Be Nutri – Um negócio de alimentação saudável de verdade

O case de hoje é sobre a transformação de um negócio tradicional de venda de salgados para uma grande fábrica de alimentação saudável de verdade (Be Nutri), que foi criada em Brasília.

De acordo com a pesquisa de 2010 Brasil Food Trends (Fiesp) “Tendências de Alimentação 2020”, os consumidores do milênio estão mais preocupados com problemas de saúde, estão mudando hábitos e gostos (nichos étnico, vegano, vegetariano, orgânico, entre outros), além disso, querem saber informações de como o alimento chegou à mesa, como é produzido, checam informações de segurança e qualidade, ingredientes, e esperam que as empresas sejam responsáveis pela sua saúde e bem-estar.

Nessa mesma pesquisa, apontam-se as tendências que os negócios de alimentação saudável devem contemplar: sensorialidade e prazer, conveniência e praticidade, saudabilidade e bem-estar, confiabilidade e qualidade, sustentabilidade e ética. Esses serão os negócios mais lucrativos e com alta recepção e percepção de valor pelos consumidores.

História da Be Nutri

Salgadart (2008), antes da fusão que deu origem à Be Nutri, surgiu como um negócio de venda de salgados comuns para cafés, padarias, quiosques. Tudo começou a mudar quando a empresária Maria Angélica de Castro criou, em meados de 2010, por demanda da filha que na época era atleta de artes marciais, versões dos mesmos salgados com ingredientes mais saudáveis. A filha, Jordana Saldanha (jornalista, ex-atleta de kung fu), enxergou a possibilidade de um novo negócio a partir daí.

Salgadart, com essa nova proposta saudável, entrou no mercado brasiliense abastecendo estabelecimentos parceiros e foi ganhando clientes. As receitas são próprias, sem massa branca, e a fabricação completa também. Os salgados são 100% integrais, sem gordura trans, colesterol, sem conservantes e com baixo índice calórico.  Os produtos são fornecidos assados e congelados.

Além disso, a empresa tem embalagem com selos e informações fáceis e atraentes, como as indicações “low carb”, “vegetariano”, “sem trigo”, “vegano”, “lac free”.

As linhas de salgados são variadas: integral, gourmet, fit. É possível experimentar uma empada goiana light feita com ingredientes integrais ou ainda uma coxinha integral de abóbora e carne-seca.

moqueca de jaca

Moqueca de jaca – Be Nutri

Depoimentos Be Nutri

Já a Be Nutri, que surgiu em meados de 2015, funciona como uma fusão de três marcas, sendo ela a principal detentora dos direitos de fabricação das marcas Salgadart, Muscle Up e Muscle Chips. A Salgadart é a linha de salgados integrais e fit; a Muscle Up de refeições; e a Muscle Chips, de salgadinhos saudáveis. Um negócio de família, administrado por Maria Angélica (mãe), Jordana (filha), Eduardo Repezza (marido),além do novo sócio, criador da linha Muscle, Kesley Rodrigues. O próprio Kesley tem uma história bonita à parte: por vontade própria de cuidar da saúde e emagrecer foi que criou a Muscle, oferecendo refeições práticas e leves e que deram supercerto.

“O maior desafio até agora foi me adaptar nesse segmento como empresária. Nunca me imaginei como empreendedora, ao contrário dos outros que já eram (mãe, marido). Eu era repórter e tive muita resistência em deixar a minha profissão”, diz Jordana.

“Depois de ter assimilado tudo isso, de me tornar empresária, de vender e talvez por conta do histórico de vida, e saber que isso (Be Nutri) faz bem para as pessoas, eu firmei. Nunca venderia algo que eu não acredito que seja benéfico, não venderia uma coxinha tradicional frita para as pessoas”, acrescenta. Mas os desafios continuaram, de acordo com a sócia-proprietária, e na gestão: estabelecer os processos dentro da empresa, lidar com o vaivém do mercado, crise política e econômica, concorrência, liderar equipes.

Nhoque Vegano

Nhoque Vegano – Be Nutri

“É um exercício diário. Estamos sempre mudando as estratégias de acordo com os cenários. Ano passado estávamos em crescente, depois muitas lojas de clientes fecharam. Agora estamos retomando tudo, por conta da crise. A política interfere na economia, a gente sente isso diretamente no negócio”, enfatiza Jordana.

Crescimento

Be Nutri fornece produtos para cerca de 200 lojas em Brasília, Goiânia, Minas Gerais e até Recife, além das lojas físicas (Asa Norte, Sudoeste) e do serviço de delivery. E adivinha qual é um dos salgados mais vendidos? É o Pão de Queijo Fit!

Reconhecimento nacional

A Salgadart  foi vencedora do Ouro no Prêmio Mulher de Negócios, do Sebrae Nacional, representando o DF. Foram nove vencedoras, de um total de 58 finalistas e 14 mil inscritas. Sucesso reconhecido!

Veja outros cases de sucesso e como ajudamos empreendedores a ter empresas mais lucrativas e eficientes.

Para saber mais:

Be Nutri – Salgadart, Muscle Up, Muscle Chips

CLN 112, Bloco A, Loja 60, Asa Norte, Brasília – DF

Em breve também no Sudoeste, Brasília

Site: http://www.benutri.com.br

Fanpage: https://www.facebook.com/Be.nutribrasil

Imagem destaque: Sergio Camargo/divulgação Salgadart.

Esse texto foi originalmente postado no blog Criativos Negócios, também de autoria da equipe PDVend.

  • Compartilhar
Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.