Frente de caixa: Saiba porque é essencial para o seu negócio

Frente de caixa apesar de ser um nome complicado, é um aliado fundamental para o seu negócio.Ainda que a sua empresa ofereça produtos de qualidade e possua preços competitivos diante da concorrência, não há nada que ofusque mais os aspectos positivos do que seus clientes esperando por muito tempo na fila do caixa.A falta de agilidade no atendimento prejudica a imagem de seu estabelecimento, pois clientes insatisfeitos. Além de dificilmente retornarem, ainda propagam uma ideia negativa a respeito de seu negócio para outras pessoas. Para evitar vendas perdidas e clientes insatisfeitos, é preciso otimizar o seu processo de atendimento. Alguns aspectos envolvem este processo, como por exemplo:

  • Ampliar as formas de pagamento;
  • Facilitar a emissão de notas fiscais;
  • Investir em agilidade de atendimento;
  • Ter mais controle de suas vendas.

Antes de prosseguirmos é importante perguntar: Afinal, você sabe o que é frente de caixa?

Frente de caixa: Como ele auxilia na satisfação do cliente?

Para estabelecimentos comerciais ligados ao varejo é muito comum o uso do termo Frente de caixa. Ela é onde se concretizam as compras em um estabelecimento. Por exemplo, em um supermercado a frente de caixa nada mais é do que o caixa onde você paga por suas compras. Diferente do que muita gente pensa, a Frente de caixa não é um mal necessário para o comércio. Muito pelo contrário: há como utilizá-la como um diferencial para a sua empresa e aumentar a satisfação de seus clientes. Para isso é preciso otimizar algumas áreas de sua empresa e talvez até mesmo criar soluções para alguns problemas, como:

Variedade nas opções de pagamento

É como resolver dois problemas em uma única jogada. Oferecendo diferentes opções de pagamento, você agiliza o atendimento de sua loja, evitando que filas enormes se formem e deixa os seus clientes muito mais satisfeitos. Afinal, hoje em dia, muitas pessoas optam por não andar com dinheiro no bolso e preferem utilizar o cartão de débito ou crédito. E em determinados períodos do ano e do mês, quando o dinheiro fica mais curto, a busca por compra no crédito aumenta consideravelmente. Com o controle adequado para que você não tenha prejuízo, ofereça o máximo de opções de pagamento que puder. Assim, você ganhará vantagem na concorrência e atingirá um maior número de clientes. As formas básicas e essenciais de pagamento são: dinheiro, cheque e cartões de crédito e débito. Você ainda pode oferecer descontos para pagamentos a vista e permitir pagamentos cruzados – parte do valor pago de uma maneira e o restante, de outra.

Organização e agilidade

 Não podemos ignorar um fato:

Parte das causas das grandes filas em estabelecimentos comerciais é por conta do fator humano. Falta de agilidade e inexperiência na hora de operar um software de gestão de vendas são alguns dos motivos que levam o funcionário a tornar todo o processo de venda uma experiência ineficaz, complicada e demorada. Para evitar este tipo de problema, é importante investir na capacitação da equipe e sempre reciclar os seus conhecimentos.

Isso pode ser feito através de treinamentos e cursos. Com isso, o atendimento ao cliente seja realizado de forma ágil e organizada. Mas há uma ressalva. Não adianta você ter os equipamentos e sistemas certos, se os seus funcionários não estão treinados para tirar o melhor proveito deles. Principalmente, precisam cuidar do cliente da maneira correta e efetiva. Ações como essas tendem a fidelizar o cliente para que ele volte à sua loja.

Promova treinamentos com frequência, para repassar os processos que envolvem um atendimento de qualidade.

Além de quais problemas podem aparecer e como lidar com eles e a importância de capturar informação do cliente para o seu banco de dados.Principalmente, observar se esse funcionário domina a parte operacional dos equipamentos e sistemas.

Diferenças entre frente de caixa e registradora

Há quem diga que o sistema de Frente de caixa nada mais é que uma caixa registradora com mais recursos. O sistema não só registra todas as vendas em qualquer modalidade, como também documenta quais produtos vendem mais e quando é hora de repor estoque. Um bom sistema auxilia tanto na gestão quanto na estratégia de marketing do seu negócio. Porém, a maior diferença de todas é básica: As caixas registradoras não exportam informações digitalmente. Elas operam com sistemas de recibos impressos e relatórios feitos ao fim do dia. Esses relatórios precisam ser conferidos manualmente para evitar erros. Isso demanda tempo e mão-de-obra. O sistema de frente de caixa faz todas essas tarefas de maneira automática e precisa.

Uso da tecnologia

Concordamos que algumas tecnologias só vêm para atrapalhar. Mas ter uma frente de caixa que facilite a gestão do seu negócio é essencial para você que quer dar saltos maiores com seu negócio. Alguns softwares são tão fáceis de mexer que praticamente já dão a informação “mastigada”, com gráficos e tabelas sobre suas vendas, que vão facilitar e muito uma decisão futura. Invista na sua frente de caixa com essas dicas e veja como boas práticas nesse setor aumentarão suas vendas! Além disso, a empresa precisa sempre buscar soluções inovadoras e mais adequadas ao seu negócio. Sempre investindo em sistemas eficientes, que sejam modernos e não apresentem problemas com frequência.

Simplifique processos

Somente um sistema de gestão empresarial completo pode oferecer versatilidade, agilidade e eficiência dentro do mesmo software. Além de ser mais fácil operar um sistema de gestão integrado, o seu banco de dados “conversa” com o estoque e o mantém atualizado. Assim, o controle de vendas permite saber exatamente quanto se tem do mesmo produto em estoque, o que poupa tempo e recursos na logística. Além disso, através do mesmo software, é possível emitir as suas notas fiscais eletrônicas de maneira prática e descomplicada. Institua para que o processo do atendimento funcione de forma sincronizada, oferecendo um serviço de qualidade. Isso tende a diminuir as filas e possibilitar uma experiência positiva. Certamente você terá clientes satisfeitos e o retorno para a sua empresa será promissor.

 

 

 

 

 

 

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Anna Bella Bernardes
Jornalista formada pela PUC Minas e pós-graduada em comunicação e marketing pela Universidade de São Paulo. Com 7 anos de experiência na área de comunicação, desde 2015 atua com marketing de conteúdo, SEO e inbound marketing.

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