Obrigatoriedade de aceitar todos os cartões na máquina: o que muda para o lojista

Agora, toda máquina de cartão deve aceitar todas as bandeiras. Com isso, o mercado varejista ganha muito em termos de possibilidades de vendas. Aceitar todos os cartões, de qualquer bandeira, aumenta as possibilidades de ganho do lojista e permite que mais clientes tenham poder de compra.  Desde o dia 24 de março de 2017 os estabelecimentos podem optar por máquinas de cartão de crédito e débito que tenham todas as bandeiras, colocando de vez um ponto final na exclusividade entre operadoras de cartões e bandeiras, de acordo com o Banco Central. Confira o que muda para o lojista com essa nova regra.

Máquina de Cartão – Resolução 3.815 do BCB

A resolução 3.815 do Banco Central do Brasil determina então que é ilegal manter contratos de exclusividade. Isso significa que agora o lojista pode ter apenas uma máquina de cartão e ainda conseguir menores taxas, já que a concorrência pode estimular ofertas mais atraentes de empresas menores.

Vantagens para o lojista

A mudança, então, pode trazer mais economia para os custos de aluguel de máquina de cartão e de juros do lojista (que não vai precisar mais operar com várias máquinas) e mais competitividade com a expectativa de diminuição das taxas nas operações de débito e crédito.

Outra vantagem é que aumentará a disponibilidade de bandeiras menores em mais lojas e também o número de transações com os cartões.

Prazos de recebimento para pagamentos feitos com máquina de cartão

E as novidades não param por aí.

4 de setembro de 2017. Esse é o prazo para a liquidação financeira de pagamentos com cartão centralizada em câmara unificada. Essa medida irá diminuir muito o tempo de recebimento das vendas e estornos de compras.
Agora o lojista terá mais opções e pode economizar ainda mais em suas atividades.

O que achou das mudanças? Deixe o seu comentário.

  • Compartilhar
Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.