Máquina de cartão: Como usar ela no seu comércio

Máquina de cartão é um dos principais instrumentos de vendas do comércio, seja ele físico ou virtual.

Seja você proprietário de uma rede do varejo ou um empreendedor que trabalha sozinho, receber pagamentos através da Máquina de cartão é na maioria das vezes uma necessidade.

Afinal, ninguém quer perder uma venda por falta de opções de pagamento, certo?

Preparamos esse artigo, para dar dicas importantes de uso em seu empreendimento. Confira.

Máquina de cartão: Como adquirir?

Ao abrir uma empresa, muitos empreendedores têm diversas dúvidas.

Quais são as legislações da área, como funciona contabilidade, como adquirir maquininha de cartão, como usar máquina de cartão e até mesmo como fazer a gestão da loja e ter lucros no final do mês.

Como são muitas opções, vamos falar os passos básicos.

As taxas, mensalidades e condições específicas devem ser checadas com seu banco e empresas que fornecem a máquina de cartão.

As opções do mercado

Estude as condições, mensalidades, taxas de uso e funcionalidades.

Duas das principais opções do mercado são a Cielo e a Rede, que contam com vários planos que se adequam ao tamanho da sua empresa ou do serviço oferecido (móvel ou fixo).

Além delas, outras opções têm chegado ao mercado para competir com as grandes.

Há opções online, por exemplo a Pagseguro ou Startups que investem em tecnologia e atendimento diferenciado, como a Stone.

 Opções para PF ou PJ?

 Você deve ter em mente que, para adquirir uma maquininha de cartão, você precisa ser uma Pessoa Jurídica (PJ) ou, sendo Pessoa Física (PF), possuir alvará de funcionamento.

Vá ao seu banco e veja quais são as melhores taxas e condições para sua categoria. Geralmente, os bancos têm parcerias com as operadoras que fornecem as máquinas e conseguem condições especiais de aquisição.

Não se esqueça de levar toda a documentação necessária para abertura dessa conta. Essas informações costumam ser encontradas nos sites dos bancos.

Escolha a opção mais adequada para seu negócio, não se esqueça que não deve considerar apenas o preço, mas também a qualidade do serviço prestado, a tecnologia usada e a acessibilidade do serviço para seus clientes.

Por exemplo, não se esqueça de conferir se a máquina escolhida aceita os cartões que seus clientes costumam usar para fazer pagamentos.

Por que ter Máquina de cartão?

Atualmente, a maioria das pessoas não anda mais com dinheiro.

Oferecer a opção de pagamento em cartão pode aumentar o ticket médio de venda dos seus clientes, que não estarão mais limitados à quantidade de dinheiro que eles têm na carteira naquele momento.


 Com as maquininhas modernas, algumas que até já emitem a nota fiscal automaticamente, você consegue baixar aplicativos que ajudam no controle das vendas e gestão da sua loja.

Obrigatoriedade da aceitação de todas as bandeiras

Atualmente, toda máquina de cartão deve aceitar todas as bandeiras.

Com isso, o mercado varejista ganha muito em termos de possibilidades de vendas.

Aceitar todos os cartões, de qualquer bandeira, aumenta as possibilidades de ganho do lojista e permite que mais clientes tenham poder de compra.

Desde o dia 24 de março de 2017 os estabelecimentos podem optar por máquinas de cartão de crédito e débito que tenham todas as bandeiras, colocando de vez um ponto final na exclusividade entre operadoras de cartões e bandeiras, de acordo com o Banco Central.

Confira o que muda para o lojista com essa nova regra

Uma resolução do Banco Central determina então que é ilegal manter contratos de exclusividade.

Isso significa que agora o lojista pode ter apenas uma máquina de cartão e ainda conseguir menores taxas, já que a concorrência pode estimular ofertas mais atraentes de empresas menores.

A mudança, então, pode trazer mais economia para os custos de aluguel de máquina de cartão e de juros do lojista.

Isso gera mais competitividade com a expectativa de diminuição das taxas nas operações de débito e crédito.

Outra vantagem é que aumentará a disponibilidade de bandeiras menores em mais lojas e também o número de transações com os cartões.

A revolução do Smart Terminal

O Smart Terminal é a grande novidade que trouxe inovação e facilidade ao comércio varejista que aceita pagamentos em cartão.

Isso correspondente a grande maioria dos comércios em geral.

Afinal, hoje em dia é quase impossível imaginar que uma empresa não receba pagamentos nesta modalidade.

O surgimento do Smart Terminal deu mais sentido à máxima da tecnologia em apoio aos empreendedores

Imagine um dispositivo que alia grandes vantagens da POS e da TEF.

Agora imagine seu funcionamento em conjunto com outras funções que facilitam o fluxo comercial do seu negócio

O Smart Terminal é esse dispositivo.

Ele pode ser oferecido pelas redes de adquirência Rede ou Cielo – que reúnem as bandeiras mais usuais de cartões de crédito ou débito.

Vantagens do Smart

O Smart Terminal disponibiliza a possibilidade de você poder baixar aplicativos de gestão comercial para facilitar o dia a dia da sua empresa.

Além destas vantagens, até mesmo a emissão de notas fiscais pode ser feita pela máquina.

Uma grande exemplo de redução de custos de investimento é que o empreendedor pode abrir mão de outros dispositivos como computadores, tablets e impressoras.

Mais um diferencial que significa total mobilidade, facilitando todo o processo de gestão de vendas.

Ou seja, a Smart Terminal oferece uma solução de ponta-a-ponta para administrar seu negócio de maneira correta, dispensando o uso de outros dispositivos.

Sua operação é 100% da nuvem, ou seja, nenhum dado fica armazenado em computadores físicos, evitando assim perda de dados.

Com essa praticidade, todo o gerenciamento é feito à distância através da internet, proporcionando praticidade e controle total da gestão.

Como escolher a melhor opção?

Integre os pagamentos ao seu gerenciamento e à experiência do cliente da forma mais natural e agradável possível.

O cliente só pensa em qual a experiência que você está lhe fornecendo, seja qual for a forma de pagamento.

Quanto antes o varejo começar a adesão dessas novas tecnologias, mais eficiente será seu atendimento quando elas dominarem o mercado.

Quer saber mais? Não deixe de nos procurar para saber como aliar tecnologia à gestão do seu negócio.

 

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Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

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