Dia dos Pais: Dicas para Aumentar as Vendas

A próxima data comemorativa importante para o comércio vem aí: o Dia dos Pais, em 14 de agosto (domingo). De acordo com a última pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ, o Dia dos Pais 2016 deve movimentar R$ 5,6 bilhões no comércio brasileiro. A sua loja está preparada?

Dia dos Pais

Já no e-commerce, de acordo com o E-bit, a expectativa é que a movimentação do varejo neste ano seja 8% maior do que em 2015, atingindo R$ 44 bilhões. É importante que o empresário(a) brasileiro aproveita a data comemorativa para ganhar fôlego nesse segundo semestre do ano e aumentar a lucratividade.

De acordo com outra pesquisa, realizada pela Fecomércio-DF, 47,3% dos entrevistados não têm a intenção de presentear o pai, 43,3% pretendem comprar presentes e 9,5% ainda não sabem se gastarão com presentes. No estudo, os produtos mais citados por aqueles que pretendem presentear no Dia dos Pais são: vestuário/acessório (36,9%); cosméticos/perfume (25%); calçados (21%), chocolates (11,9%); material esportivo (11,4%) e livros/artigos de papelaria (9,7%).

Preço Médio

O preço médio do presente ficará em aproximadamente R$ 370,00 (R$ 208,15 para presente / R$ 160,75 para comemorações). A maioria pretende pagar com dinheiro (51,2%), seguido pelo cartão de crédito (28,4%) e cartão de débito (19,1%). E atenção: atendimento e preço são os atrativos de maior poder sobre os consumidores.

Confira algumas dicas para aumentas as vendas esse ano

Oferecer formas de pagamento diferenciadas para o consumidor, tais como, parcelamento sem juros, descontos para pagamentos à vista. Oferecer um mix de ofertas para o cliente que irá gastar menos esse ano, cuidar da experiência de compra para que seja memorável com um atendimento de excelência, são algumas das dicas para fazer a diferença durante a crise econômica.

Falando novamente em mix de ofertas, aposte em itens relacionados a bazar, como CDS, livros, cosméticos, artigos esportivos. Esses produtos tem alto valor agregado e podem aumentar o tícket médio. Também não esqueça dos presentes tradicionais que vão do vestuário aos presentes masculinos como itens de churrasco, carteiras e acessórios.

Crie ações promocionais online e offline, explore os canais de comunicação como Whatsapp, redes sociais, e-mail, para informar os seus clientes das sugestões de produtos para presentes, sem esquecer das facilidades de pagamento e descontos. Se a sua loja é física, considere também realizar alguma ação promocional offline, como panfletagem, e durante a semana de pico antes da data, ofereça serviços diferenciados como manobristas e estender o horário da loja, em conjunto com lojas vizinhas. A união faz a força e todo mundo sai ganhando em tempos de crise.

Utilize a tecnologia para melhorar a tomada de decisões. Estudar o cliente, controlar o estoque e realizar um bom gerenciamento administrativo são alguns dos itens essenciais para o seu negócio lucrar mais, não apenas no Dia dos Pais, mas o ano todo.

Fontes: E-bit, Fecomércio RJ e DF.

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Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

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