Como abrir uma empresa em 2017? Confira nossas dicas!

Você sabe como abrir uma empresa? No Brasil existem cerca de 27 milhões de empreendedores. Você sabia que 4 entre 10 brasileiros já têm um negócio próprio ou estão começando a abrir um? É o que revela a última pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2015) que, ainda, revela que 70% das microempresas sobrevivem pelo menos por 2 anos.

Como abrir uma empresa em 2017?

Confira nossas dicas!

Você é um desses brasileiros que quer realizar o sonho de abrir sua própria empresa em 2017, tirar uma ideia do papel e começar a montar uma empresa do zero?

Além das competências e habilidades pessoais de um empreendedor, é muito importante adquirir capacitação em diversas áreas, tais como administração, finanças e até marketing, e dessa forma se preparar para as responsabilidades que virão.

Anime-se!

Esse será um ótimo ano para empreender! De acordo com analistas, 2017 será um ano de crescimento econômico (um pouco mais lento que anos anteriores, porém estável).

A tendência é de que os consumidores se comportem de forma mais madura e consciente.

como abrir uma empresa

Como abrir uma empresa? Veja o passo a passo inicial:

  1. Identificar a oportunidade de negócio;
  2. Estudar o mercado potencial;
  3. Montar o plano de negócios;
  4. Buscar recursos financeiros, e por último, e não menos importante
  5. Formalizar a empresa.

Que tal você saber quanto custa para abrir uma empresa? Confira essa calculadora de custos.

Então, para você que quer abraçar esse desafio e entrar no mundo do empreendedorismo, reunimos algumas dicas essenciais para o sucesso!

Conheça sobre gestão, diminua os riscos e evite a mortalidade da sua nova empresa. Gestão é essencial, seja você um microempreendedor individual, micro ou pequena empresa.

abrir empresa

Abrir empresa: Quais são os principais desafios do empreendedor?

 

  • Gestão do Negócio

Essa é a parte mais complexa até para os mais experientes empresários e empresárias. Além de englobar todas as áreas da empresa e depender do compromisso diário e habilidades dos sócios, há fatores externos que impactam diretamente no negócio, como a situação econômica e a legislação vigente no país.

Gestão no varejo

O gerenciamento diário da loja é importante para as tomadas de decisões. Para tanto, o empreendedor deve buscar ter em mãos, em tempo real, todas as informações do negócio. Isso pode ser feito por meio da adesão a um PDV Móvel.

Os principais problemas causados pela falta de controle ou gestão nas vendas são muitos: dados imprecisos, demora no atendimento, improdutividade da equipe de vendas, aumento de gastos com o time comercial, falta de controle na forma de pagamento, falta de visão do negócio e da própria lucratividade.

Veja os principais desafios do empreendedor e como resolvê-los

como abrir uma empresa

1. Empreender 24 horas por dia

Trabalhar o dia todo, remota ou fisicamente te deixa sem tempo para cuidar da vida e objetivos pessoais. Encontre formas de ter mais tempo para você mesmo.

A solução 

Imagina só você ter as informações do seu negócio na palma da sua mão e conseguir acompanhar isso de qualquer lugar do mundo? Há diversos softwares que tornam seu pdv móvel e gerenciam as informações de forma inteligente.

Estar fisicamente na loja é coisa do passado. Procure soluções que mostrem para você como anda o estoque, as vendas, o faturamento, os custos e o lucro da empresa em tempo real e remotamente.

 

2. Perda de dados

Acontece frequentemente, principalmente  por falhas técnicas, humanas ou exposição a vírus e ações de hackers.

A solução

Com soluções de pdv em nuvem (online), você nunca mais terá esses problemas. O empreendedor deve buscar soluções que ofereçam segurança, em casos de quebras de equipamentos, acidentes ou falhas humanas.

Você sabia que os serviços de computação nas nuvem são acessíveis? Boa parte das empresas têm adotado essa solução, não somente por ser mais econômica como também por ser mais segura.

3. Controle de estoque e vendas: quantas planilhas!

Você precisa gerenciar inúmeros detalhes sobre seus produtos e vendas, certo? Estoque, entrada, saída, fornecedores, valores, vendas. E todas essas informações acabam ficando perdidas em inúmeras planilhas, que dificultam também a gestão inteligente do negócio.

Um pesadelo para muitos empreendedores! Além do excesso de informação, a probabilidade de erros é muito grande. É impossível ter uma experiência agradável diante de tantos arquivos, abas e planilhas.

A solução

Otimize suas planilhas! Atualmente há softwares de gestão de empresas pensados especificamente para a necessidade do seu negócio, facilitando o registro de informações, unificando e tornando a gestão mais inteligente e eficiente.

 

4. NFC-e: Emissão e envio manual de relatórios para contabilidade

 

Novamente, a falta de tecnologia sendo inimiga número 1 da gestão inteligente! A emissão e envio manual de Notas Fiscais gera diversos erros, inconsistências e pode acarretar em multas para o empreendedor. Você sabe como evitar esse risco?

A solução

Caso a sua empresa precise emitir a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), é essencial utilizar um programa de gestão integrado. Assim, todas as notas são emitidas e enviadas diretamente para o contador, governo e para o consumidor. Ganhe tempo e economia e faça parte do movimento de gestão mais transparente.

5. Má Gestão de Estoque

Gerenciar o estoque é uma das tarefas mais árduas do varejo, por isso, uma boa gestão diária deve ter processos definidos, colaboradores treinados e uma boa tecnologia para registrar as informações de estoque. Não ter uma gestão adequada reduz a lucratividade da empresa, deixa produtos encalhados, gera erros na estocagem, entre outras dores de cabeça.

A solução

Além de buscar capacitação, mais uma vez é importante reforçar a importância de aliar a gestão do seu negócio à tecnologia. Busque soluções de gestão de estoque móvel e online, a gestão de estoque vai ficar mais simples e efetiva.

 como abrir uma empresa

6. Gestão de Vendas ruim

Ter uma visão geral e detalhada das vendas o tempo todo é essencial.

Saber “na ponta da língua” o quanto vende na empresa, quais produtos são mais lucrativos, quais produtos têm mais saída de estoque. Seria ideal ter essas informações expostas em tempo real um relatório de vendas ou “dashboard”.

 

A solução

Voltamos à dica número um aqui, o empreendedor deve escolher a melhor opção, entre planilhas ou softwares de gestão, para realizar a leitura dinâmica e agradável das vendas da empresa.

 

7. Precificação inadequada

Um erro muito comum é colocar o preço errado em seus produtos. Nessas situações, além de não saber o preço de mercado, o empresário também não leva em consideração os próprios custos, logo costuma precificar os produtos sem analisar a obtenção do lucro e a competitividade do negócio.

Os principais problemas ocasionados pela má gestão de preço são:

  • Vender muito mais barato
  • Ou muito mais caro;
  • Realizar promoções sem planejamento;
  • Diminuir ou eliminar as margens de lucro.

A solução

Para evitar esses problemas, é importante analisar todos os pontos que envolvem a precificação, como custos fixos, variáveis, impostos, custo do produto e até mesmo incluir margens para imprevistos.

A tecnologia é uma ótima aliada nessa gestão, com um plano de negócios sólido e um parceiro de gestão que lhe forneça a tecnologia para fazer uma gestão mais inteligente do seu negócio, você certamente terá muito sucesso no seu negócio.

como abrir uma empresa

Ufa, agora você já sabe como abrir uma empresa

Agora você já sabe os desafios e como vai passar por cima deles, você sabe como abrir uma empresa. Você também vai precisar saber tudo sobre notas fiscais, softwares de gestão e como aliar tecnologia ao seu negócio para ganhar produtividade e aumentar seus lucros.

Continue se informando e capacitando, com persistência, comprometimento, estabelecendo metas e escolhendo as melhores ferramentas para alcançar o sucesso na empreitada empreendedora.

Em 2017, desejamos que o Brasil bata mais recordes de abertura e permanência de novas empresas, e que elas tragam inovação, tecnologia e competitividade para o mercado.

Desejamos a todos um 2017 muito próspero e cheio de vendas inteligentes!

Até as próximas dicas da PDVend! 🙂

 

 

  • Compartilhar
Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.