7 curiosidades sobre vendas que talvez você não saiba

Vender é acima de tudo satisfazer a necessidade de outra pessoa. O cliente precisa confiar no seu produto tanto quanto você. Para vender bem é preciso ser transparente e estar preparado para esclarecer as dúvidas que podem aparecer durante a negociação. Separamos algumas curiosidades sobre vendas para você conferir no artigo de hoje. Vamos lá?

A primeira coisa que o seu cliente lhe diz nem sempre é o que ele sente

Calma, que a gente explica! Ao interagir com um cliente você faz diversas perguntas para descobrir o que ele realmente necessita, certo? Desse modo, você vai conseguir encontrar as melhores soluções para ele. Só que as primeiras respostas podem não ser os verdadeiros motivos ou as motivações mais fortes para a compra. Apenas nas respostas posteriores você conseguirá aprofundar melhor esta conversa. A qualificação de um cliente deve ser feita com as perguntas certas, ouvindo com atenção o seu cliente.

Ter uma loja física ainda é um bom negócio

Depois de notar que muitos clientes fazem pesquisas online, mas ainda preferem comprar pessoalmente seus produtos, as grandes lojas virtuais do comércio varejista estão abrindo lojas físicas. É o caso da Amazon e Alibaba, duas gigantes do comércio eletrônico que perceberam que muitos clientes querem pode ver, tocar e experimentar seus produtos.

Olhos nos olhos, segurança, acesso, entrega e devolução mais ágil são alguns dos atrativos dos pontos de venda. O atendimento pessoal também ajuda na construção de um ambiente seguro, próximo e acolhedor para aquele cliente que busca uma boa experiência de compra.

Mix de produtos mais enxuto facilita a escolha do cliente

A escolha dos produtos a serem vendidos é uma etapa fundamental para qualquer loja. O que conta mais: variedade de produtos ou foco em um bom produto? Aquele que vende de tudo pode não ser especialista em nada. É preciso focar nos produtos certos para vender mais.

Um produto bem escolhido para ser o carro-chefe é uma boa estratégia para quem está iniciando no mercado. Se você não é um grande varejista ter um mix de produtos amplo dificulta a escolha do seu cliente. Os menus repletos de opções nos restaurantes atrapalham escolha do prato. Pense nisso!

Desejos e necessidades possuem grandes diferenças

Necessidades são indispensáveis e o seu cliente não pode deixar de tê-las, como alimentação, habitação e vestuário. Já o desejo corresponde a uma aspiração, ele é aquela expectativa que o seu consumidor tem de alcançar ou possuir algo. Ou seja, grande parte dos compradores é atraída ou estimulada por desejos.

Uma boa compra precisa buscar satisfazer necessidades e não apenas desejos. Desse modo, ela irá gerar uma experiência positiva e agradável, satisfazendo por completo o cliente para que ele volte a comprar na sua loja ou a recomende para os seus conhecidos. O neuromarketing estabelece muito bem a diferença entre desejos e necessidades, já que ele estuda o comportamento do consumidor e o que motiva esse comportamento.

Quem vende também compra

Os bons vendedores precisam realmente acreditar no produto que está vendendo. A confiança do vendedor-comprador ajuda o cliente no processo de decisão da compra. Além do mais, o vendedor saberá como ninguém se colocar no lugar do cliente.

Todo grande vendedor é um empreendedor

Isso ocorre porque a função promove o empreendedorismo, a autonomia e o desenvolvimento de habilidades. Seus ganhos são estipulados com base no seu desempenho. Para dominar as vendas, o vendedor precisa ter conhecimento, força de vontade, dedicação e pro atividade para conseguir vencer suas metas e obter bons resultados. Feito isso, ele se transformará em um campeão de vendas.

Vender mais não é suficiente

Para finalizar as curiosidades sobre vendas podemos afirmar que um grande desafio das empresas não é apenas vender mais, mas sim vender do jeito certo. Os empreendedores devem buscar muito mais do que um grande volume de vendas. Antes de tudo sua empresa precisa pensar em vender com qualidade, para evitar problemas, como retrabalho e reclamações. É preciso aprender a vender mais e melhor. Já falamos disso aqui.

É preciso saber fidelizar um cliente para focar no próximo cliente. Antes de tentar conquistar novos consumidores, é preciso vender direito e satisfazer os atuais. Vender bem para estes clientes vai te capacitar para vender para mais clientes. Somente depois de fazer com que os seus clientes atuais estejam satisfeitos é que você estará pronto para conquistar novos clientes.

Como você pode ver até aqui, é preciso saber fazer uma boa gestão e procurar melhorar a forma de vender constantemente. Mas para saber vender não existe nenhuma fórmula mágica. Esperamos que através do artigo de hoje você tenha descoberto e sanado algumas dúvidas com as 7 curiosidades sobre vendas. Este conteúdo te ajudou? Compartilhe nas suas redes sociais!

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Anna Bella Bernardes
Jornalista formada pela PUC Minas e pós-graduada em comunicação e marketing pela Universidade de São Paulo. Com 7 anos de experiência na área de comunicação, desde 2015 atua com marketing de conteúdo, SEO e inbound marketing.

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