Como aumentar a recompra dos clientes com algumas atitudes simples

Um cliente recorrente custa menos para sua empresa. Por isso, a fidelização é uma estratégia tão importante nos negócios. E ela pode ser mais simples do que parece. É preciso trabalhar algumas atitudes simples e eficientes para incentivar novas compras e conseguir aumentar a recompra dos clientes.

Pensando nesse assunto, reunimos no post de hoje algumas dicas importantes para aumentar o número de clientes recorrentes na sua loja e consequentemente incentivar uma recompra constante deles. Continue lendo e confira!

Entenda o comportamento e as necessidades do consumidor

Você deve conhecer a jornada do consumidor para entender como surgem as necessidades do cliente. Conhecer o comportamento dele vai fazer com que você consiga chamar a atenção com ofertas certeiras. As pessoas compram por várias motivações. Entendê-las é essencial para as suas estratégias.

O cliente tem um problema e espera a solução. Cabe a você supri-lo. Caso isso não aconteça como ele gostaria, o consumidor ficará insatisfeito e poderá não efetuar uma recompra no futuro. O que os seus clientes compram mais? Com qual frequência? Eles interagem nas suas redes sociais? Coloque todas as respostas no papel! Se precisar, crie uma pesquisa incentivando a as respostas dos seus consumidores.

Também é possível analisar os visitantes do site, tantos os novos quanto os recorrentes, e isso pode ser feito pelo próprio Google Analytics. Você vai perceber um padrão de comportamento dos seus clientes, compreender o que é importante ser oferecido e desenvolver as estratégias mais eficientes para que eles tornam-se clientes recorrentes.

Proporcione uma boa navegação

A navegação no seu site deve ser rápida, segura e sem erros para aumentar a recompra dos clientes. Se o visitante chega até o seu site e enfrenta dificuldades para encontrar produtos fechar a compra ou mesmo atraso na entrega, as chances dele comprar novamente são bem baixas. Aposte em uma ferramenta eficiente para evitar que o e-commerce tenha uma navegação comprometida.

Faça um checkout otimizado

O checkout não pode ser difícil e ter muitos processos. Por meio do checkout otimizado o consumidor consegue fechar suas compras com mais facilidade e agilidade, permitindo que ele consiga finalizar a compra sem precisar preencher diversos campos ou acessar várias abas. Logo, o checkout otimizado garante a recorrência de compra.

Tenha um atendimento de qualidade

Seus consumidores precisam de um atendimento de qualidade para solucionar seus problemas ou dúvidas para proporcionar uma excelente experiência de compra. O diálogo precisa ser constante para que o seu cliente não se lembre de você apenas quando tiver algum problema.

Por isso, nutra um relacionamento constante e saudável com o seu consumidor, antes e depois da venda, conforme a motivação de cada consumidor. Segmentar sua base pode ser uma boa estratégia nessa hora. Basta dividir seus clientes em grupos segmentados para comunicar com cada um de forma diferente.

Ofereça boas ofertas

As ofertas realmente atrativas atraem bastante os consumidores. Ofereça ótimos benefícios aos clientes, mas sem prejudicar o faturamento da sua empresa, claro. Aposte nas datas comemorativas, os lançamentos de produtos e as estratégias de desconto na próxima compra para oferecer ofertas especiais que incentive compras futuras.

Fique atento aos produtos e embalagens

Todo cuidado é pouco com os produtos e embalagens. Aproveite a oportunidade para fazer com que a compra se torne única e faça ele se sentir especial. Invista em embalagens personalizadas, resistentes e que protejam bem o item adquirido. Você pode ainda colocar junto ao embrulho um bilhete de agradecimento. Pode ter certeza que essas dicas simples vão aumentar a recompra.

Realize um bom pós-venda

Quer incentivar a recompra na sua loja? Invista em um pós-venda de qualidade. Ele pode ser feito de duas formas: pela equipe de vendas ou por uma equipe especializada em atender o cliente, a de customer success. O pós-venda passa a ideia de confiança e credibilidade, mostrando a preocupação da empresa com os consumidores.

Você pode iniciar o pós-venda com o envio de e-mail marketing, por exemplo. Invista em um sistema de dados completo e estruturado para efetuar todas as atividades após a venda com sucesso. Não deixe de acompanhar toda a experiência de compra do consumidor e se há algo que deve ser melhorado!

Quem não dá assistência perde para a concorrência. Simples assim! Ao querer atrair novos consumidores muitas empresas se esquecem de dar atenção aos clientes que já conhecem a qualidade dos seus produtos e serviços. Com um incentivo, ele volta na sua loja para realizar uma recompra e pode até divulga-la para os conhecidos.

Você já aplica alguma dessas atitudes para aumentar a recompra na sua loja? Conhece mais alguma? Ficou alguma dúvida? Vamos continuar esta conversa nos comentários. Clique aqui e entre em contato conosco sempre que precisar!

  • Compartilhar
Anna Bella Bernardes
Jornalista formada pela PUC Minas e pós-graduada em comunicação e marketing pela Universidade de São Paulo. Com 7 anos de experiência na área de comunicação, desde 2015 atua com marketing de conteúdo, SEO e inbound marketing.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.