Confira os 10 principais motivos para investir em controle de estoque

Fazer o controle de estoque de um negócio é uma das tarefas mais difíceis para o empreendedor brasileiro. Isso porque envolve atividades de planejamento, envolve definição de processos, monitoramento, negociação com fornecedores, melhoria contínua, entre outras coisas. As principais perdas no varejo (aquelas que impactam nos resultados) são da falta de controle de estoque.

Controle de Estoque – Porque investir

Investir em controle de estoque não é apenas sinônimo de realizar mais vendas e obter mais lucro na empresa, mas é de prevenção dessas perdas durante toda a vida do negócio. Um grande motivo para você começar agora mesmo a avaliar como está o controle de estoque da sua empresa.

Embora seja muito complexo para grandes supermercados, por exemplo, gerenciar seus estoques, os pequenos empresários também devem adotar as melhores práticas, mesmo tendo em números uma quantidade menor de produtos.

Pensando nisso, listamos 10 motivos para investir em controle de estoque:

1 – Diminui as perdas

  • Deu diferença na quantidade de itens que consta no sistema e no estoque real;
  • Foi vendido um produto mais novo e o mais antigo (que tem o prazo de validade mais curto) ficou para trás;
  • Um funcionário ou uma máquina deixou cair e estragou a embalagem;
  • Furtos e incongruências nos registros de produtos no sistema.

Esses são apenas alguns dos principais problemas de perdas enfrentados no varejo.

Para combatê-los é preciso investir em rotinas operacionais e gerenciais, além de boas práticas de manuseio, transporte, manutenção e limpeza, segurança. E, claro, ter como braço direito um sistema de controle de estoque que atenda às necessidades da empresa.

2 – Diminui os custos

Ter um estoque significa manter um espaço físico, prateleiras, armários, embalagens, máquinas transportadoras, funcionários, água, luz, material de limpeza. Então imagine que, sem controle, todos esses itens são diretamente impactados por uma má gestão. Tudo pode ficar mais caro.

Por isso, a gestão eficiente de estoque deve ter como objetivo manter ou diminuir os custos envolvidos no funcionamento do estoque.

3 – Ajuda na negociação com fornecedores

Ter em mãos todos os dados e relatórios das demandas de produtos, por meio de um esquema de controle, auxilia a área comercial e compras da empresa. Saiba como negociar melhor com fornecedores sobre preços, quantidades, prazos, etc.

Além disso, ajuda a diminuir os erros no recebimento de produtos, contagem, verificação de avarias, recebimento de notas fiscais e tudo mais.

Quanto mais munido de informação um gerente está, mais habilidades ele terá para fazer o seu trabalho.

4 – Mais segurança

Falamos aqui sempre no blog sobre as vantagens de usar serviços em nuvem (computação nas nuvens) e no caso do controle de estoque não é diferente. É importante a empresa ter seus dados protegidos para evitar perdas e desvios de informações importantes por parte de terceiros ou problemas técnicos e ambientais.

Já existem no mercado também sistemas mais avançados conectados com sistemas de seguranças para evitar furtos. Sabe quando você passa com um produto e pela etiqueta de segurança, toca o alarme de entrada da loja? São esses mesmos!

5 – Caixa inteligente

O caixa já vem se modernizando há tempos, reforçamos isso aqui, explicando as vantagens do PDV móvel, por exemplo.

Conectados ao sistema de estoque, o sistema de vendas do caixa reúne informações necessárias para atender melhor os clientes e realizar as vendas propriamente ditas. Dessa forma, registra-se em tempo real, as saídas de produtos, quantidades, valores, realiza emissões de documentos fiscais.

Com o PDV móvel, é possível abrir caixa e fechar o caixa, realizar vendas e cancelamentos, verificar precificação, e rever informações no histórico de vendas.

6 – Relatórios de todos os tipos

Ter a visão do estoque, em tempo real, de qualquer dispositivo móvel, retirar relatórios, em listas, planilhas ou gráficos, é uma das vantagens em investir em sistema de controle de estoque.

Adquirir um software de gestão de estoque auxilia no controle e gestão financeira de toda a empresa.

7 – Identificar o que vende menos e mais

Saber quais produtos mais lucrativos e os que ficam encalhados na loja é muito difícil, porém o controle de estoque conectado ao de caixa vai poder te informar detalhadamente tudo isso.

Softwares de gestão podem oferecer, as informações unificadas em um só lugar, de forma fácil e prática de leitura. A partir daí, é possível definir estratégias para realizar promoções, mostruários dentro da loja, retirada de produtos que dão prejuizo, entre outras coisas.

8 – Monitorar o estoque mínimo

O estoque mínimo é o número mínimo de produtos ou mercadorias que devem ficar em armazenamento, definido pelo gerente. É o que vai suprir mudanças repentinas de demanda e evitar que o cliente saia do estabelecimento de mãos vazias.

É uma falha muito comum, por ser muito difícil de administrar, por isso é bom contar com o auxílio dos sistemas que tragam a informação do estoque mínimo para a equipe.

9 – De olho no capital de giro

O dia a dia da empresa depende do capital de giro, para conseguir manter as principais operações funcionando. É o que tem em caixa, estoque, contas a receber e mercadorias. Com ele é possível pagar contas em curto prazo, manter o caixa positivo, manter as atividades operacionais.

Não sabe muito bem o que é capital de giro? Então não deixe ler o que escrevemos sobre isso aqui no nosso blog: “Capital de Giro e Empréstimos para empresas: O que é e como funciona?

10 – Melhora o nível de serviço

Depois de ler esse post, fica mais fácil entender porque só tem vantagem para a empresa a gestão do estoque.

O controle leva ao aperfeiçoamento do atendimento e das vendas e o cliente é capaz de perceber isso. 

A experiência do cliente melhora quando ele encontra um produto, a disposição dos produtos está organizada, a comunicação clara, o caixa ágil e sem erros nas informações dos preços.

A experiência de compra sobe alguns degraus e impacta diretamente na quantidade de vendas e na lucratividade.

Comece a fazer controle de estoque hoje

Que tal começar a controlar estoque de forma fácil com um sistema de gestão de vendas e estoque na nuvem?

  • Compartilhar
Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

1 comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.