Como vender mais: dicas de marketing para aumentar as vendas

Quando se trata de divulgar as ofertas da loja, atrair a atenção do cliente, o empreendedor pode ficar muito confuso diante de todas as possibilidades e ferramentas do marketing. O que fazer primeiro? Investir em mídia outdoor? Anunciar em revistas? Ter uma página no Facebook? O que melhorar no ponto de venda? São muitas as opções para se aproximar do potencial cliente, por isso reunimos algumas dicas de marketing para saber como vender mais e nortear as suas ações, confira.

Como vender mais usando marketing?

As táticas de marketing são muitas e muito importantes no desempenho das suas vendas, mas é realmente difícil conseguir definir por onde começar ou qual o melhor canal para sua loja. Reunimos algumas dicas de marketing especiais para te ajudar a saber como vender mais.

1. Marketing no Ponto de Venda

O ponto de venda demanda diariamente as habilidades do empreendedor, e mesmo os mais experientes podem falhar na hora de promover seus produtos e serviços. Algo que pode ajudar bastante nessa missão é avaliar sempre os resultados das ações promocionais.

Transformar a venda em experiência de compra

Sua loja pretende ser inovadora e conquistar o coração do cliente? Então olhe para todos os passos do cliente na sua loja, antes, durante e depois.

Experiências sensoriais

Utilizar da tecnologia, produzir uma comunicação clara, correta, objetiva, envolver o cliente oferecendo estímulos sensoriais, são algumas das formas de se fazer uma boa experiência de compra.

Sabe aqueles pontos na loja onde o cliente pode experimentar uma comida, uma bebida, tudo fresquinho, ou ainda experimentar algo novo, de forma gratuita?

Uma forma legal de envolver o cliente, sem deixá-lo tímido é contratar um consultor que pode ajudar na escolha. Por exemplo: especialistas em vinhos, consultoras de moda e maquiagem. Deixe o cliente tocar e experimentar os produtos!

Outros estímulos sensoriais podem ser trabalhados, por meio de recursos olfativos e sonoros.

Pergunte-se agora:

“Por que a Natura investiu em lojas físicas, depois de tantos anos?” ou “Por que a Starbucks abriu lojas especiais onde se pode ver de perto a moagem de grãos de café?”.

As grandes empresas, mesmo líderes de vendas, também precisam inovar na experiência de compra e aumentar seus canais de contato com os clientes.

 

Investir na equipe

Parece até repetição, aquele velho blá-blá-blá, mas treinar pessoas nunca deixará de ser necessário. Afinal atender bem o cliente, com simpatia e eficiência, é um desafio constante.

É possível, com trabalho de equipe, se diferenciar da concorrência mostrando ao cliente que a empresa conhece as preferências dele.

Atendimento personalizado

Há clientes que preferem agilidade, outros que preferem um sorriso. Depende muito do seu público e do seu produto.  Entender mais sobre eles é um ótimo caminho para saber como vender mais.

Oferecer adicionais simples, como, por exemplo, perguntar: “Aceita chantilly no café?”, pode ser uma forma sutil e efetiva de vender mais (aumentar o ticket) para o mesmo cliente.

Quando você atende sorrindo, automaticamente o dia do seu cliente será melhor também, pode apostar!  Precisa animar a equipe? Estimule a competitividade, com benefícios e premiações, de forma saudável e profissional.

2. Como vender mais com Dicas de Marketing Digital

Separamos algumas dicas especiais de marketing digital especiais para você, que ainda não conhece tanto sobre o assunto e quer saber mais. Se tiver dúvidas, fique à vontade para falar com a gente. 🙂

A entrada das marcas nas redes sociais marcou o fim do marketing tradicional e passivo. Agora é fato que se alguma loja quiser “existir” para o público potencial, tem que aprender a se relacionar nas principais mídias sociais.

E brasileiro gosta de comprar, ficar antenado sobre novos produtos e serviços. Além disso, adora realizar pesquisas e principalmente ter voz, em outras palavras: ele quer atenção!

Instagram para empresas

Uma pesquisa recente apontou que as pessoas buscam mais suas preferências no Instagram (aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos) do que na televisão. Pesquisa realizada por Facebook Marketing Science e Qualtrics em 2016).

No Instagram todo mundo se encontra: marcas, pessoas comuns, celebridades, revistas, governo, influenciadores digitais.

As redes sociais são meios de oportunidade para o seu negócio: apareça, interaja, aprenda e venda.

Caixa de entrada

E-mail é uma poderosa ferramenta de venda e ponto! Se seu e-mail for considerado importante e interessante, ele será aberto e lido! Estude estratégias de marketing de conteúdo para envolver, informar, entreter os seus clientes. Com o marketing de conteúdo, você é capaz de atrair seus clientes de uma forma interessante e útil, eles te procurarão porque sabem que você traz valor e informações boas.

Utilizando uma estratégia de e-mail e conteúdo, você levará seu cliente a, naturalmente, querer comprar de você. Quando ele estiver amando sua marca, você pode enviar ofertas irresistíveis, estudando sempre com sua equipe de comunicação a melhor estratégia para abordar seus clientes.

Trabalhar para ter uma lista “quente” de fiéis leitores de e-mail é árduo, mas o esforço será recompensado quando começarem as conversões em vendas.

Geolocalização

O endereço da sua loja é tão importante quanto o telefone, a identidade visual e o conteúdo que postam. Facilitar ao máximo a vida de quem procura o seu negócio é essencial.

Com a correria da vida moderna, as pesquisas de tendência de consumo apontam que locomoção e praticidade são itens muito importantes para a decisão de compra.

Acessibilidade e responsividade

Um site responsivo é aquele que fica com uma boa visualização tanto em computadores quanto em celulares. Invista em bons sites e que atraiam a atenção do leitor. Ninguém merece ler sites com imagens ruins e não atrativos!

Invista em sites responsivos (dispositivos móveis), aplicativos de indicações geolocalizados (Foursquare, Grubster, Kekanto, entre outros) e outros serviços como Google Meu Negócio e Google Maps.

Coloque as informações corretas em perfis sociais (Instagram, Facebook, etc.) e tome cuidado com sites que listam serviços específicos por localização, como listas online de bairros, por exemplo, não deixe nada desatualizado!

Dias e horários de funcionamento: Sempre informe essas coisas de forma muito clara e acessível.  

 

A vida como ela é!

Se tem algo que é possível atualmente com os recursos de vídeo e transmissão ao vivo é mostrar os bastidores do negócio! Já ouviu falar do aplicativo para Smartphone, Snapchat, ou Instagram? Pois é, com um perfil da loja e um celular na mão, a sua equipe pode utilizar esses apps e mostrar o dia a dia da empresa.

Mostrar o processo de produção, mostrar a chegada de produtos, convidar para eventos presenciais, testar novos produtos e ideias, interagir!

Dica para lojas de roupas

Convide uma consultora de moda para falar no Snapchat, Instagram (Stories) ou Facebook ao vivo, dando dicas de como usar isso e aquilo. Em seguida, você convida o público para vir à loja e ver de perto as novidades, e ainda receber ele com drinks ou buffet. Irresistível!

O envolvimento das marcas com o público tende a aumentar e isso é muito benéfico para o empreendedor, pois assim consegue obter mais informações dos clientes e estreitar o relacionamento.

Dica Extra: Influenciadores digitais

Mapear e firmar parcerias com aqueles jovens super antenados que têm milhares de seguidores no Instagram, Blog, Facebook, YouTube e tudo mais.

Esse é um trabalho complexo, contrate uma assessoria de comunicação para realizar a ponte entre eles e a sua empresa. É possível fazer parcerias ou mesmo patrocinar ações, como posts no blog, posicionamento de produtos por meio de fotos e vídeos, vestir e literalmente, alimentar, um influenciador.

Esses são alguns exemplos, trabalhar nesse tipo de ação pode aumentar a visibilidade, a credibilidade e o número de seguidores. 

Não se esqueça de analisar se seu público realmente acompanha esse influenciador e se ele é adequado à sua estratégia.

Todo cuidado é pouco na abordagem, não vá apresentar produtos de couro para alguém que é contra crueldade animal, por exemplo!

Quer ler mais sobre isso?

Procure acompanhar as novidades e as tendências digitais para não ficar para trás. Quanto mais cedo começar, mais economia e melhores serão seus resultados! Saber o que comunicar e para quem é mais importante do que o formato e o como fazer, muitas empresas se apegam aos desafios operacionais do marketing digital.

Vale fixar aquela frase: “feito é melhor que perfeito”. Não tenha medo de colocar a loja nas redes sociais, da forma que for possível, e interagir com as pessoas.

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Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

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