Aposte na experiência de compra do cliente para fortalecer sua marca

Proporcionar uma experiência de compra positiva para seus clientes é fundamental para as suas estratégias de vendas. A cada dia mais as empresas buscam oferecer um tratamento personalizado para o consumidor.

Você quer que os seus clientes se tornem fãs e embaixadores da sua marca? No texto de hoje reunimos algumas dicas para melhorar a experiência de compra e aumentar as conversões de vendas. Vamos lá?

Afinal, o que é a experiência de compra?

No mundo em que vivemos, onde somos impactados por milhares de informações diariamente, as marcas encontram cada vez mais dificuldades para tocar os consumidores sedentos por novas experiências. E são elas as responsáveis por alimentar o desejo de adquirir produtos e efetuar compras.

A experiência de compra coloca o cliente no centro das atenções. Ela precisa ser cada vez mais intuitiva, personalizada e emocionante para atração e retenção de pessoas. Desse modo, após uma experiência de compra positiva, o cliente irá criar uma afinidade com a empresa. Com tantos “compre”, “clique”, “ouça” e “assine” esta é uma missão complicada.

Caso o consumidor visite sua loja e não encontre o produto que procurava ou mesmo faça um pedido que não pode ser entregue na data estipulada, ele terá uma experiência de compra negativa.

Experiência significativa

Seu cliente deve finalizar a compra contando para seus amigos da boa experiência que viveu na sua loja. Tenha este objetivo em mente! Agora, se ele abandonou o carrinho ou mesmo esqueceu-se da sua loja é sinal de que suas estratégias precisam ser repensadas.

A maioria das vendas ocorre quando existe confiança nas duas pontas da relação. Para conquistar a confiança do consumidor, é necessário estar em sintonia com ele em cada um dos estágios da jornada do consumidor. O processo de vendas possui alguns estágios. Respeite o momento de compra do seu cliente e não tente acelerar o fechamento do pedido dele. O resultado pode ser oposto ao pretendido.

Experiência memorável

Criar uma experiência memorável na vida do cliente não tem nada a ver com criar promessas rasas ou falsas. Jamais prometa o que você não pode cumprir.  Saiba ouvir o seu cliente e só faça promessas que realmente resolva os problemas dele para criar uma experiência realmente memorável.

Experiência positiva

Seu cliente teve uma experiência positiva na sua loja? Faça de tudo para que ele viva essa experiência novamente. Busque identificar com frequência o nível de satisfação do cliente e pense em formas de aprimorá-la a cada novo contato. Ficou faltando algo no atendimento? Reverta isso imediatamente. É necessário revisar todo o histórico dos clientes frequentemente.

Crie laços com os seus clientes

Empatia é palavra de ordem aqui. Você deve se colocar no lugar do cliente antes de colocar qualquer estratégia em prática. Assim, você conseguirá ter em mente os produtos e serviços que o seu consumidor está buscando. Pense em como seu cliente reagiria em cada etapa da experiência de compra.

Surpreenda-o!

A melhor forma de fazer com que a experiência do cliente se torne memorável é surpreendê-lo positivamente. No momento do pós-venda, ofereça descontos, brindes e serviços extras para o seu cliente. Você com certeza vai superar as expectativas dele.

Promova interatividade

O cliente que passa uma experiência imersiva acaba criando laços com a marca. Além de haver mais chances dele comprar na sua loja, uma vez satisfeito, ele poderá se tornar um embaixador da sua empresa. Recomendando-a para seus amigos e familiares.

É possível criar ainda mais ações de interação entre clientes e empresas, que vão além do atendimento. Boas experiências encantam o cliente e fortalecem o relacionamento com a marca.

Desenvolva a realidade aumentada

É possível criar um novo mundo diante dos olhos do cliente. A realidade aumentada utiliza a tecnologia agregada à realidade. O espelho inteligente, por exemplo, é um exemplo de realidade aumentada, onde objetos são projetados e se integram ao mundo real. A invenção permite melhorar a experiência de compra do cliente.

Planeje seu estoque

Para garantir uma boa experiência de compra, o cliente deve chegar até a sua loja e encontrar aquele produto que ele está procurando. Depois de feito o pedido, no caso do e-commerce, ele não deve demorar mais do que o combinado para ser entregue. Viu só como o gerenciamento do estoque interfere na experiência positiva do consumidor?

Diversas ferramentas estão aí no mercado para te ajudar a gerir o estoque da forma mais adequada. Elas vão te avisar quando aquele produto está acabando para que ele não seja vendido quando estiver em falta.

Existem sistemas também que ajudam as lojas a entender o comportamento do consumidor de uma maneira automatizada, permitindo o mapeamento dos hábitos de consumo dos clientes. A partir deles, sua loja pode antecipar as necessidades dos consumidores e criar promoções direcionadas.

Uma experiência de compra positiva faz com que o cliente se sinta mais atraído para comprar produtos da marca. O que você achou do tema abordado no artigo de hoje? Compartilhe nos comentários suas experiências, dúvidas e sugestões. E não deixe de ler este outro artigo sobre atendimento personalizado!

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Anna Bella Bernardes
Jornalista formada pela PUC Minas e pós-graduada em comunicação e marketing pela Universidade de São Paulo. Com 7 anos de experiência na área de comunicação, desde 2015 atua com marketing de conteúdo, SEO e inbound marketing.

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