Por que Negócios Inovadores têm mais chances de sucesso?

O que tem em comum entre empresas como Uber, Google, Airbnb e Facebook para que elas sejam empresas de sucesso mundo afora? A inovação! O bom é que não precisamos ir muito longe para ver pessoas e negócios inovadores. Quem nunca ouviu falar de casos de camelôs que viraram palestrantes pelo simples fato de fazer diferente em relação aos seus concorrentes?

Se você abrir um negócio, provavelmente haverá pelo menos 10 ideias parecidas com a sua. Como lidar com isso?

De acordo com o Manual de Oslo, a inovação é a implementação de um produto, bem ou serviço, seja novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

É isso mesmo: não precisamos inventar nenhum produto revolucionário para inovarmos.

Negócios Inovadores

Pipoqueiro Valdir

Veja o caso do pipoqueiro Valdir. Ele resolveu vender pipoca no anel central de Curitiba, mas lá já existiam mais de 70 pipoqueiros. Ele foi entender como seus concorrentes faziam e identificou que acrescentado apenas três itens ao seu carrinho de pipoca (qualidade, atendimento e asseio), ele já seria diferente dos seus concorrentes. ]

O Valdir não parou por aí: em seu carrinho atualmente existem mais de 140 inovações, não é a toa que ele é campeão de vendas e já fez mais de 500 palestras.

Quando abrimos qualquer negócio, precisamos usar nossa criatividade para inovar, pois haverá pelo menos 10 ideias parecidas com a sua e provavelmente seu concorrente estará à frente. Se for fazer mais do mesmo, seu negócio terá grandes chances de não prosperar. Lembre-se que concorrente não é só aquela empresa que vende um produto ou serviço semelhante ao seu, e sim, a empresa que compete pelo mesmo dinheiro do seu público-alvo. Para exemplificar, uma empresa de transporte aéreo concorre com uma empresa de transporte terrestre interestadual.

Dicas para abrir negócios inovadores

Para começar a fazer diferente dos seus concorrentes, aqui vão algumas dicas:

Pesquise bem seus concorrentes

Entenda como eles trabalham, e é quase certo que você encontrará padrões de mercado.

Procure formas de agregar mais valor para seus clientes

Um simples atendimento diferenciado já é um bom começo. O Brasil possui um problema sério de atendimento.

Encante seus clientes:

Faça com que eles sejam embaixadores de sua marca e divulguem sua empresa. O Uber, por exemplo, faz muito bem isso.

Sempre peça sugestões e críticas para seus clientes:

Eles são a razão de você existir e podem ver coisas que você ainda não identificou.

 

Agora é hora de colocar a mão na massa para inovar e fazer com que seus clientes amem sua empresa.

Quer saber mais dicas de gestão e negócios inovadores? Acompanhe nosso blog!

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Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

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