Automação de Marketing: Melhore sua estratégia através dessa poderosa ferramenta

Automação de Marketing, na prática, é o exercício da utilização de ferramentas e softwares para otimização de resultados.

Através dela, a gestão estratégica consegue identificar, criar e acompanhar o fluxo de trabalho que visa identificação do público e aumentar as vendas.

É sobre essa poderosa ferramenta que vamos falar neste artigo. Acompanhe.

Automação de Marketing requer estratégia

Vamos pensar em uma interface de Marketing Digital na sua empresa em relação ao conteúdo.

Esse conteúdo deve ser direcionado ao público correto para que ele atinja os objetivos programados para nutrir o time de vendas.

Isso se dá através de informações que o time de marketing consegue para refinar o público para posteriormente o comercial trabalhar.

Essas informações geralmente são conseguidas após os possíveis interessados nos produtos fornecerem seus dados após preenchimento de formulário.

E como conseguir esses dados?

Aí é que entra o fator estratégico da Automação de Marketing.

Uma rotina de marketing digital baseada é baseada em conteúdo. Ou seja, gera-se conteúdo relevante para o público que fornecerá seus dados após o interesse nesses tipos de materiais.

Por exemplo. Criação de postagens no blog do site, divulgação delas nas redes sociais para medir engajamento e a captura de leads através de um newsletter.

Com isso, é possível avaliar cada caso para identificação do lead ideal para a empresa.

Através dessa base, se inicia a nutrição para manter o relacionamento com conteúdos ricos e educativos, que tem por objetivo “segurar” os melhores clientes e separá-los pelo nível de interesse de cada um pelo produto.

Além disso, os resultados precisam ser mensurados e avaliados pela equipe de marketing para confirmar se os clientes certos estão sendo atraídos.

Com essa estratégia, as equipes reduzem o trabalho manual e aumentam a eficiência das vendas, diminuindo o tempo gasto com a tarefa.

Principais benefícios da automação

A Automação de Marketing beneficia qualquer tipo de empresa, sobretudo as grandes que tem de lidar com milhares de contatos.

Através desse sistema, o dia a dia é facilitado por um gerenciamento mais simplificado.

Entre os principais benefícios da automação, podemos destacar:

Maior geração de leads

Com a jornada de vendas mapeada, fica mais simples gerenciar processos que atraiam e capturem mais leads.

Com a ajuda de uma ferramenta de automação, é possível que a empresa dobre o número de contatos de base.

Oportunidades de venda

Com um conteúdo educativo, você pode atrair clientes que talvez possa não ter interesse no seu produto hoje, mas que pode gerar interesse amanhã.

Através da automação, abre-se a possibilidade de acompanhar o processo de forma personalizada de modo a gerar oportunidades.

Como funciona uma boa ferramenta de Automação de Marketing?

Já falamos sobre o conceito e os benefícios e agora vamos falar onde essas ferramentas atuam.

Mídias sociais

Além de produzir o conteúdo, é preciso divulga-los. E atualmente, as mídias sociais são as melhores formas de fazer isso.

Com elas é possível medir seu engajamento, monitorar resultados e identificar qual a melhor linguagem a ser desenvolvida.

Geração de leads

A base de uma boa estratégia. Afinal, os leads são os “ouros” dessa “mineração”. Entenda que todo esse processo basicamente tem (ou deveria ter) como resultado esperado, a geração de leads.

Para a geração desses leads, podem ser usadas algumas estratégias como:

  • Criação de Calls-to-action
  • Criação de formulários
  • Criação de Landing Pages
  • Configuração de Fluxos de Nutrição

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Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

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