Frente de caixa: Saiba porque é essencial para o seu negócio Frente de caixa apesar de ser um nome complicado, é um aliado fundamental para o seu negócio. Ainda que a sua empresa ofereça produtos de qualidade e possua preços competitivos diante da concorrência, não há nada que ofusque mais os aspectos positivos do que seus clientes esperando por muito tempo na fila do caixa. A falta de agilidade no atendimento prejudica a imagem de seu estabelecimento, pois clientes insatisfeitos. Além de dificilmente retornarem, ainda propagam uma ideia negativa a respeito de seu negócio para outras pessoas. Para evitar vendas perdidas e clientes insatisfeitos, é preciso otimizar o seu processo de atendimento. Alguns aspectos envolvem este processo, como por exemplo: Ampliar as formas de pagamento; Facilitar a emissão de notas fiscais; Investir em agilidade de atendimento; Ter mais controle de suas vendas. Antes de prosseguirmos é importante perguntar: Afinal, você sabe o que é frente de caixa? Frente de caixa: Como ele auxilia na satisfação do cliente? Para estabelecimentos comerciais ligados ao varejo é muito comum o uso do termo Frente de caixa. Ela é onde se concretizam as compras em um estabelecimento. Por exemplo, em um supermercado a frente de caixa nada mais é do que o caixa onde você paga por suas compras. Diferente do que muita gente pensa, a Frente de caixa não é um mal necessário para o comércio. Muito pelo contrário: há como utilizá-la como um diferencial para a sua empresa e aumentar a satisfação de seus clientes. Para isso é preciso otimizar algumas áreas de sua empresa e talvez até mesmo criar soluções para alguns problemas, como: Variedade nas opções de pagamento É como resolver dois problemas em uma única jogada. Oferecendo diferentes opções de pagamento, você agiliza o atendimento de sua loja, evitando que filas enormes se formem e deixa os seus clientes muito mais satisfeitos. Afinal, hoje em dia, muitas pessoas optam por não andar com dinheiro no bolso e preferem utilizar o cartão de débito ou crédito. E em determinados períodos do ano e do mês, quando o dinheiro fica mais curto, a busca por compra no crédito aumenta consideravelmente. Com o controle adequado para que você não tenha prejuízo, ofereça o máximo de opções de pagamento que puder. Assim, você ganhará vantagem na concorrência e atingirá um maior número de clientes. As formas básicas e essenciais de pagamento são: dinheiro, cheque e cartões de crédito e débito. Você ainda pode oferecer descontos para pagamentos a vista e permitir pagamentos cruzados – parte do valor pago de uma maneira e o restante, de outra. Organização e agilidade Não podemos ignorar um fato: Parte das causas das grandes filas em estabelecimentos comerciais é por conta do fator humano. Falta de agilidade e inexperiência na hora de operar um software de gestão de vendas são alguns dos motivos que levam o funcionário a tornar todo o processo de venda uma experiência ineficaz, complicada e demorada. Para evitar este tipo de problema, é importante investir na capacitação da equipe e sempre reciclar os seus conhecimentos. Isso pode ser feito através de treinamentos e cursos. Com isso, o atendimento ao cliente seja realizado de forma ágil e organizada. Mas há uma ressalva. Não adianta você ter os equipamentos e sistemas certos, se os seus funcionários não estão treinados para tirar o melhor proveito deles. Principalmente, precisam cuidar do cliente da maneira correta e efetiva. Ações como essas tendem a fidelizar o cliente para que ele volte à sua loja. Promova treinamentos com frequência, para repassar os processos que envolvem um atendimento de qualidade. Além de quais problemas podem aparecer e como lidar com eles e a importância de capturar informação do cliente para o seu banco de dados. Principalmente, observar se esse funcionário domina a parte operacional dos equipamentos e sistemas. Diferenças entre frente de caixa e registradora Há quem diga que o sistema de Frente de caixa nada mais é que uma caixa registradora com mais recursos. O sistema não só registra todas as vendas em qualquer modalidade, como também documenta quais produtos vendem mais e quando é hora de repor estoque. Um bom sistema auxilia tanto na gestão quanto na estratégia de marketing do seu negócio. Porém, a maior diferença de todas é básica: As caixas registradoras não exportam informações digitalmente. Elas operam com sistemas de recibos impressos e relatórios feitos ao fim do dia. Esses relatórios precisam ser conferidos manualmente para evitar erros. Isso demanda tempo e mão-de-obra. O sistema de frente de caixa faz todas essas tarefas de maneira automática e precisa. Uso da tecnologia Concordamos que algumas tecnologias só vêm para atrapalhar. Mas ter uma frente de caixa que facilite a gestão do seu negócio é essencial para você que quer dar saltos maiores com seu negócio. Alguns softwares são tão fáceis de mexer que praticamente já dão a informação “mastigada”, com gráficos e tabelas sobre suas vendas, que vão facilitar e muito uma decisão futura. Invista na sua frente de caixa com essas dicas e veja como boas práticas nesse setor aumentarão suas vendas! Além disso, a empresa precisa sempre buscar soluções inovadoras e mais adequadas ao seu negócio. Sempre investindo em sistemas eficientes, que sejam modernos e não apresentem problemas com frequência. Simplifique processos Somente um sistema de gestão empresarial completo pode oferecer versatilidade, agilidade e eficiência dentro do mesmo software. Além de ser mais fácil operar um sistema de gestão integrado, o seu banco de dados “conversa” com o estoque e o mantém atualizado. Assim, o controle de vendas permite saber exatamente quanto se tem do mesmo produto em estoque, o que poupa tempo e recursos na logística. Além disso, através do mesmo software, é possível emitir as suas notas fiscais eletrônicas de maneira prática e descomplicada. Institua para que o processo do atendimento funcione de forma sincronizada, oferecendo um serviço de qualidade. Isso tende a diminuir as filas e possibilitar uma experiência positiva. Certamente você terá clientes satisfeitos e o retorno para a sua empresa será promissor. controle de estoquecupom fiscaldicasemissor de nfc-egestão de estoque Compartilhar