Franquia de sucesso: Dicas que determinam uma boa gestão

Franquia de sucesso é aquela que alia faturamento, boa gestão e negócio escalável.

No entanto, vários fatores influenciam para que todo esse processo aconteça de forma positiva.

Separamos algumas dicas importantes de gestão de uma boa franquia.

Franquia de sucesso é o sonho de qualquer empreendedor

Ter o próprio negócio é o sonho de muita gente, pois é uma promessa de trabalhar com autonomia e sem a figura do patrão.

No entanto, empreender não é uma tarefa fácil, principalmente quando se inicia uma empresa do zero sem ter experiência de mercado.

Por esta razão, o modelo de franquias chama atenção de quem está começando e quer uma oportunidade mais segura para investir.

Porém, alguns aspectos merecem atenção.

O empreendedor precisa estar atento principalmente aos impostos altos e complicados de entender.

Além disso, leis trabalhistas adversas para quem gera emprego e mudanças governamentais constantes.

Diante dessas dificuldades, o mercado da Franquia de sucesso apresenta algumas vantagens.

Ela tem um formato testado e aprovado.

Isso quer dizer um serviço ou produto já experimentado pelo franqueador.

Dedicação é fundamental

Ainda com todas as vantagens, o modelo demanda dedicação e empenho.

Quem aposta em uma franquia não pode se dar ao luxo de fazer horários maleáveis.

Pelo contrário, tem que se ter em mente que provavelmente terá que abrir mão de feriados e datas comemorativas.

Isso principalmente no início do negócio, onde todas as atenções deverão estar voltadas para uma Franquia de Sucesso.

O franqueado sempre será o primeiro a chegar e o último a sair do empreendimento.

Ele terá como responsabilidade ter em mente todos os setores do funcionamento.

Isso quer dizer que terá necessariamente ajudar na limpeza, na recepção e na administração da unidade.

“Barriga no balcão” é o requisito principal para o sucesso da franquia.

Longas horas de trabalho, dedicação e superação de limites são alguns dos fatores que o franqueado de sucesso pode aguardar.

Percebeu que esses fatores são totalmente diferentes do mito de ser seu próprio chefe?

Como ter sucesso como franqueado?

Donos de franquias destacam alguns quesitos para alcançar o sucesso de uma franquia.

Separamos algumas para que você siga e consiga se destacar com seu próprio negócio.

Priorize a organização

Ao iniciar um negócio, muitas tarefas e responsabilidades que não eram rotina irão aparecer.

Para lidar com essas mudanças, a organização é imprescindível, principalmente para controlar questões financeiras, agenda, infraestrutura e pessoal.

Caso contrário, tudo vira uma grande bola de neve e o trabalho acaba não sendo tão produtivo quanto o esperado.

Monte uma equipe de confiança

Depois de aberta a franquia, é necessário saber delegar tarefas.

Em qualquer ramo de atividade, o acúmulo de funções gera uma sobrecarga.

Na posição de dono da franquia, é muito difícil dar conta de tudo sem ter ajuda.

Contar com pessoas de confiança, que tenham autonomia para tomar decisões, é fundamental para dividir as responsabilidades com maior tranquilidade.

Nunca se afaste do negócio

Mesmo com pessoas de confiança ao lado, é primordial estar atento ao que acontece na empresa.

Não quer dizer que o dono terá de fazer tudo, mas acompanhar as operações de perto.

Principalmente nos primeiros meses de atuação, é aumentar as chances de que o empreendimento vai caminhar da forma esperada.

Afinal, ter uma franquia não é sinônimo de negócio fácil e garantido.

Crença no plano de negócios

Investir em uma determinada franquia é sinal de que se acredita no plano de negócios e na proposta da marca.

Sugestões são sempre bem-vindas, mas mudar todo o planejamento pode ser uma demonstração de que o perfil do franqueado não se encaixa com a marca.

É comum alguns franqueados quererem sugerir mudanças por não atingirem as metas planejadas.

Porém, às vezes não percebem que estão propondo uma transformação radical da marca.

Na verdade, é necessário se envolver mais para conseguir os objetivos e ter o retorno desejado.

Procure por parcerias

Ampliar a rede de contatos e buscar parcerias traz solidez à empresa.

Este tipo de iniciativa pode trazer novas oportunidades e ajudar a compreender as forças e as fraquezas da franquia.

Isso pode ser melhor executado com a ajuda de um parceiro.

Assim é possível alcançar a vitória em uma Franquia de Sucesso de forma conjunta.

Se apaixone pelo negócio

Escolher a franquia levando em consideração aquilo que traz mais satisfação pessoal e profissional pode fazer toda a diferença.

Ser apaixonado pelo negócio facilita a execução das tarefas.

Além disso, melhora o engajamento e motiva a alcançar objetivos sempre maiores.

Amar aquilo que se faz resulta em produtos e serviços de melhor qualidade, além da qualidade de vida.

Poder acordar e ter prazer em ir trabalhar não tem preço.

Esteja preparado para desafios

Ter uma franquia é também encontrar problemas.

Engana-se quem acredita que este modelo está livre de trabalho e acompanhamento.

Desafios fazem parte de qualquer atividade e é preciso estar preparado para superá-los.

Isso corresponde a um salto de qualidade e aprendizado durante todo o processo no seu negócio.

Não esmorecer diante dos desafios é meio caminho andado para a superação de problemas que certamente virão.

Capacite-se em gestão

Estar à frente de uma franquia requer conhecimentos técnicos para fazer o empreendimento decolar.

É preciso saber administrar e controlar os fluxos internos para alcançar metas e os propósitos da franquia e alinhá-los com a gestão, envolvendo pessoas e criando sinergia do grupo.

É muito difícil um negócio ter sucesso sem uma base de formação técnica, inclusive em uma franquia.

Esteja aberto a novos conhecimentos

Ter abertura para novos conhecimentos expande os horizontes e aumenta as chances de sucesso.

A curiosidade move qualquer empreendedor.

Procure ajuda para buscar novas formas de fazer uma mesma coisa ou implementar processos que contribuam para a eficiência do trabalho.

Busque melhorias

Há sempre algo a melhorar dentro de uma franquia.

Tanto na entrega do produto ou serviço, quanto na postura dos funcionários.

Ser crítico e ter um olhar atento para estas possibilidades contribui para a qualidade do trabalho e o sucesso do negócio.

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Anna Bella Bernardes
Jornalista formada pela PUC Minas e pós-graduada em comunicação e marketing pela Universidade de São Paulo. Com 7 anos de experiência na área de comunicação, desde 2015 atua com marketing de conteúdo, SEO e inbound marketing.

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