Saiba como definir suas metas de vendas para o Natal

Falta menos de um mês pro Natal. Agora que a Black Friday acabou é hora de definir suas metas de vendas para o Natal, a data mais importante no varejo brasileiro!

Todos os anos na época do Natal, as pessoas estão propensas a gastar com presentes para a família, amigos e colegas de trabalho. Apesar da data já impulsionar as vendas automaticamente, para se destacar em relação aos concorrentes, sua loja precisa definir metas de vendas que geram resultados reais para o negócio. A criação das estratégias deve ser baseada em uma série de fatores, como por exemplo, no ticket médio gasto pelos seus clientes e nas vendas de Natal nos anos anteriores.

Muito além de montar a árvore de Natal e pendurar um cordão pisca pisca, a preparação da loja para o Natal deve começar no interior do negócio. Confira a seguir algumas dicas para definir as metas de vendas da sua loja para o Natal!

Conheça seus limites

Você certamente quer aumentar suas vendas no Natal. Para isso, você precisa avaliar qual é a capacidade de clientes que a sua loja pode atender no período, seja na infraestrutura, quantidade de estoque ou número de funcionários. Depois disso que você poderá estipular suas metas de vendas para o Natal.

Faça uma gestão de estoque eficiente

Como está seu estoque para as vendas de Natal? E a preparação para a entrega dos produtos? O planejamento é fundamental para o sucesso da sua campanha. Para estipular o estoque necessário para a data, reveja seus relatórios de vendas durante o todo ano e dos anos anteriores na mesma época. Estude também sua logística. O prazo dado ao cliente na entrega dos produtos deverá ser cumprido. Cuidado para não faltar ou acumular produtos no estoque!

Invista na divulgação

Você precisa investir em divulgação antes do Natal para atrair mais clientes, ainda que haja o crescimento da demanda por parte deles nesse período do ano. Tendo isso em mente, você precisa definir o quanto de budget será necessário para o investimento em marketing nas campanhas publicitárias. Também é preciso pensar em quais são os melhores canais para a divulgação dos produtos do seu negócio.

Motive o seu time de vendas

O seu time de vendas deve estar preparado para o grande período de vendas sazonais que o Natal representa. Caso seja necessário, sua loja pode contratar os já cotados vendedores temporários.  A motivação é fundamental para a data. Incentive seu time a buscar bons resultados a partir da criação de estratégias bem elaboradas. Crie objetivos e metas alcançáveis para faturar bastante no final de ano!

Principais erros na definição de metas para o Natal

 

Veja quais são os principais erros cometidos pelas lojas durante a campanha de Natal!

Não definir nenhuma meta

Com certeza o principal erro é começar não definindo nenhuma meta de venda. O conjunto de metas utilizado pela loja deve estar listado no planejamento do período. Por isso, defina metas para você e metas coletivas! Com os números em mãos, sua equipe saberá o que está bom, o que não está e quais deverão ser os próximos passos.

Não elaborar um planejamento

Já falamos que é imprescindível que haja um bom planejamento. Faça a análise baseada no seu histórico de vendas, planeje as ações da loja e prepare-se para um aumento no volume de vendas.

Não criar promoções

As pessoas adoram promoções. No planejamento você terá criado as estratégias que alavancam suas vendas. Inclua nesse planejamento as promoções por linha de produtos, combos que agreguem valor ao cliente e kits personalizados para a data.

Não investir na divulgação

Produzindo estratégias, criando metas e planejando promoções são excelentes passos para o sucesso de vendas. Mas de nada adianta se não houver investimento na divulgação das ações. Invista nas redes sociais e no envio de e-mail marketing para avisar os clientes sobre as ações da sua loja para o Natal. Busque estar próximo dos clientes (e não só nas datas comemorativas).

Não realizar o pós-venda

Não cometa o erro de deixar de armazenar os dados dos seus clientes. Sem esses dados fica difícil fazer um pós-venda. Uma nova venda para esse cliente então… É de extrema necessidade manter o contato com o cliente. Um cliente recorrente custa menos do que tentar conquistar um novo cliente. Ele também pode ser um ótimo embaixador da sua loja.

E então, preparado (a) para bater as metas de vendas para o Natal? Ainda não fez seu planejamento ou definiu suas metas? Ainda dá tempo. Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões!

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Anna Bella Bernardes
Jornalista formada pela PUC Minas e pós-graduada em comunicação e marketing pela Universidade de São Paulo. Com 7 anos de experiência na área de comunicação, desde 2015 atua com marketing de conteúdo, SEO e inbound marketing.

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