Frente de caixa: Saiba porque é essencial para o seu negócio

Frente de caixa apesar de ser um nome complicado, é um aliado fundamental para o seu negócio.

Ainda que a sua empresa ofereça produtos de qualidade e possua preços competitivos diante da concorrência, não há nada que ofusque mais os aspectos positivos do que seus clientes esperando por muito tempo na fila do caixa.

A falta de agilidade no atendimento prejudica a imagem de seu estabelecimento, pois clientes insatisfeitos.

Além de dificilmente retornarem, ainda propagam uma ideia negativa a respeito de seu negócio para outras pessoas.

Para evitar vendas perdidas e clientes insatisfeitos, é preciso otimizar o seu processo de atendimento.

Alguns aspectos envolvem este processo, como por exemplo:

  • Ampliar as formas de pagamento;
  • Facilitar a emissão de notas fiscais;
  • Investir em agilidade de atendimento;
  • Ter mais controle de suas vendas.

Antes de prosseguirmos é importante perguntar:

Afinal, você sabe o que é frente de caixa?

Frente de caixa: Como ele auxilia na satisfação do cliente?

Para estabelecimentos comerciais ligados ao varejo é muito comum o uso do termo Frente de caixa.

Ela é onde se concretizam as compras em um estabelecimento.

Por exemplo, em um supermercado a frente de caixa nada mais é do que o caixa onde você paga por suas compras.

Diferente do que muita gente pensa, a Frente de caixa não é um mal necessário para o comércio.

Muito pelo contrário: há como utilizá-la como um diferencial para a sua empresa e aumentar a satisfação de seus clientes.

Para isso é preciso otimizar algumas áreas de sua empresa e talvez até mesmo criar soluções para alguns problemas, como:

Variedade nas opções de pagamento

É como resolver dois problemas em uma única jogada.

Oferecendo diferentes opções de pagamento, você agiliza o atendimento de sua loja, evitando que filas enormes se formem e deixa os seus clientes muito mais satisfeitos.

Afinal, hoje em dia, muitas pessoas optam por não andar com dinheiro no bolso e preferem utilizar o cartão de débito ou crédito.

E em determinados períodos do ano e do mês, quando o dinheiro fica mais curto, a busca por compra no crédito aumenta consideravelmente.

Com o controle adequado para que você não tenha prejuízo, ofereça o máximo de opções de pagamento que puder.

Assim, você ganhará vantagem na concorrência e atingirá um maior número de clientes.

As formas básicas e essenciais de pagamento são: dinheiro, cheque e cartões de crédito e débito.

Você ainda pode oferecer descontos para pagamentos a vista e permitir pagamentos cruzados – parte do valor pago de uma maneira e o restante, de outra.

Organização e agilidade

 Não podemos ignorar um fato:

Parte das causas das grandes filas em estabelecimentos comerciais é por conta do fator humano.

Falta de agilidade e inexperiência na hora de operar um software de gestão de vendas são alguns dos motivos que levam o funcionário a tornar todo o processo de venda uma experiência ineficaz, complicada e demorada.

Para evitar este tipo de problema, é importante investir na capacitação da equipe e sempre reciclar os seus conhecimentos.

Isso pode ser feito através de treinamentos e cursos.

Com isso, o atendimento ao cliente seja realizado de forma ágil e organizada.

Mas há uma ressalva.

Não adianta você ter os equipamentos e sistemas certos, se os seus funcionários não estão treinados para tirar o melhor proveito deles.

Principalmente, precisam cuidar do cliente da maneira correta e efetiva.

Ações como essas tendem a fidelizar o cliente para que ele volte à sua loja.

Promova treinamentos com frequência, para repassar os processos que envolvem um atendimento de qualidade.

Além de quais problemas podem aparecer e como lidar com eles e a importância de capturar informação do cliente para o seu banco de dados.

Principalmente, observar se esse funcionário domina a parte operacional dos equipamentos e sistemas.

Diferenças entre frente de caixa e registradora

Há quem diga que o sistema de Frente de caixa nada mais é que uma caixa registradora com mais recursos.

O sistema não só registra todas as vendas em qualquer modalidade, como também documenta quais produtos vendem mais e quando é hora de repor estoque.

Um bom sistema auxilia tanto na gestão quanto na estratégia de marketing do seu negócio.

Porém, a maior diferença de todas é básica:

As caixas registradoras não exportam informações digitalmente.

Elas operam com sistemas de recibos impressos e relatórios feitos ao fim do dia.

Esses relatórios precisam ser conferidos manualmente para evitar erros.

Isso demanda tempo e mão-de-obra.

O sistema de frente de caixa faz todas essas tarefas de maneira automática e precisa.

Uso da tecnologia

 Concordamos que algumas tecnologias só vêm para atrapalhar.

Mas ter uma frente de caixa que facilite a gestão do seu negócio é essencial para você que quer dar saltos maiores com seu negócio.

Alguns softwares são tão fáceis de mexer que praticamente já dão a informação “mastigada”, com gráficos e tabelas sobre suas vendas, que vão facilitar e muito uma decisão futura.

Invista na sua frente de caixa com essas dicas e veja como boas práticas nesse setor aumentarão suas vendas!

 Além disso, a empresa precisa sempre buscar soluções inovadoras e mais adequadas ao seu negócio.

Sempre investindo em sistemas eficientes, que sejam modernos e não apresentem problemas com frequência.

Simplifique processos

Somente um sistema de gestão empresarial completo pode oferecer versatilidade, agilidade e eficiência dentro do mesmo software.

Além de ser mais fácil operar um sistema de gestão integrado, o seu banco de dados “conversa” com o estoque e o mantém atualizado.

Assim, o controle de vendas permite saber exatamente quanto se tem do mesmo produto em estoque, o que poupa tempo e recursos na logística.

Além disso, através do mesmo software, é possível emitir as suas notas fiscais eletrônicas de maneira prática e descomplicada.

Institua para que o processo do atendimento funcione de forma sincronizada, oferecendo um serviço de qualidade.

Isso tende a diminuir as filas e possibilitar uma experiência positiva.

Certamente você terá clientes satisfeitos e o retorno para a sua empresa será promissor.

 

 

 

 

 

 

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Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

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