A relação entre gestão de estoque e aumento de lucros para microempresas

Há alguns anos, o Brasil aparecia em pesquisas como o quinto país com maior número de perdas no varejo. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados, esse ranking está melhorando devido ao aumento da preocupação com a redução das avarias. Isso significa que os empresários do varejo e microempresas começaram a perceber que a gestão eficiente do estoque gera um aumento no lucro.

Gestão de Microempresas

E de fato, as microempresas que fazem gestão de estoque podem eliminar gastos desnecessários e evitar excesso de produtos parados em estoque. Mais do que uma atividade comum, a gestão é estratégica para as microempresas, pois contam com menos recursos.

Vantagens de controlar estoque

A boa gestão de estoque proporciona oportunidades incríveis para o negócio, como:

  • Aumento da satisfação do cliente;
  • A possibilidade de praticar melhores preços;
  • Ser capaz de obter qualidade e agilidade.

Problemas causados pela má gestão

Os principais problemas da falta de gestão ou da má gestão de estoque são as consequências para o negócio, tais como:

  • aumento de custos em geral;
  • perda de vendas,;
  • Prejuízo com avarias e desvios de produtos;
  • Insuficiência de recursos em caixa.

Como otimizar a gestão e obter mais lucros?

Pequenos procedimentos podem melhorar a administração do estoque e melhorar os ganhos da empresa, como por exemplo:

  • levantar o que se tem no estoque;
  • listar os produtos por categorias;
  • registrar as datas de aquisição e validade;
  • Cadastrar nomes de fornecedores, entre outras informações básicas.

Como fazer isso com auxílio da tecnologia?

Para ajudar na gestão de estoque há softwares desenvolvidos especialmente para essa área ou ainda os que são totalmente integrados com as operações de venda da loja. É preciso pesquisar e conhecer as melhores opções para cada negócio.

Tirar relatórios e visualizar a situação do estoque e das vendas, saber quais produtos mais saem, para saber o momento certo de comprar, são apenas algumas das facilidades que a tecnologia oferece para aumentar a lucratividade das microempresas.

Dicas extras para uma gestão de estoque eficiente

Atentar para o giro de estoque também é importante, quando alguns produtos estão parados por muito tempo (deveriam ter saído em no máximo um mês e continuam por dois, três meses, por exemplo) e próximos do seu limite de custo, talvez seja o momento de fazer uma “queima”.

Com o controle de estoque organizado e com as informações nas mãos, negociar bem com fornecedores pode diminuir os custos, por isso invista em técnicas de negociação, com muita atenção para prazos e formas de entrega e pagamento. Assim como pesquisar formas de obter produtos em consignação.

A gestão de estoque é fundamental para obter lucros e aumentar a satisfação dos clientes. Assim, as microempresas são capazes de diminuir bastante os custos, além de aumentar a competitividade e crescimento no mercado.

  • Compartilhar
Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.