? Neste post, falaremos sobre a importância da gestão de vendas e ensinaremos como transformar a tecnologia em uma grande aliada. 

A necessidade de uma boa gestão de vendas

A gestão de vendas não se resume apenas à condução das vendas em si, mas engloba também todas as atividades relacionadas, tais como comunicação, marketing, pesquisa de mercado, relacionamento com o cliente, distribuição, preços e produtos ou serviços.

Uma gestão eficaz de vendas permite ao gestor organizar as metas e objetivos a serem alcançados por meio de um forte planejamento estratégico e da boa administração dos recursos da empresa. Dar a ela a devida atenção é, portanto, fundamental para promover o crescimento da empresa e aumentar a lucratividade. 

Confira a seguir como a tecnologia pode melhorar a sua gestão!

A tecnologia e a gestão de vendas

Saiba se adaptar a mudanças

A resiliência é uma grande vantagem para um negócio. É preciso se adaptar às inovações tecnológicas o quanto antes e lançar mão delas para ganhar mais flexibilidade e aumentar a produtividade. Por exemplo, opte por soluções que operem em nuvem para facilitar a adaptação e escolha uma plataforma de TI capaz de se adequar rapidamente ao dinamismo que o mercado exige.

Proteja os dados

É fundamental ter backups de todas as informações da empresa, e prezar pela sua integridade. Hoje, os maiores sistemas de gestão corporativa operam em nuvem e oferecem backups automáticos e também os serviços de criptografia e remoção remota de dados, garantindo a proteção que seu negócio precisa. 

Invista em mobilidade

Aumentar a produtividade da empresa é o sonho de todo gestor, afinal, quem não gostaria de produzir mais em menos tempo. Isso é possível adotando soluções tecnológicas que permitam integração com os dispositivos móveis, de modo que o time consiga exercer suas atividades de qualquer lugar, a qualquer momento.  A mobilidade ajuda a aumentar a eficiência dos processos de negócios e facilita a gestão de vendas. Por isso, escolha ferramentas que funcionem bem em aparelhos mobile. 

Utilize um bom CRM

Os sistemas de CRM facilitam o relacionamento com o público, gerenciam o seu pipeline de vendas, permitem centralizar todas as informações de todos os canais em um só local, e viabilizam a confecção de relatórios que ajudam no processo de tomada de decisões. Tudo isso auxilia o gestor a enxergar o cenário de forma completa, enxergar ameaças e oportunidades com maior precisão e, assim, administrar melhor as vendas. 

Invista em marketing e comunicação digital

Destacar-se no mercado não é fácil, mas hoje existem inúmeras alternativas para divulgar o seu negócio online, sem ter que gastar rios de dinheiro. Estratégias como o marketing digital, o e-mail marketing, o marketing de conteúdo, os links patrocinados, os programas de afiliados, a comunicação via blogs e mídias sociais, dentre outras, ajudam muito na hora de tornar a empresa ainda mais conhecida na internet. Também já existem diversas ferramentas de automação de marketing para simplificar a rotina, e que podem ser ótimas aliadas!

Construa relacionamentos duráveis

Nos dias atuais, com tanta competitividade, não adianta focar apenas em conquistar novos clientes: também é preciso fazer com que os antigos permaneçam fiéis, o que pode ser feito mantendo um contato próximo e investindo na construção de um relacionamento de sucesso. Interagir continuamente e de forma personalizada com os consumidores permite identificar melhor suas demandas e desejos, o que consequentemente pode levar seu negócio a ganhar pontos frente à concorrência.  

Tenha um bom sistema de PDV móvel

Um sistema PDV móvel permite agilizar o atendimento aos clientes, o que é muito útil para varejistas que contam com múltiplos pontos de venda. Essas ferramentas se integram a um sistema de gestão corporativa, de modo que os dados se conectem, em perfeita sintonia. As informações são transmitidas diretamente para o sistema de gestão, o que ajuda na gestão de vendas. Nesse post já abordamos as principais vantagens. 

A PDVend é um sistema de PDV completo e eficiente que ajuda a controlar melhor seu negócio. Quer conhecer todas as nossas funcionalidades? Visite o nosso site e saiba tudo o que podemos fazer pela sua empresa!

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Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

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