4 benefícios de usar a área da contabilidade como arma estratégica

Uma das maiores dificuldades de boa parte dos negócios existentes é saber como utilizar a área da contabilidade como arma estratégica. Não é raro que muitos negócios por aí acabam quebrando em pouco tempo de vida. Muitos gestores não sabem usar esta área da empresa de forma adequada. Pode parecer meio óbvio se você pensa superficialmente. Mas acredite: não é.

O erro de muitos empreendedores está em dar ênfase na administração do negócio. Enquanto isso, eles deixam a contabilidade a desejar. Este é o erro de uma série de estabelecimentos. E é para que seu estabelecimento não cometa a mesma falha que elaboramos esse artigo. Listamos os benefícios de utilizar a área da contabilidade como arma estratégica. Continue lendo e fique por dentro!

Medir a saúde financeira da empresa

O universo da contabilidade vai bem além de uma série de números que ou não querem dizer nada ou se dizem não é nada de importante. O processo da contabilidade como arma estratégica tem por objetivo demonstrar como anda a saúde financeira do estabelecimento, e mostrar quaisquer movimentações que possam ser nocivas.

Mais que isso, o uso da contabilidade de forma estratégica é capaz de fazer com que o empreendedor tenha ciência de onde estão escondidas as oportunidades de negócio. O bom uso dela também possibilita que ele consiga “prever” eventos futuros e saber como agir de acordo com essas ocasiões. Tratar esse aspecto do negócio como mera burocracia é puro erro.

Ajudar a ficar com o nome limpo

Uma das partes mais relevantes de saber usar a contabilidade como arma estratégica fica por conta de ter um bom nome na praça. Isso significa ter um nome limpo com o banco. O que por sua vez quer dizer ter uma facilidade maior na hora de conseguir um empréstimo ou financiamento.

Pode parecer óbvio citar esse ponto, mas isso ocorre porque nenhum banco empresta dinheiro sem avaliar as condições do devedor de quitar com sua dívida. E nada mais esclarecedor do que uma contabilidade em ordem.

Mostra ter honestidade
Outro fator importante ao utilizar a contabilidade como arma estratégica é possuir dados para atestado de há quantas anda o seu estabelecimento. Isso é importante na hora de comprovar os dados reais a todos os sócios e possíveis acionistas. Além disso, tal ação reduz possíveis dúvidas que eles venham a ter.

Reduzir gastos

É imprescindível poder contar com uma boa organização contábil para que a empresa consiga operar tranquilamente. Afinal, é preciso ter expertise em contabilidade para lidar com as diferentes práticas do dia a dia e estar por dentro das leis que regulam o setor. Não tem jeito, alguém vai precisar lidar com as questões contábeis da empresa. Emitir notas fiscais, pagar impostos, fornecedores e colaboradores são só algumas delas.

Sua empresa pode escolher entre duas opções: contratar um profissional ou uma equipe de contadores ou terceirizar o serviço de contabilidade. Escolhendo por terceirizar a contabilidade, sua empresa pode pagar um valor fixo mensal ou somente pelos serviços prestados naquele mês. Comparado a contratar um contador isso gera uma economia significativa. Reunir profissionais de alto nível pode ser uma tarefa complicada e pode sair muito mais caro do que contratar os serviços de um renomado escritório de contabilidade.

Facilitar a emissão de NFC-e

Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) é uma nova alternativa aos documentos fiscais utilizados no varejo. Ela traz benefícios  para a sociedade, empresas, bem como para a contabilidade. A NFC-e já está disponível em vários estados brasileiros, você pode conferir no Calendário NFC-e 2019.

A Nota Fiscal eletrônica diminui os erros de lançamentos das vendas, promove mais agilidade e economia para os varejistas, simplifica as obrigações acessórias, reduz os erros de emissão e pagamento de impostos e ainda melhora a relação entre empresa e o contador.

A melhora da relação do varejo com a contabilidade ocorre através do envio automático das informações fiscais de cada venda para a contabilidade. Este era um sonho antigo dos empreendedores, que agora têm mais tempo para poder trabalhar nas questões mais estratégicas do negócio.

Viu como a contabilidade pode atuar como arma estratégia das empresas? Como você tem trabalhado a contabilidade do seu negócio? Você terceiriza o serviço ou faz internamente? Compartilhe suas dúvidas, experiências e sugestões nos comentários abaixo. Vamos adorar poder te ajudar! E se este artigo foi útil para você, não se esqueça de compartilhá-lo com a sua rede. É só clicar em um dos ícones abaixo. Até a próxima!

  • Compartilhar
Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.