10 dicas para fazer um planejamento de vendas para o seu negócio

Sem dúvidas o primeiro passo para conquistar o sucesso na gestão comercial de qualquer empresa é montar um completo planejamento de vendas.

Um planejamento estratégico deve buscar fazer uma pesquisa detalhada do mercado e da concorrência e precisa ser seguido à risca pela equipe. No artigo de hoje você verá 10 dicas necessárias para fazer um bom planejamento de vendas e aumentar seu sucesso nos negócios. Acompanhe!

1.   Crie uma segmentação de mercado

Não adianta sua empresa estar em tudo que é mercado. É preciso ter foco e escolher sua segmentação. E uma estratégia de atuação segmentada é imprescindível na elaboração de um planejamento de vendas. Segmentar um mercado é dividi-lo para criar grupos com características específicas. Através da segmentação sua empresa conseguirá estabelecer um melhor posicionamento da marca, criar uma imagem de referência na cabeça do consumidor e um controle melhor sobre o mercado.

2.   Defina o perfil de cliente ideal

Sua empresa definiu o mercado de atuação? Maravilha! Agora, é fundamental que seja feito um estudo de perfil de cliente ideal para o sucesso do seu planejamento de vendas. A escolha do perfil de cliente ideal leva em consideração diversas características, como porte, faturamento, localização, número de funcionários e cultura da empresa.

A definição das personas também é fundamental para uma comunicação mais direcionada. Personas são os perfis de pessoas que circulam na sua loja. Por isso, você deve estar atento às preferências, hábitos e costumes dos seus consumidores.

3.   Faça o benchmarking do mercado

Através do benchmarking sua empresa fará uma análise de mercado para procurar as melhores práticas disponíveis. Desse modo, descubra como os produtos da concorrência se posicionam, quais são suas estratégias de vendas, quais preços estão sendo praticados, etc.

4.   Crie um funil de vendas

Por meio da construção de um funil de vendas, a empresa começa a entender melhor o processo de relacionamento com o cliente. Além de identificar quais são os maiores problemas durante todo o processo de fechamento de vendas e quais estratégias podem solucionar todos esses gargalos.

5.   Defina metas inteligentes

A definição de metas inteligentes é essencial para alcançar os objetivos traçados no planejamento de vendas. As metas definidas no planejamento devem possuir especificidade, mensurabilidade, atingibilidade, relevância e temporalidade.

6.   Use a tecnologia ao seu favor

É preciso ter em mãos dados relevantes para embasar as decisões em um planejamento de vendas. Pois bem, a tecnologia tem um papel importantíssimo na elaboração desse planejamento. Ela auxilia na administração de todos esses dados com precisão e ainda agiliza a análise. Sem contar que as empresas estão transformando suas vendas em um modelo cada vez mais digital através da tecnologia.

7.   Alinhe o planejamento com as estratégias de marketing

A cada dia mais as áreas de marketing e vendas têm trabalhado juntas. Que bom! Está mais que comprovado que as redes sociais e as estratégias de marketing digital, como a automação, ajudam na venda de produtos e serviços. Por isso, alinhe seu planejamento de vendas com as estratégias de marketing e avalie o impacto das estratégias para o seu negócio.

8.   Escolha bem sua equipe de vendas

Não deixe de avaliar quais são os perfis ideais de profissionais para compor sua equipe de vendas, sejam vendedores ou mesmo líderes. Caso necessário, capacite ou até mesmo substitua alguns colaboradores. Toda equipe deve estar alinhada. Crie metas e ofereça uma boa estratégia de remuneração para os vendedores de destaque.

9.   Acompanhe seu planejamento de vendas

A criação do planejamento de vendas só vai fazer sentido se houver um acompanhado constante. Assim que implantado, estabeleça uma rotina de análise e revisão de todos os pontos com a sua equipe. Faça relatórios com os resultados encontrados e tome as devidas providencias para as alterações, caso existam.

10. Busque ter uma empresa sustentável

O planejamento de vendas é um importante passo para a construção de uma empresa sustentável. As soluções sustentáveis buscam reduzir desperdícios, trazer economia, novos modelos de negócios e aumento de faturamento. Em tempos de recessão econômica, muitas empresas começam a rever todo o seu planejamento para amenizar os gastos e se manterem em pé.

As estratégias de vendas devem estar alinhadas com a geração de receita da empresa. Assim, é preciso buscar atingir as metas e garantir o retorno financeiro planejado.

Para conquistar bons resultados, busque estar sempre atento aos novos métodos e tecnologias disponíveis que visam aperfeiçoar o trabalho da equipe de vendas.

Por hoje é só. Ficou alguma dúvida? Não se esqueça de deixar um comentário no campo abaixo. Esperamos que as 10 dicas de hoje te ajudem a elaboram um bom planejamento de vendas para o seu negócio!

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Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

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