Conheça os benefícios de um Controle de Estoque eficiente

Não faltam motivos para investir em controle de estoque. Você pode estar deixando de fechar boas vendas ou até mesmo estar com a imagem prejudicada no mercado por não fazer um controle de estoque eficiente. Já pensou nisso? O controle de estoque é uma poderosa estratégia para gerar vantagem competitiva para o seu estabelecimento.

Imagine que o seu cliente foi até a sua loja por indicação de um amigo e quando chegou lá ele não encontrou o produto. Certamente ele ficará frustrado e possivelmente não fará uma nova visita ao seu comércio. Através de um bom planejamento de estoque você poderá oferecer aquele produto que está em falta. E com isso garantir a venda e uma possível fidelização do cliente.

Fazer uma boa gestão de estoque só vantagens para sua loja. Continue a leitura do artigo a seguir e descubra 5 benefícios de um Controle de Estoque eficiente.

Mantenha um estoque reduzido

O estoque eficiente precisa alinhar a previsão de demanda com o prazo de entrega dos produtos. Por isso, comece a trabalhar com um estoque que seja o suficiente para atender as vendas e ter a reposição necessária no tempo correto.

Você pode otimizar ainda mais o seu estoque fazendo um controle dos produtos que registram maior saída e daqueles que são menos vendidos.

Boas vendas e bons produtos

Manter o estoque no nível correto e em dia pode trazer benefícios financeiros significativos para seu comércio, como o aumento das vendas e a redução de custos. Quanto maior o número de produtos no estoque mais dinheiro parado você terá na loja. Isso porque será preciso investir mais em espaço físico, armários, prateleiras, embalagens, funcionários, máquinas transportadoras, água, luz, material de limpeza e muito mais.

Ao deixar de fazer um controle de estoque toda a sua operação ficará mais complexa. Eu explico: as tarefas simples do dia a dia vão demorar mais e podem te gerar muita dor de cabeça. Sem contar que com um estoque desorganizado seus produtos podem ser danificados ou até mesmo ficar perdidos. Você não vai querer comprometer a qualidade dos seus produtos, vai?

Negocie com os fornecedores certos

Por mais que essa escolha nem sempre seja fácil, optando pelos fornecedores certos você irá economizar tempo, obter preços compatíveis com o mercado e melhorar a qualidade dos seus produtos. Ou seja, você irá ter maior lucro nas vendas!

Na busca por um, dois ou até três fornecedores para o seu negócio, escolha aqueles que oferecem o melhor em qualidade, preço, prazo de entrega e pagamento. Escolhidos os fornecedores, não deixe de investir no relacionamento com eles.

Use uma ferramenta para o controle de estoque eficiente

Um importante passo para conseguir fazer um controle de estoque eficiente é começar a usar um bom sistema de gestão. Por meio da ferramenta você faz o cadastro de todos os seus produtos colocando as informações do estoque atual. Pelo sistema você consegue consultar quantas unidades há de cada produto e contabilizar qualquer entrada e saída de itens. E ainda tem acesso a um inventário para melhorar o controle e o entendimento do negócio. Já que ele informa o total e o valor em estoque.

Monitore o estoque mínimo e o estoque máximo

Por meio do controle de estoque conectado ao controle de caixa você consegue descobrir de forma simples quais são os produtos mais lucrativos e os que ficam encalhados na loja.

O estoque mínimo é aquela quantidade que você determina como mínima para precisar repor o estoque do produto. Quando você chegar nesse número vai estar na hora de aumentar seu estoque daquele determinado produto. O estoque mínimo vai te ajudar a evitar que seu cliente saia da loja de mãos vazias por não ter encontrado aquilo que queria. Já o estoque máximo é toda a quantidade que você quer ter daquele produto na loja depois de fazer a reposição do estoque.

Agora que você já conhece os benefícios de um Controle de Estoque eficiente, confira 4 vantagens de aderir um sistema de controle de estoque. Ficou alguma dúvida? Não esqueça de deixar seu comentário. Ah, e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades da PDVend!

  • Compartilhar
Anna Bella Bernardes
Jornalista formada pela PUC Minas e pós-graduada em comunicação e marketing pela Universidade de São Paulo. Com 7 anos de experiência na área de comunicação, desde 2015 atua com marketing de conteúdo, SEO e inbound marketing.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.