10 dicas imperdíveis para montar um Food truck de sucesso

Os carros e trailers customizados não são apenas uma opção saborosa e de fácil acesso. O food truck é um modelo de empreendimento tem ganhado cada vez mais lugar no mercado brasileiro. Isso porque ele proporciona refeições rápidas e de qualidade com valores acessíveis. Gosta do tipo de negócio e quer montar um food truck? Como qualquer investimento, ele exige um planejamento cuidadoso.

Acompanhe a leitura do post de hoje e descubra 10 dicas que você precisa saber antes de montar um food truck e atrair sua clientela. Confira!

1. Planeje-se para montar um food truck

É necessário analisar cuidadosamente todos os riscos antes de aplicar suas economias em um determinado modelo de carro. Você pode fazer pesquisas e observar os concorrentes para entender como funciona esse tipo de empreendimento. Por isso, elaborar um planejamento completo é tão importante. Busque conhecer o mercado antes de começar.

Você deve saber administrar um empreendimento e entender que o trabalho vai exigir muito esforço, principalmente no início. Ainda tem toda a burocracia de abrir um negócio: permissão do uso do veículo, o cumprimento das orientações da vigilância sanitária, entre outras obrigações. Você deve estar ciente de que não é somente adquirir um veículo e começar no dia seguinte.

2. Selecione o cardápio

O cardápio não pode ser grande. O food truck é conhecido por ter um cardápio compacto de opções. Até mesmo porque há pouco espaço disponível para o preparo de pratos muito elaborados. Portanto, busque pratos diferenciados e que consigam satisfazer bem o cliente. Além de feiras de food trucks, os momentos de maior venda são almoço, happy hour e em locais de grande movimento à noite.

3. Defina o seu carro chefe

Todo bom food truck tem o seu carro chefe. O prato principal do seu food truck deve ser bem desenvolvido para garantir o sucesso do negócio. Esse diferencial será o seu cartão de visitas e fidelizará o seu público.

4. Escolha bem o seu veículo

O primeiro passo para escolher o modelo do veículo para o seu negócio ideal é definir qual o tipo de alimento será servido. Feito isso, pesquise sobre como fazer a adequação dos carros para food trucks com empresas qualificadas.  O carro deve ser adaptado conforme as necessidades do negócio. Visando sempre atender bem o público.

5. Conheça bem o seu público

Algo muito comum nas comidas de rua é a relação intimista com os clientes. Mais do que oferecer pratos deliciosos e diferentes, ofereça bons canais de comunicação online e offline com seus clientes para garantir um público sempre constante. O atendimento deve ocorrer no menor tempo possível. Muitos clientes procuram food trucks justamente porque não gostam de longas esperas. Você pode fazer testes em eventos, com locação de barracas, para testar a recepção do seu produto pelo público.

6. Recolha feedback dos seus clientes

Estabeleça uma relação de intimidade com seus clientes e peça feedback a eles. Além de fidelizar o público, o feedback melhora a qualidade do produto e do atendimento. Independentemente do comentário, receba-o de forma positiva. Todos vão sair ganhando.

7. Encontre seu ponto de trabalho

O público e o cardápio devem ser levados em conta na hora de escolher o seu ponto – ou seus pontos – de trabalho. Se você escolher fazer vendas particulares, procure regiões movimentadas, com baixa concorrência e que exista uma demanda para o seu produto. Agora, você também pode participar de eventos com diversos food trucks. Lá já existe um público certo. Aproveite as oportunidades!

8. Busque boas referências

Ao começar um novo negócio pode ser interessante buscar dicas ou até mesmo uma consultoria com profissionais experientes no mercado.  Esta é uma boa opção para conhecer o ramo que você quer atuar.

9. Fique atento aos equipamentos

Como o espaço é compacto, é preciso otimiza-lo com os equipamentos mais adequados para montar um food truck. Todo o veículo deve ser planejado para se tornar um ambiente de trabalho seguro e adequado para os funcionários e clientes. Escolha o veículo, customize-o, faça as adaptações necessárias para a sua cozinha sobre rodas e tenha um espaço para o atendimento aos clientes e a conservação dos ingredientes e refeições.

10. Procure por profissionais capacitados

O momento de contratar os funcionários para o food truck é muito importante. Eles devem ter um conhecimento prévio da culinária que irão adotar e até mesmo da operação em um food truck. Busque investir na capacitação dos colaboradores sempre que necessário. Já que além de adicionarem toques pessoais ao serviço, eles precisam trabalhar dentro dos padrões.

Food truck não é uma moda passageira. Ele é uma empresa que deve servir comida fresca e de qualidade para seus clientes. Através das dicas de hoje e com um bom direcionamento profissional, montar um food truck será um investimento que trará resultados satisfatórios para você.

Esperamos que você tenha tirado boas lições para os primeiros passos para montar um food truck. Desejamos muito sucesso nos seus negócios. Ah, e não se esqueça de deixar sua dúvida ou sugestão no campo abaixo.

  • Compartilhar
Anna Bella Bernardes
Jornalista formada pela PUC Minas e pós-graduada em comunicação e marketing pela Universidade de São Paulo. Com 7 anos de experiência na área de comunicação, desde 2015 atua com marketing de conteúdo, SEO e inbound marketing.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.