Feira do Empreendedor 2017: 5 lições que aprendemos

A Feira do Empreendedor do Sebrae é um dos principais eventos de negócios e empreendedorismo do Brasil. O evento aconteceu entre os dias 18 e 21 de Fevereiro de 2017 em São Paulo. Participamos pela terceira vez como expositores, compartilharmos nossas impressões sobre o mercado de empreendedorismo, negócios e tecnologia.

Feira do Empreendedor 2017

A Feira do Empreendedor do Sebrae recebeu mais de 140 mil visitantes entre os últimos dias 18 e 21. Com o tema de “Cidade Empreendedora”, o evento recebeu milhares de pessoas interessadas em abrir negócios nos próximos dois anos e empresários em busca de soluções para suas empresas.

Além de lojas modelo, palestras de capacitação e consultorias, centenas de expositores apresentaram soluções inovadoras que ajudam o empreendedor a melhorar a gestão dos seus negócios.

 

Quais foram nossos aprendizados na Feira do Empreendedor?

Identificamos alguns pontos que se destacaram na feira do empreendedor e como ter sucesso na feira. Veja nossos aprendizados:

Atendimento especializado – Entenda seu cliente e direcione o atendimento

Imagine duas situações em que você chega a um estande perguntando se eles têm a solução para algum problema específico que você enfrenta e a pessoa que te atende faz o seguinte:

  1. Não sabe responder à sua dúvida e não procura te ajudar de alguma outra forma.
  2. Sabe responder exatamente à sua dúvida e ainda te ajuda com outros problemas. Ou talvez ela não saiba, mas chama alguém possa te ajudar.

Em qual situação você preferia estar? Na segunda, certo? Quando a empresa é proativa e empática com o visitante do estande, as chances de encantamento dessa pessoa e futuros negócios é muito maior.

Ouça o cliente, direcione e responda suas dúvidas, indique soluções. Com certeza, ele lembrará de você quando precisar ou conhecer alguém que precise de sua solução.

Não adianta só chamar a atenção, capacitação é importante!

Sim, chamar a atenção é importante, ter uma vitrine bonita é a primeira impressão que o visitante da feira ou o cliente tem sobre você. Mas não adianta atrair o visitante para seu estande e não ter profissionais capacitados para responder a todas as dúvidas e solicitações dos clientes.

Se você quer fechar negócios e se destacar de verdade, você precisa ter uma equipe treinada e que seja capaz de não só atender os visitantes mas de encantá-los também.

Saber lidar com perguntas inesperadas

Sabe aquela pergunta que te desconcerta totalmente? Uma pergunta sobre irregularidade, assuntos aleatórios ou dúvidas mais técnicas da sua solução, que você não domina tanto.

Pessoas são imprevisíveis. Isso vale para todas as situações da vida, mas quando você está falando de negócios, é ainda mais importante ter jogo de cintura para lidar com esse tipo de situação.

Exemplo, se um potencial cliente te pergunta sobre como mudar totalmente o sistema para adequar ao seu negócio ou driblar alguma legislação vigente no setor dele, o que responder?

É uma situação completamente delicada, mas a melhor solução é sempre ouvir o cliente e dizer que, infelizmente, seu sistema ainda não atende ele. Não se esqueça de ficar com os contatos dele para manter abertas futuras possibilidades de negócios.

Surpreenda!

Seu mercado está acostumado com soluções difíceis, caras e ineficientes? Então faça o possível para mostrar quão simples e eficiente é sua solução, como seu atendimento é personalizado e focado no sucesso deles.

Entregue valor

Que tal entregar valor ao seu cliente? Brindes e conteúdos que sejam realmente úteis e ajudem na gestão do seu negócio são uma ótima solução.

Veja o copo que entregamos aos visitantes do nosso estande na Feira do Empreendedor esse ano! 🙂copo azul pdvend feira do empreendedor

copo azul pdvend feira do empreendedor

Aprendizados e dicas valem para atendimento ao cliente

Acreditamos que essas dicas e aprendizados não valem somente para eventos como Feiras e Congressos, mas para o processo de vendas e atendimento no geral. Não adianta nada você ter uma fachada linda na sua loja e, quando um potencial cliente entrar, não ter pessoas aptas a atendê-lo e entender suas necessidades. Ouça seu cliente. Entregue valor. Ofereça suporte e seja parceiro no sucesso dele.

A evolução

Para finalizar, veja como era nosso estande ano passado e como estava nesse ano. As expectativas para 2018 são ainda maiores. Essa evolução só foi possível com foco em atendimento, no cliente e na capacitação interna da nossa equipe, que está crescendo constantemente. 🙂

PDVend na Feira do Empreendedor em 2016

pdvend na feira do empreendedor 2016

PDVend na Feira do Empreendedor 2017

pdvend na feira do empreendedor 2017

Essas são nossas impressões e aprendizados sobre como ter sucesso na Feira do Empreendedor e em outras feiras e eventos.

O que achou?

Com certeza ainda estamos aprendendo muito e adoraríamos ouvir suas dicas e opiniões sobre a Feira. 🙂

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Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

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