ECF: 5 motivos para ter um emissor de cupom fiscal

O ECF (Emissor de Cupom Fiscal) está presente na maioria dos estabelecimentos comerciais e é muito importante para as operações comerciais e fiscais. O ECF é responsável por emitir os documentos fiscais que comprovam as transações de mercadorias ou prestação de serviços. Veja mais sobre o que é um cupom fiscal, as diferenças para nota fiscal e porque ter um emissor no seu estabelecimento.

ECF – Emissor de Cupom Fiscal – O que é?

Presente na maioria dos estabelecimentos comerciais, o Emissor de Cupom Fiscal (ECF) é responsável por emitir os documentos fiscais que comprovam as transações de mercadorias ou prestação de serviços.

Cupom Fiscal é diferente de nota fiscal, entenda mais sobre isso no texto que escrevemos sobre isso: “Nota Fiscal e Cupom Fiscal: Qual a Diferença?

 

 

Quem deve ter um ECF no estabelecimento?

Todas as empresas que se enquadram, obrigatoriamente, nos requisitos para emitir os comprovantes fiscais devem utilizar o ECF. O ECF deve entregar o Cupom Fiscal ou Nota Fiscal de Venda ao Consumidor em suas operações.

O Emissor de Cupom Fiscal funciona normalmente por meio de uma impressora fiscal e também emite outros tipos de documentos (não fiscais) importantes no dia a dia da empresa.

ECF – Por que ter um emissor de cupom fiscal?

 

Agora saiba um pouco mais os motivos e as vantagens de utilizar um Emissor de Cupom Fiscal na sua empresa:

Comprova as atividades da empresa

Ele tem como finalidade registrar venda, revenda de produtos, prestações de serviços, os documentos fiscais comprovam as atividades da empresa. Dessa forma, ela fica em dia com a Secretaria de Fazenda Estadual e demais órgãos que regulam e fiscalizam atividades empresariais.

É importante lembrar que outros documentos importantes são emitidos pelo EFC tais como: memória fiscal, Leitura X e Redução Z. Além dos não fiscais: cupom vinculado ao cartão de crédito, relatório gerencial, comprovante não fiscal.

 

Auxilia nas atividades gerenciais e contábeis

A automação comercial com o Emissor de Cupom Fiscal é responsável por deixar as atividades financeiras e contábeis da empresa mais transparentes, eficientes e ágeis. No final do mês, o contribuinte verifica os relatórios emitidos e apura a quantidade de imposto a ser pago.

 

Diminui a sonegação fiscal

Com a adesão do ECF nos estabelecimentos comerciais, o empreendedor contribui para diminuir a informalidade e a sonegação dos impostos. Essa questão traz problemas sérios, penalidades e multas, para a empresa e para os sócios.

Importante salientar que parte do que é pago nos impostos retorna em benefícios para o próprio empresário e o cliente. Ambas as partes, conscientes de seus papéis, podem ajudar a combater a sonegação e irregularidades fiscais.

 

Melhora as relações entre clientes e empresas

Por mais que muitos consumidores esqueçam de pedir o cupom fiscal, é obrigação da empresa tomar a iniciativa de emitir. Com o comprovante em mãos, o cliente sabe seus gastos, efetua trocas de produtos e faz sua contabilidade financeira pessoal de forma mais organizada.

Há também os programas de benefícios para o consumidor final: premiações, sorteios, descontos nos impostos de carros e imóveis, entre outros.

A prática de emissão dos documentos melhora as relações entre empresas e pessoas, aumenta a confiança entre as partes e contribui para investimentos na sociedade com as arrecadações de impostos.

 

 Mais controle, mais eficiência

Já ouviu falar que ter uma visão do seu negócio é super importante para tomadas de decisões? Até nisso um ECF ajuda, pois a partir do relatório de vendas o gerente pode tomar melhores decisões sobre preços, produtos, fornecedores e ter mais lucro no final das contas.

 

como emitir nfc-e

Leia mais sobre varejo e negócios!

Gostou deste conteúdo? Então fique por dentro do Blog da PDVend, saiba mais sobre varejo, negócios e consumo. Veja também as Ferramentas Gratuitas de Gestão que disponibilizamos!

  • Compartilhar
Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

2 comentários

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.