Smart Terminal: O futuro dos pagamento no varejo

O varejo é um dos setores que mais demanda modernidade e eficiência nas soluções de formas de pagamento. Atualmente, há atuantes consolidados no mercado que oferecem esses serviços de forma segura e moderna, mas além dessas, há novos players que têm chegado e revolucionado o mercado. Pagamentos móveis, maquininhas integradas, PDVs inteligentes e outras tecnologias têm movimentado muito o varejo. Essas inovações prometem melhorar ainda mais a experiência do varejista e do consumidor.

Formas de Pagamento no Varejo

Por atender principalmente ao consumidor final, o lojista deve contar com diversas formas de pagamento disponíveis. A diversidade na opção de escolhas faz com que o cliente sinta-se mais bem recebido e seguro quanto à possibilidade de continuar suas compras.

Além do pagamento em dinheiro, os cartões de crédito ou débito são as formas mais utilizadas pelo consumidor. O varejista deve entender o valor que pode agregar ao seu negócio ao adotar formas de pagamento alternativas ao dinheiro, como cartões ou até mesmo pagamentos virtuais e feitos via celular.

Conheça um pouco mais sobre quais são as principais opções atualmente, tanto as mais consolidadas como os novos players e outras tendências do mercado de meios de pagamento.

Aproveite e não deixe de ler também outros textos sobre o assunto: Como Adquirir Máquina de Cartão e Emissão de Nota Fiscal na Maquininha: O Futuro do Varejo.

O principal motivo pelo qual esse mercado deve evoluir ainda mais é para aumentar a praticidade, rapidez e segurança, tanto para o consumidor quanto para o lojista.  Isso melhora a experiência para todos os envolvidos no processo e o mercado só tem a ganhar com a entrada de novos competidores.

Dados sobre o mercado de adquirentes no Brasil

Segundo a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços), há cerca de 4,5 milhões de estabelecimentos no Brasil que possuem maquininha de cartão. Dessas, 60% tem capacidade de receber os chamados pagamentos móveis, ou por aproximação.

Outro dado interessante é que, no primeiro semestre de 2016, no auge da crise, os brasileiros gastaram cerca de R$ 546 bilhões em compras no cartão de crédito e débito. Essa informação representa um crescimento de 7% com relação ao mesmo período do ano anterior e destaca ainda mais a importância de conhecer as opções disponíveis para o varejista.

Ok, mas o que faz o adquirente?

Você sabe qual o papel do adquirente nas transações comerciais? Alguns exemplos são empresas como: Stone, Cielo, Rede e GetNet.

Essas empresas são responsáveis por liquidar as transações financeiras e fazer a ponte entre as bandeiras de cartão, os bancos emissores, o recebimento do dinheiro do cliente e o repasse desse valor para o comerciante.

Adquirentes Consolidadas – As primeiras a entrar no mercado

A Cielo e a Rede são as duas principais empresas de pagamento do Brasil e ambas lançaram, no final de 2016, projetos de terminais inteligentes. Mais parecidos com smartphones do que com maquininhas tradicionais, esses novos modelos de PDV (ponto de venda) prometem revolucionar a experiência de compra e venda no varejo.

Rede

Antes conhecida como Redecard, a Rede é uma das principais empresas do mercado de adquirência. Com mais de 40 anos de atuação, a adquirente conta com grande parte do market share.

A companhia de tecnologia continua inovando e lançou, neste ano, sua nova maquininha, a Smart Rede. Com uma nova tecnologia que integra o PDV à maquininha de cartão e emite nota, o terminal inteligente chegou para modernizar as lojas do varejo.

Cielo

A Cielo mais recente, mas ainda assim é uma das mais consolidadas. A empresa está há cerca de 20 anos atuando como adquirentes de cartões e tem grande parcela do mercado.

Eles também têm trazido inovação ao mercado com o lançamento da Cielo Lio. A Lio é uma maquininha que opera também com o sistema operacional Android e permite, além de receber pagamentos, fazer a gestão da loja por mei do aparelho.

Novos Players – Quem chegou para balançar o mercado?

As empresas mais tradicionais e que começaram antes a atuar com pagamentos em cartão, abriram o caminho para novas empresas e startups. Esses players viram no mercado uma oportunidade de inovar e trazer ainda mais tecnologia, inovação e humanização das relações entre as adquirentes e os lojistas.

Stone

Com diferencial no atendimento personalizado oferecido aos clientes, a startup está se diferenciando no mercado de meios de pagamento.

Além de atender tanto lojas físicas quanto virtuais, a startup lançou um novo projeto: uma nova maquininha que é um terminal inteligente e opera com sistema operacional Android.

GetNet

Faz parte do Grupo Santander e tem atuação nacional, a empresa é uma das principais novas entrantes do mercado. Desenvolvem soluções de meios eletrônicos de pagamento, mobile, e-commerce e físicos.

Pagseguro (Moderninha, Moderninha Pro, Minizinha)

A empresa tem um grande diferencial na tecnologia envolvida e nos pagamentos online. Por ter uma contratação menos burocrática que as empresas tradicionais, a Moderninha cresceu muito nos últimos anos.

Tendências em formas de pagamento

NFC (Near Field Communication, ou pagamento por aproximação)

Essa é a tecnologia empregada nos pagamentos via celular e wearables, a forma de comunicação utilizada para fazer as transações. Dependendo da região, muitos estabelecimentos já aceitam essa forma de pagamento e os clientes têm aproveitado essa facilidade.

Além de o pagamento ser feito sem a necessidade do cartão físico, essa tecnologia tem múltiplas funcionalidades.

Mobile Payment (Pagamento via celular)

Ainda novidade, principalmente no Brasil, essa modalidade de pagamento tem muito potencial e deve crescer muito nos próximos anos. Algumas das empresas que já desenvolveram tecnologias para facilitar o pagamento móvel são: Samsung, Claro Pay, Apple e Google.

Segundo dados de relatório da Forrester, os pagamentos móveis nos EUA devem chegar a U$ 282 bilhões de dólares até 2020. No Brasil, a tendência é que esse número cresça muito também nos próximos anos.

Wearables como meios de pagamento

Você conhece as tecnologias vestíveis? Pulseiras, relógios, até mesmo roupas. Essas são algumas das formas já disponíveis como meio de pagamento. Algumas das empresas que já disponibilizaram essas tecnologias, que também usam NFC como tecnologia, são: Bradesco, Visa, Apple e Samsung. Cada dia mais têm surgido novas opções que visam substituir as formas tradicionais de pagamento como cartão e dinheiro.

Como escolher a melhor opção para meu negócio?

Saia na frente dos concorrentes, encante e mude a experiência de compra dos seus clientes.

Integre os pagamentos ao seu gerenciamento e à experiência do cliente da forma mais natural e agradável possível.

O cliente só pensa em qual a experiência que você está lhe fornecendo, seja qual for a forma de pagamento.

“Para começar, a gente tem de entender que a experiência no varejo não é apenas pagamento. O pagamento é parte da experiência e está mudando rápido, por causa dos meios digitais, e isso mudará ainda mais nos próximos quatro, cinco anos”

Essa frase impactante é de Liz Garner, vice-presidente da Merchnat Advisory Group. Discurso dado durante o Money 20/20, evento internacional de inovação e tecnologia em meios de pagamento.

Dica Extra

Fique de olho nas novas tecnologias, modernize seu ponto de venda.

Quanto antes o varejo começar a adesão dessas novas tecnologias, mais eficiente será seu atendimento quando elas dominarem o mercado.

Quer saber mais? Não deixe de nos procurar para saber como aliar tecnologia à gestão do seu negócio.

A PDVend tem aplicativo disponível na Play Store e já possuímos integração de vendas com algumas dessas maquininhas de cartão.

  • Compartilhar
Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

2 comentários

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.