Gestão para Franquias: Facilite o processo através de um sistema

Gestão para Franquias é essencial para quem está pensando em adentrar neste ramo do empreendedorismo.

Já que abrir uma empresa do zero não é tarefa fácil, muitos optam por gerir uma franquia, por considerar uma opção mais segura de negócio.

Essa segurança se dá justamente pela reputação consagrada de muitas marcas do setor, aliada à assistência, plano de negócio e outras inúmeras vantagens.

Apesar das vantagens, o sucesso da fórmula depende de uma série de fatores que indicarão o sucesso do negócio, entre eles a Gestão para Franquias.

E só sobre isso que falaremos nesse artigo especial que preparamos para você.

Confira.

Gestão para franquias: Boas dicas para a escolha

Um sistema adequado para gerir a franquia que você escolheu é um dos primeiros passos a serem dados.

Porém, antes de falarmos sobre a metodologia dos sistemas, vamos ao conceito de franquia.

Franquia ou franchising é o modelo que o franqueador cede ao franqueado o direito do uso de sua marca.

Além disso, também são concedidos os direitos de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva dos produtos ou serviços.

A primeira frente que o futuro franqueador tem que ter em mente é justamente a análise da gestão.

Ela quem vai facilitar o processo contábil para que o seu negócio tenha êxito em seu custeio e desenvolvimento.

Um Sistema para franquias adequado é um dos primeiros passos que o empreendedor deve dar para iniciar essa análise.

E para isso, é fundamental a adesão de um sistema de PDV móvel no seu gerenciamento.

Um módulo PDV nada mais é que um sistema de frente de caixa que se integra tanto com o franqueador quanto com a franquia.

Através dele, você reúne em um só canal todas as soluções necessárias para que você centralize todo o controle financeiro do seu negócio, como:

Controle de Estoque

Na busca pelo aumento dos lucros da empresa, vários são os caminhos que podem ser seguidos.

Um deles, que merece muita da sua atenção, passa pela melhoria do controle que estoque na Gestão para Franquias.

O controle de estoque em dia é importante para a empresa gerir o movimento de entrada e saída de mercadorias.

Isso vai permitir ter informações precisas sobre a demanda do mercado, perdas e lucro líquido no final da contabilidade mensal.

Portanto, manter o estoque controlado permite uma maior eficiência na organização de processos.

Leia este artigo que falamos especialmente sobre o controle de estoque na Gestão para Franquias.

Precificação

Um outro aspecto importante no processo de gestão é a precificação.

Compra de produtos, pagamentos de funcionários, obrigações trabalhistas, comissão de vendas, água, internet, manutenção, limpeza, aluguel, impostos, luz, segurança.

São inúmeros custos que você precisa colocar na ponta do lápis.

O primeiro passo é colocar de uma forma visual e unificada todos os gastos fixos e variáveis que você tem com sua operação, através de um bom sistema.

Unidos essas variáveis com a margem de lucro real, você terá uma análise mais adequada sobre precificação.

Emissão de cupons fiscais

O mercado de varejo brasileiro está passando por uma grande reestruturação com a adoção da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Gradualmente ela está se tornando obrigatória em todo o Brasil.

Uma das inovações que essa mudança promove é a emissão de nota fiscal na maquininha de cartão.

Além disso, ela se integra com o sistema de Gestão para Franquias, o que acaba refletindo em uma maior organização na sua gestão tributária.

Painel de resultados

Um bom sistema também vai ajudar na visualização do seu painel de resultados.

Através dele, você poderá ter controle total sobre seu estoque e sobre suas vendas.

Com todos esses recursos, o empreendedor poderá ter uma eficácia maior em fazer campanhas de promoções, por exemplo, a partir de produtos em estoque.

Outros recursos a serem observados na hora da escolha

O principal quesito antes da escolha é justamente observar o custo-benefício e suas funcionalidades.

Afinal, o custeio é o primeiro passo para obtenção de lucros que vai alavancar o sucesso no seu negócio.

Um bom sistema de Gestão para Franquias é o que possibilidade um painel completo de informações no andamento das suas vendas.

Observe se o sistema tem em sua funcionalidade um sistema efetivo de Caixa de Loja.

Com ele será possível você ter o registro de vendas e estoque sem necessidade de instalação de outros softwares.

Além disso, deve possibilitar a emissão de notas fiscais do consumir sem limitação de quantidade.

Verifique se através do sistema existe integrado um painel que mostre informações que vão desde o faturamento até o lucro, custos, estoque número de vendas e produtos mais lucrativos.

 A possibilidade de visualização de relatórios também deve ser levada em consideração. Através deles você pode acompanhar em tempo real todo o andamento de suas operações de vendas por período, produto e vendedor.

 Na questão da segurança, Opte por um sistema em nuvem, cujos dados são armazenados em dispositivos virtuais, evitando assim, perda de informações e dados importantes.

Por fim, observe se o fornecedor do seu sistema possui um suporte adequado para atender às suas necessidades de forma online ou pelo telefone.

Não se esqueça do conceito de mão na massa em todos os sentidos

Se o empresário ainda não experiência no modelo de franchising, não hesite em contar com consultorias especializadas.

Elas irão ajudar a formatar todo o modelo de negócio, preparar manuais, materiais relevantes e essenciais da marca, além de agir no preparo da equipe.

O apoio jurídico também se faz necessário para uma gestão organizada.

Ele vai elaborar contratos e políticas de conflitos na rede e até com terceiros.

Quando chegar a hora de selecionar equipe, procure contar com um time de consultores.

Profissionais colaboradores que reúnam competências necessárias é fundamental para o sucesso da franquia.

Com o material pronto e equipe formada, chegou a hora de buscar auxílio da tecnologia.

Esse fator será fundamental para otimização do tempo, automatização de tarefas e comunicação com a rede.

Através desses pilares, a gestão da sua Rede de franquias ficará mais ágil e organizada, já que você terá todas as ferramentas na mão.

Não se esqueça de participar de feiras e capacitações deste nicho, pois a cada dia surgem novos modelos neste mercado em crescimento.

 

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Anna Bella Bernardes
Jornalista formada pela PUC Minas e pós-graduada em comunicação e marketing pela Universidade de São Paulo. Com 7 anos de experiência na área de comunicação, desde 2015 atua com marketing de conteúdo, SEO e inbound marketing.

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