Saiba como aplicar a inteligência artificial no varejo

Você já sabe que os hábitos de consumo mudaram bastante. Dentro dessas transformações, se destaca o desenvolvimento da inteligência artificial (IA), que vem se tornando mais acessível no Brasil. A inteligência artificial possibilita a interação entre o homem e máquina. Mas você sabe quais benefícios da inteligência artificial no varejo? Confira no artigo de hoje!

Afinal, o que é inteligência artificial?

A IA é um campo de estudo da computação que busca pesquisar sobre a capacidade humana e simulá-la em máquinas de forma inteligente e racional. O grande motivo dessa aplicação é a busca por soluções.

No varejo, a inteligência artificial possibilita o atendimento automatizado e estreita a relação do varejista com o cliente. A IA bem aplicada proporciona uma experiência de compra ainda mais marcante para o consumidor e impulsiona novas vendas.

Com a inteligência artificial há uma incrível facilidade de armazenar e cruzar dados, já que o sistema é alimentado por um banco repleto de informações precisas. Quer um exemplo prático? Pense na aplicação dos chatbots!

Chatbots e a inteligência artificial no varejo

Vamos fazer um exercício bem simples. Entre em nosso site: https://www.pdvend.com.br

Clique no ícone de balãozinho no canto inferior direito. E pronto, você já está em contato com o nosso chatbot, ou melhor, com a Aninha. A nossa atendente virtual é o resultado da inteligência artificial sendo aplicada na prática!

Os chatbots são bons exemplos do uso da inteligência artificial no varejo. O robô realiza o atendimento ao cliente com uma interação humanizada e seu sistema é alimentado com as perguntas e respostas mais comuns do seu negócio. Quando a pergunta realizada não está no banco de dados, o cliente é direcionado para o atendente. Simples assim!

Particularidades da IA no varejo

O varejo está se beneficiando dos avanços da tecnologia e da inteligência artificial. Não só os varejistas como também os consumidores, que têm um atendimento personalizado e de forma ágil.

Por falar em agilidade, a cada dia os sistemas tem mais facilidade em cruzar informações e definir os perfis de clientes. Através da coleta de informações dos consumidores por meio da inteligência artificial, o varejista consegue traçar o perfil de cada um, escolhendo impactá-los com os produtos com maiores chances de serem adquiridos.

Engana-se quem pensa que a inteligência artificial é algo inacessível e pode ser usada apenas em grandes empreendimentos. Existem soluções que podem se adaptar a qualquer tipo de negócio. Em outubro publicamos um artigo sobre a invenção de um espelho inteligente, que busca melhorar a experiência do cliente nos provadores de roupas das lojas.

A IA também não surgiu para substituir completamente as pessoas. Ela visa ajuda-las a aperfeiçoar suas tarefas.

Como aplicar a inteligência artificial na sua loja

Conforme já falamos acima, você pode iniciar no mundo da inteligência artificial utilizando os chatbots no seu site, WhatsApp e Messenger. Além de esclarecer dúvidas do cliente, a tecnologia permite ainda que você venda e preste serviços.

Também é possível usar a IA no envio de e-mails automatizados. Partindo da premissa de oferecer os produtos de acordo com o perfil dos consumidores, você pode divulgar ofertas por e-mail chamando a pessoa pelo nome e usando um tom de voz pessoal.

A IA possibilita ainda agilidade na verificação de quantidade de vendas realizadas e na análise de documentos. Antes de introduzir a tecnologia no seu negócio, elabore um planejamento completo mapeando as oportunidades criar as melhores para os seus clientes.

É preciso fazer uma avaliação da qualidade dos dados que a empresa já tem para daí então programar o uso dos robôs. Identifique as áreas mais sensíveis do seu trabalho para que a IA atue para solucioná-las. Por fim, não deixe de avaliar todos os custos de implantação.

Resultados da IA no varejo

Com todas essas aplicações para o sucesso nos negócios, você otimiza os custos, planeja melhor suas compras, melhora a gestão do seu estoque, cria um bom relacionamento com os clientes e gera maior assertividade nas suas atividades do dia a dia. Por isso, é importante conhecer bem o seu cliente e os hábitos de compra dele para o sucesso das suas estratégias.

O principal resultado que você deve buscar com o uso da inteligência artificial no varejo é a melhoria do relacionamento da sua empresa com o cliente. Agora você já sabe um pouco mais sobre uma ferramenta que a cada dia mais ajuda empresas a entender o comportamento das pessoas através de uma comunicação única e personalizada. Busque oferecer uma experiência única com automação para os seus clientes!

Como é o uso da inteligência artificial na sua loja? Esperamos que essas dicas o ajudem no dia a dia do seu trabalho. Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários. Ah, compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam os benefícios da inteligência artificial no varejo.

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Anna Bella Bernardes
Jornalista formada pela PUC Minas e pós-graduada em comunicação e marketing pela Universidade de São Paulo. Com 7 anos de experiência na área de comunicação, desde 2015 atua com marketing de conteúdo, SEO e inbound marketing.

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