Controle financeiro: Dicas para o varejo

Controle financeiro é essencial em qualquer que seja o tamanho do seu negócio.

Especialmente no varejo, esse controle deve ter atenção especial.

Isso acontece porque no comércio, a concorrência é alta, os erros custam caro e descuidos com gastos e receitas podem ser fatais.

Na verdade, assumir o controle das finanças significa envolver-se com a gestão no negócio de uma forma ampla.

Quem não cuida do estoque na parte logística, acaba pagando por fretes mais altos, quebra operacional e até a ruptura.

No entanto, conforme veremos ao longo deste artigo, o controle das finanças é o ponto de partida para que as vendas caminhem adequadamente.

Portanto, assim que os números forem ajustados, haverá mais negócios.

Com isso maior retenção de clientes e um fim de mês mais tranquilo.

Controle financeiro e dicas importantes para seu comércio

 Mais importante do que os acertos, é preciso monitorar os erros mais comuns que não se deve cometer.

A seguir, vamos destacar alguns dos erros mais comuns, principalmente entre varejistas de pequeno porte ou que estão dando seus primeiros passos na empresa.

Fique atento para evitá-los.

Misturar contas pessoais com as da empresa

Misturar contas pessoais com as da empresa e até não estipular um valor a título de pró-labore é um erro recorrente no varejo brasileiro.

Um estudo indica que essa é uma prática comum em micro e pequenos empreendimentos.

O pouco conhecimento sobre gestão faz com que essa prática nociva se perpetue.

Mesmo em empreendimentos não familiares, o uso do caixa da loja como se fosse o caixa eletrônico particular é comum.

A armadilha nesse hábito encontra-se nos seus efeitos deletérios só percebidos em longo prazo.

Uma retirada aqui, outra ali, e com o tempo rombo no orçamento vai se formando e prejudicando o Controle financeiro.

Para piorar, empresários que mantêm esse costume, geralmente, não se comunicam como deveriam com seus contadores.

Por sua vez, os profissionais de contabilidade acabam dando um jeito de camuflar os “saques” nos registros contábeis, e assim o ciclo vicioso vai se perpetuando.

E se não há um contador é ainda pior, já que aumenta o risco de não cumprimento das obrigações fiscais.

A solução para esse problema pode estar na tecnologia.

Um sistema de vendas por exemplo, é útil para tornar visíveis as contas.

Ele pode destacar o que é custo, despesa e o que deve ser reservado para retirada.

Veja agora algumas dicas do que você NÃO DEVE fazer para preservar seu Controle financeiro.

Operações sem registro

A falta de registros sobre as contas é um outro problema grande problema.

Ele caracteriza a falta de Controle financeiro no varejo.

O registro de todas as operações financeiras é fundamental para saber os pontos em que o negócio esteja precisando melhorar.

Um simples registro de um pedido junto a um fornecedor, por exemplo, obriga sua empresa a monitorar o tempo que esse pedido leva para ser entregue.

Assim pode ser feito com todas as outras áreas da empresa.

Afinal todo negócio exige um capital de giro para ser conduzido.

Quando as finanças estão controladas, significa que o negócio como um todo consegue se sustentar.

Isso evita pedidos de empréstimos e financiamentos desnecessários para cobrir custos operacionais.

Na falta de um financeiro, o próprio gestor precisa se envolver no registro de operações, desde que saiba usar planilhas em nível básico.

Comece de forma simples, registrando diariamente o que entra e o que sai.

Faça um somatório a cada dia, reúna os números e os compile semanalmente, verifique rotineiramente o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) e confira se você está no lucro ou prejuízo.

Os próprios números, com o tempo, lhe dirão o que pode ser feito para melhorar.

Abandono do controle de estoque

Um ponto crítico em empresas varejistas é o controle de estoque.

Um estudo do Sebrae com entidades de classe revelou que a ruptura do estoque, junto à quebra operacional, é a maior fonte de perdas no varejo brasileiro.

Por diversos aspectos, o estoque é o ponto mais sensível no comércio.

Isso porque dele depende a reposição de mercadorias em gôndolas e prateleiras.

Não menos importante, o estoque funciona como uma espécie de termômetro.

Ele indica se o ritmo das vendas está sendo suficiente para garantir o custeio do negócio e sua consequente lucratividade.

A forma mais simples de ter o estoque nas mãos é saber quais são as mercadorias com mais giro e aquelas que demoram mais a sair.

Já falamos aqui sobre ferramentas como o inventário de estoque e o conceito PEPS, em que o primeiro produto a entrar no estoque deve ser o primeiro a sair.

Com esse mecanismo de Controle financeiro você minimiza a ruptura.

Além de evitar a perda de receitas por fazer pedidos de itens que não tem muita saída.

Também é útil para evitar a quebra operacional por perda de validade de produtos.

Essa é uma opção que é sempre uma preocupação para varejistas que vendem alimentos.

 Ajustando o seu controle

Gerenciar as contas a pagar e receber implica comprometimento.

Entretanto, nem sempre o empresário brasileiro, sempre envolvido com muitas responsabilidades, consegue enxergar com clareza o que precisa fazer para que os negócios caminhem sem sustos.

Para facilitar esse controle, dois aliados podem ser acionados:

O contador e a automatização de processos.

O profissional de contabilidade tem grande familiaridade com temas financeiros e tributários.

Ele pode ajudá-lo a destrinchar os nós contábeis e o emaranhado de números que precisam ser ajustados para que as contas façam sentido.

Por isso, mantenha um canal aberto com o contador e peça auxílio para que ele possa oferecer uma visão estratégica do controle financeiro de sua empresa.

Já a automatização passa pela adoção de um software de gestão e finanças.

Nessa área, a PDVend entra em campo para auxiliar.

Com o sistema PDVend você faz o Controle financeiro completo da sua empresa, seja ela que tamanho for.

 

 

 

 

 

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Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

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