PDV: Dicas de como você exibir seus produtos corretamente

PDV ou Ponto de Venda é o setor em que os seus produtos serão expostos permanentemente em qualquer época ou promoção.

A organização desse fator é essencial para as vendas e ocorre nos mais variados tipos de comércio, desde pequenos varejos até redes de supermercados.

Uma pesquisa recente da Point of Purchase Advertising Institute apontou que 85% dos brasileiros fazem a decisão da compra exatamente no ponto de venda.

Deste moto, o PDV do seu negócio deve ser muito bem explorado para que as vendas sejam concretizadas de forma que alavanque seu empreendimento.

O impulsionamento das vendas tem relação direta com a administração correta do ponto de venda.

Isso deve ser feito de forma estratégica, colocando produtos em pontos estratégicos de acordo com o espaço físico do negócio.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes de como você deve organizar seu ponto de venda da forma que ele fique atrativo.

Certamente, será meio caminho andando para o aumento do seu faturamento.

Otimize seu PDV com ajustes simples de organização

1 – Organize visualmente

Ninguém gosta de ir a um mercado ou uma loja e nota desorganização nas prateleiras ou gôndolas, não é verdade?

Por isso, fique atento quanto à organização visual do seu ambiente. Verifique e reponha todos os espaços após cada venda concretizada.

Manter o visual organizado, favorece que potenciais clientes tenham a mesma experiência do anterior que concretizou a compra.

Se seu espaço permitir, organize seus produtos por categorias, grupos e até mesmo em cores.

2 – Valorize a iluminação

Enquanto um produto é ignorado quando está na penumbra, aquele que está exposto sob iluminação correta dificilmente passa despercebido.

A luz capta a atenção do cliente e agrega valor ao produto no seu PDV.

Levando em consideração que iluminação deve ser utilizada a favor da sua luva, teste diferentes tipos de sistemas.

Essa variação elimina a possibilidade de monotonia e gera destaque a determinados produtos.

3 – Dê valor ao destaque

Invista em expositores e displays para colocar em destaque os produtos de maior valor.

Essa exposição de produtos mais caros agrega ainda mais na decisão de compra do consumidor.

Desta forma, você organiza seu produto de maior margem de lucro e ao mesmo tempo setoriza a separação com os mais baratos.

Acredite, o destaque em produtos mais caros colabora com a sedução do consumidor na hora da venda.

4 – Crie uma história

História engajam e encantam. Por isso, procure deixar o ambiente da loja mais aconchegante.

Otimize espaços e disponha de serviços que faça o cliente esquecer que está em uma loja.

Conceitue a história da marca, usando e abusando de cores adequadas e iluminação para causar emoções.

Outras dicas técnicas de ponto de venda

– Descubra os pontos focais de maior iluminação da sua loja

– Aposte na altura certa dos produtos

– Valorize a acessibilidade

– Deixe claro as opções de modelos e cores

– Incentive a liberdade do consumidor ao estudar o produto

Organização em seu sistema de PDV também conta para resultados positivos

O ponto de venda física é primordial para que suas vendas tenham impacto positivo sobre os seus negócios.

Porém, de nada adianta um controle visível, se a sua gestão não caminha da mesma forma.

Por isso, não abra mão de um sistema eficiente de vendas, controle de estoque e painel de dados.

Através dele que você terá controle sobre suas transações, relatórios de vendas e até mesmo para mudança de estratégia caso haja encalhe de algum produto.

O PDVend é uma excelente opção neste processo.

Através do sistema, você gerencia de forma simplificada os produtos que tem em estoque, além de informações precisas do seu controle financeiro.

Ele tem a vantagem do armazenamento de dados em nuvem, o que elimina o risco de perda de dados por qualquer motivo.

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Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

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