Descubra as diferenças entre atacado e varejo

O mercado comercial atual possibilita diversas formas de negócio. Cada maneira de negociar se diferencia de uma forma ou de outra, apesar de o objetivo final ser o mesmo, que é o de vender. A real diferença  fica por conta do público-alvo de mercado ao qual o negócio está destinado. Fato é que existem muitas diferenças entre atacado e varejo.

O que sabemos é que geralmente muitas vezes sai mais em conta comprar muitas unidades de um mesmo produto de forma a economizar. Mas nem sempre isso é possível. Nem todas as lojas realizam vendas em grande quantidade, e até mesmo limitam o número de produto no caso de uma oferta. Por isso, dependendo do seu objetivo é melhor migrar para outro tipo de comércio, o Atacado.

Você sabe quais as diferenças entre atacado e varejo? De forma a esclarecer melhor essa dúvida que ainda é comum entre muitas pessoas elaboramos esse post. Continue lendo e confira!

O que é Atacado?

Já o comercio atacadista tem por objetivo alcançar as pessoas jurídicas, como restaurantes, empresas e lojistas que atuam no varejo. Ele oferece produtos a preços bem menores que o varejo e a grandes quantidades. Isso se deve ao fato que os produtos negociados geralmente saem diretamente das fábricas. Por isso, para essas empresas é possível negociar com valores que são em média 50% mais baratos que o varejo tradicional. Apesar disso, o varejo tem um benefício com relação ao atacado, mesmo sendo mais caro, pois é possível parcelar o pagamento. Já o atacado não oferece essa oportunidade.

O que é Varejo?

O comércio varejista é aquele voltado ao público em geral. O varejo tem por objetivo alcançar seus produtos para o consumidor final. Sua base de preço é tida pela média geral oferecida por outros comerciantes do mesmo ramo. Além disso, o varejo costuma comercializar seus produtos por unidade.

Diferenças entre atacado e varejo

Resumindo as principais diferenças entre atacado e varejo: no atacado o mercado alvo é o varejo ou outro atacado menor. Há um alto volume de venda de mercadoria e o preço unitário é reduzido. Em grande parte das vezes a operação conta com depósitos fora da área urbana e são comercializados no atacado produtos para todo o país.

Já no varejo, a venda é direta para o consumidor final. Por isso, há o baixo volume de compras por cliente com preço da unidade mais alto. A área de atuação é local e as lojas estão localizadas no perímetro urbano.

Contexto e história 

A história do homem moderno anda lado a lado com a história do comércio. E ambos evoluíram juntos. No começo, as atividades como a caça, a pesca e a agricultura que eram as responsáveis por preencher o meio de vida e as necessidades básicas que o ser humano tinha. Com a criação das moedas, elas se tornaram o meio de troca e passaram a substituir o excesso que era armazenado de matéria prima.

A Revolução Industrial surgiu e com ela o crescimento de fábricas e a forma de oferecer produtos necessários para a sociedade e seu modo de vida. Em 1850, na França, foi criada a primeira loja de departamentos, a Bon Marché, que era muito semelhante ao varejo que conhecemos hoje. Ela já visava nos “clientes normais” e vendia por valor unitário.

De lá pra cá todo o processo de vendas só foi se aprimorando até ser o que conhecemos hoje. Atualmente é possível até pagar suas compras com um cartão de crédito ou mesmo com o celular.

O varejo e o futuro

Como dissemos, hoje em dia é possível realizar suas compras por meio de um aparelho celular. O celular tem sido um método cada vez mais utilizado pelos consumidores para realizarem suas compras. O futuro do varejo seguirá um caminho cada vez mais digital. Já falamos em um post anterior, 5 razões para você  apostar em aplicativos para o varejo, pois esse é um dos prováveis caminhos em direção ao que está por vir. Grandes empresas já sabem disso e inclusive investem nisso.

O que você acha do varejo de hoje em dia? E do comercio atacadista? Conhecia as diferenças entre atacado e varejo? Compartilhe esse texto com seus amigos e escreva nos comentários. Deixe também seu e-mail para receber as novidades do blog.

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Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

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