Descubra como entender o comportamento e as necessidades do cliente

O processo de vendas  mudou. Hoje em dia os consumidores são impactados de diversas formas: ruas, televisão, redes sociais ou internet. Por isso, influenciar a decisão de compra dos consumidores é um grande desafio para os varejistas. É preciso entender as necessidades do cliente para daí então atendê-la de forma satisfatória.

As pessoas já não são tão fiéis a uma marca ou loja. Mas as mudanças de compra do consumidor podem ser benéficas para ambos os lados. Escrevemos o post de hoje pensando em ajuda-lo a entender as necessidades do cliente e fortalecer a sua marca. Vamos lá?

Importância de conhecer as necessidades do cliente

É preciso conhecer a jornada do consumidor para entender como funcionam as necessidades do cliente. Entender essas necessidades vai te ajudar a planejar melhor as campanhas de marketing e vendas. O consumidor tem um problema e espera uma solução. Cabe a sua marca supri-la para que ele adquira seu produto ou serviço.

Caso sua empresa não resolva o problema como o cliente gostaria, ele ficará insatisfeito e muito provavelmente não efetuará uma nova compra no futuro. As empresas precisam pensar não só nas vendas atuais, mais também nos resultados de longo prazo e fidelização de clientes. Os consumidores devem ter alto nível de satisfação com a sua marca para se tornarem promotores dela.

Vendedores como os de antigamente, que são extremamente persuasivos, insistentes e miram em um alvo que não conhece suas necessidades já não geram bons resultados no modelo de vendas atual.

Como entendê-las

É preciso compreender o comportamento do consumidor para chamar a atenção dele com ofertas certeiras. Os clientes compram por diversos motivos e entender essas motivações é essencial. Agora que você conhece a importância de conhecer as necessidades do cliente, confira algumas dicas de como entendê-las e melhor a sua relação com o cliente.

1. Realize pesquisas

Para conhecer as características dos consumidores é preciso fazer alguns levantamentos. Pesquise os dados pessoais dos clientes, como faixa etária, sexo, localização e canais de comunicação mais utilizados para criar uma rotina de pesquisas com o público-alvo.

Em seguida, busque descobrir quais são os principais desafios, problemas e objetivos dos consumidores para traçar um perfil mais profundo dele. A partir disso, você irá criar as personas, ou seja, os clientes ideais. Eles deverão ser levados em conta antes de criar suas estratégias.

2. Busque pensar como o seu o cliente

Quais são os principais motivos que fazem com que os consumidores comprem seus produtos? Ter empatia e colocar-se no lugar do outro são atitudes de extrema importância para conhecer as reais necessidades do cliente. Após reunir as informações relevantes sobre os seus clientes, busque imaginar-se no seu lugar e pensar como ele nas tomadas de decisão.

3. Dê atenção aos feedbacks

feedback do cliente é essencial para melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços. Além de gerar dados, ele proporciona uma percepção positiva da marca, mostrando que ela está preocupada com o consumidor e leva em consideração a sua opinião. Você deve incentivar os clientes a compartilharem suas opiniões nos canais de comunicação da empresa.

Você deve estar à disposição do público, inclusive fazendo postagens constantes nas redes sociais. Busque responder todas as dúvidas e faça posts com conteúdos de qualidade, com foco na resolução de problemas.

4. Estabeleça um diálogo constante

Segmentar é muito importante para o sucesso das suas estratégias. Por isso, é preciso criar um diálogo constante, antes e depois da venda, conforme a motivação de cada cliente. Você deve dividir seus consumidores em grupos segmentados para comunicar com eles de forma diferente.

5. Mantenha sua marca saudável

A saúde da marca deve ser pensada ao longo prazo. Você deve criar um planejamento e coloca-lo em prática do início ao fim. Tome cuidado para que a marca não perca força e seja vinculada apenas a descontos, por exemplo. Logo, não realize só descontos e promoções o tempo todo.

Oferecer um atendimento personalizado e uma experiência inovadora na loja irá despertar a atenção do consumidor e fazê-lo comprar o seu produto. Além disso, como abordamos no artigo de hoje, é preciso entender todas as necessidades do cliente para sua marca alcançar sucesso entre os consumidores.

Sua marca é a única responsável por criar as estratégias que possibilitarão que ela se torne uma referência no mercado. Pensando nisso, não se esqueça de avaliar cada uma das dicas listadas no texto. Seus clientes ficarão mais satisfeitos e agradecerão. Pode ter certeza!

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Anna Bella Bernardes
Jornalista formada pela PUC Minas e pós-graduada em comunicação e marketing pela Universidade de São Paulo. Com 7 anos de experiência na área de comunicação, desde 2015 atua com marketing de conteúdo, SEO e inbound marketing.

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