Experiência do usuário: Invista nela para vender mais

Experiência do usuário é um dos termos em alta no mundo dos negócios na web hoje em dia.

No Brasil já há mais de 120 milhões de conectados na internet.

Esse número significa que qualquer produto exposto na rede precisa ter a atenção voltada à experiência do usuário.

Mas não somente isso.

Esse contato entre o comprador e o fornecedor deve estar sempre bem amarrado e em constante desenvolvimento.

Tudo porque a experiência do usuário em e-commerce é o que mais vai contar no momento na avaliação da empresa.

Isso reflete na fidelização da marca e até mesmo a indicação para outros potenciais clientes.

Vale ressaltar que atuando no segmento de e-commerce, é importante entender e saber aplicar no dia a dia do negócio.

Para isso, preparamos algumas dicas para você aplicar essas técnicas.

 Experiência do usuário: Definição de UX

A experiência do usuário, ou UX, nada mais do que o reflexo do sentimento em relação a um produto.

No caso do e-commerce, essa experiência é a responsável por tudo o que o cliente vivenciar antes.

Mas não só isso.

Entra na conta o durante e o após a compra em determinado website.

Não podemos esquecer de que o potencial da UX é requisito básico para o sucesso do negócio.

Sem contar que desenvolver uma boa prática de contato do cliente com o seu e-commerce também possibilita que ele não desista da compra no meio do caminho.

Esse exercício, fará com que o cliente não abandone seu site e deixe de se interessar pela sua marca.

Portanto, a experiência do usuário é extremamente importante para que você consiga vender mais.

Vende mais significa crescimento no mercado.

Lembre-se ainda de que se destacar com uma ótima forma de serviço online para o consumidor é abrir portas para ganhar da concorrência.

Isso além de ser reconhecido entre as empresas e se tornar até mesmo referência no meio.

A felicidade do usuário é a meta

Como você viu até agora, proporcionar uma excelente experiência de compra virtual para o cliente é gerar venda.

Essa é uma das melhores formas de cativá-lo e ainda potencializar seu negócio.

Mas isso anda lado a lado com a satisfação do consumidor.

Somente ela será capaz de deixá-lo à vontade com a marca e, consequentemente, mais feliz e fidelizado.

Então, a regra aqui é simples e direta:

Deixar o usuário contente é criar um vínculo ainda maior com o comprador, que passará a ver você como a opção certa para o que ele precisa.

O comportamento do cliente hoje em dia é de sempre buscar pelo melhor serviço e produto.

Fique atento a isso!

Como o UX Design pode ajudar a vendar mais

O UX Design envolve várias características únicas e diferentes entre si para que a experiência do cliente seja completa.

Ao mesmo tempo, eficaz para a venda dos produtos.

Para se ter uma ideia, o design virtual de uma empresa que atua no segmento de e-commerce precisa, no mínimo, ser atraente o suficiente a fim de manter o consumidor interessado nos serviços.

Para isso, ter um design fácil de entender e manusear é o segundo ponto mais importante.

A sua página na web precisa, ainda, ser responsiva.

Ou seja, que se adapte 100% aos dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Imagens grandes e detalhamento dos produtos também são essenciais.

Outros fatores que fazem diferença para o cliente:

  • Acesso fácil ao cálculo do frete
  • Opções de pagamento
  • Avaliações publicadas

Se coloque no lugar do cliente

Nada mais convincente e seguro do que saber exatamente o que o comprador espera da sua empresa.

A experiência do usuário em e-commerce precisa ser entendida da melhor maneira possível.

Isso é essencial para que você consiga atingiro máximo de consumidores de um jeito cativante.

Que tal realizar pequenas pesquisas de satisfação ao final de cada compra?

Ou oferecer alguns mimos para potenciais consumidores em troca de uma opinião mais aprofundada do que eles esperam no seu e-commerce?

Isso fará toda a diferença e ajudará bastante você a moldar a forma certa de vender.

Isso fará você ganhar a atenção dos clientes que interessam para o seu negócio.

Saiba que falar com o público certo e saber o que é ideal para ele são uns dos grandes segredos de sucesso para empresas bem-sucedidas!

Use robôs para impulsionar a experiência

Se estamos falando de tecnologia, não podemos deixar de fora o chatbot.

Caso ainda não conheça a ferramenta, esse é o momento ideal para entender como ela funciona.

E mais, aplicá-la o quanto antes no seu e-commerce.

Os bots definitivamente vieram para ficar e são um ótimo exemplo de atendimento rápido.

Elas permitem o acompanhamento sempre que o cliente precisar.

Oferecer essa tecnologia no seu e-commerce é poder ampliar muito mais a forma como você se comunica com os compradores.

Assim como se mostrar presente em todas as etapas de compra dessas pessoas.

Não esquecendo que o chatbot pode “segurar” o cliente quando surgir uma dúvida e ele pensar em desistir da compra.

Contar com a ajuda dos bots é, sem dúvidas, entrar de vez na tecnologia existente para o e-commerce.

Com ele, você pode ver em pouco tempo um bom resultado de vendas, satisfação e presença entre os clientes.

Quanto mais o seu chatbot for direcionado ao público-alvo, maiores são as chances de fidelização de compradores.

Vale apostar!

Tendo em mente todas essas informações, você verá que desenvolver a experiência do usuário em e-commerce é uma tarefa que pode ser executada de um jeito simples, mas bem direcionado e eficiente.

Lembre-se de que a UX é uma prática que não só pode como deve ser aplicada no seu negócio, com o objetivo de melhorar suas vendas e, ao mesmo tempo, transformar o cliente em seu parceiro, sendo realmente a escolha certa para essa pessoa.

 

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Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

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