Aposte na inovação para driblar a crise

Pode soar como clichê, mas inovar é preciso. A inovação é uma das armas para enfrentar as épocas de desaceleração ou até mesmo de uma crise econômica. Seja em um negócio já consolidado no mercado ou em um novo empreendimento, a inovação consegue melhorar o desempenho da empresa e aumentar seu lucro. As empresas que não investem em novidades sofrem mais com a competição do mercado. Em um mundo mutante como o nosso, ficar parado é um grande erro. Aposte na inovação para driblar a crise!

A globalização e a transformação tecnológica fazem crescer o ambiente competitivo nas organizações, o que influencia diretamente o custo-benefício do produto e a satisfação do cliente. O cenário atual exige um foco ainda maior na criatividade e na inovação das estratégias diárias das empresas. As empresas, ainda que pequenas, que passam na frente quando o assunto é inovação e ações inovadoras, conseguem se diferenciar e agregar valor à sua marca.  Segundo pesquisa feita pelo Sebrae, o uso da inovação é uma realidade para 75% das empresas de pequeno porte de todo o país.

 

Inovação para driblar a crise e conquistar novos clientes

Service Customer GIF - Find & Share on GIPHY

Boas estratégias de inovação aumentam as vendas e fidelizam clientes. Não encare a crise como algo ruim e sim como uma oportunidade de se reinventar ou criar algo novo. Diante da instabilidade econômica do país, o uso da inovação como ferramenta para conquistar novos clientes é uma constante na vida das novas empresas e das startups.

Inovação é palavra de ordem em uma startup. As jovens startups procuram desenvolver um novo modelo de negócio escalável e buscam as mais eficazes estratégias de inovação dentro da sua área de atuação para poderem fazer isso.

O que tem em comum entre empresas como Uber, Google, Airbnb e Facebook para que elas sejam empresas de sucesso mundo afora? A inovação! Descubra porque os negócios inovadores têm mais chances de sucesso!

Inovação para aumentar a qualidade dos produtos

Charlie Chaplin Film GIF - Find & Share on GIPHY

O que sua empresa oferece de diferente e de inovador para seus clientes? Uma marca só conquista relevância no mercado quando é capaz de oferecer alguma inovação que leve seus consumidores a buscarem o seu produto ao invés do da concorrência. Mas inovar não é apenas lançar um novo produto ou serviço, é melhorar seus processos de criação e adotar medidas que busquem satisfazer os desejos dos seus consumidores e as expectativas do mercado.

Por isso, melhorar os processos, a automação e a diversidade de ofertas só tem a colaborar no processo de inovação da marca. Ofertas atraentes despertam desejo. Por isso, não há nada mais sedutor para o cliente do que uma boa promoção. As empresas que inovam oferecendo promoções se destacam no mercado porque conectam com o lado emocional do consumidor. Só não se esqueça de manter um bom relacionamento com ele depois de fidelizá-lo.

Tecnologia e redes sociais

Social Media Facebook GIF - Find & Share on GIPHY

Como é a presença digital da sua empresa? Com o surgimento constante de novas tecnologias, quem não se atualiza diariamente fica para trás. No contexto atual, é inaceitável se manter fora das redes sociais.

A cada dia surgem dezenas de mídias sociais, cada uma com sua especificidade. Desse modo, é necessário entender seu público para que a empresa obtenha sucesso nas redes sociais certas.  E nada melhor do que pesquisar o comportamento dos seus consumidores.

Conheça algumas ferramentas de gestão gratuitas para obter mais lucros com a tecnologia nesse outro post.

Criatividade transformada em inovação

Overthinking Nuclear Explosion GIF by franciscab - Find & Share on GIPHY

Aposte na inovação para driblar a crise, mas também aposte na criatividade. Mudar a rotina, os hábitos, o caminho de voltar para casa, os móveis de lugar, etc. Quem quer ser criativo deve gerar novas ideias e saber se reinventar todos os dias, mas só a criatividade não basta. Ela também precisa ser transformada. Transformar a criatividade em inovação é concretizar sua ideia, já que a inovação é quando a criatividade gera valor.

Como sua empresa se comporta diante da crise? Você pratica estratégias de inovação nos seus produtos e serviços? Não perca mais nenhuma novidade e assine nosso blog para receber artigos como este em primeira mão.  E não se esqueça: aposte na inovação para driblar a crise. Até a próxima!

  • Compartilhar
Anna Bella Bernardes
Jornalista formada pela PUC Minas e pós-graduada em comunicação e marketing pela Universidade de São Paulo. Com 7 anos de experiência na área de comunicação, desde 2015 atua com marketing de conteúdo, SEO e inbound marketing.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.