Geolocalização indoor: monitore o cliente dentro da sua loja

Quem é do setor varejista sabe muito bem que é preciso entender exatamente quem é o seu cliente para conquistar resultados de vendas satisfatórios. Um bom conhecimento do público-alvo permite criar melhores ofertas e proporcionar uma experiência muito mais agradável a quem visita a loja.

Porém, hoje é possível saber mais do que apenas quem é o seu cliente, mas também qual é sua jornada de compra. Através de tecnologias de geolocalização indoor, você consegue monitorar qual é o comportamento do consumidor na loja, o que te dá informações reais sobre o envolvimento do público com o seu negócio.

 

Como funciona a geolocalização indoor?

Para conseguir fazer esse monitoramento, é preciso utilizar uma solução de Internet das Coisas, como a que é oferecida pela Novidá. Sensores são espalhados em pontos estratégicos da loja, como na vitrine, no caixa e ao longo dos corredores. Por meio de wi-fi e bluetooth, esses sensores conseguem identificar todo movimento dentro e no entorno da loja.

Para isso, os clientes só precisam estar com o wi-fi do celular ativado. Não é preciso nem estar conectado à rede da loja, basta estar com a rede ativa.

 

Dados e insights

A princípio, monitorar os clientes na loja não parece ser algo tão revolucionário. Porém, essa estratégia pode mudar totalmente o modo como você se relaciona com o cliente. Listaremos a seguir alguns dados que você consegue obter com um sistema de geolocalização indoor e que tipo de insights eles podem trazer:

 

Número de “passantes” na frente da loja

Identificar quantas pessoas passam na frente do seu estabelecimento te traz algumas informações muito importantes: em primeiro lugar, você entende se o seu ponto de vendas está bem localizado ou não. Além disso, é possível fazer um comparativo entre as suas lojas e ver quais delas tem mais movimento no entorno.

Por fim, você consegue medir a atratividade da vitrine. Se o número de pessoas que passam em frente à loja é muito alto mas poucos entram de fato na loja, talvez sua vitrine precise ser reformulada

 

Número de visitantes

Além de ser um dado necessário para calcular a atratividade da vitrine, monitorar o número de visitantes te dá um entendimento mais claro de como é o movimento da sua loja, já que sem uma solução de geolocalização você trabalha apenas com estimativas.

Acompanhar o número de visitantes diariamente também permite entender quais são os horários e dias com maior movimento no estabelecimento.

 

Tempo de permanência

Saber quanto tempo o cliente fica na sua loja te ajudará a entender se o mix de produtos oferecido está atraindo ou não quem entra no estabelecimento. Se o tempo de permanência for muito baixo, certamente sua loja precisa de mudanças.

 

Áreas mais visitadas

Boas soluções de geolocalização indoor trazem um mapa de calor da loja, analisando quais são as áreas mais e menos visitadas do local. Isso é essencial para entender exatamente qual é o comportamento do consumidor no seu estabelecimento.

A partir do mapa de calor, você pode reformular o layout da loja para diminuir as áreas ociosas, otimizar os espaços mais atraentes e garantir uma experiência bem mais satisfatória ao cliente.

 

Visitantes novos X Recorrentes

Ao identificar os celulares dos clientes via wi-fi, os sensores também conseguem monitorar se é a primeira vez ou não que aquela pessoa está visitando o local. Assim, é possível entender qual é a porcentagem de visitantes recorrentes em relação ao total do público.

Não é segredo que manter visitantes recorrentes é importantíssimo para qualquer negócio, além de ser um sinal de que você está desempenhando um bom trabalho.

Portanto, soluções de geolocalização indoor podem te trazer inúmeros insights e alavancar suas estratégias de marketing, negócios e operações. Está esperando o que para implementar a tecnologia na sua loja?

  • Compartilhar
Fábio Rodrigues
Fábio Rodrigues é Diretor Executivo da Novidá e autor convidado da PDVend.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.