Dicas de cuidados para planejar sua estratégia de preços

A estratégia de preços de uma loja é essencial para o negócio e vai além de cobrir os custos e obter lucro. É fundamental também como ferramenta de atração de clientes. Para evitar prejuízos ou ainda para não espantar a clientela, reunimos aqui algumas dicas úteis e de cuidados que podem auxiliar no planejamento da estratégia de preços.

Estratégia de Preços – Como formular?

Cuidado com os extremos: lucrar demais ou não cobrir os custos

Ansioso para conquistar mais clientes, às vezes o empresário abaixa demais os preços e acaba prejudicando a próprio negócio. Cuidado com relação à cobertura de todos os custos e todas as despesas, encargos, para a obtenção ou produção do seu produto.

Verifique se existe possibilidade de ganhar margem de lucro pela venda de outros produtos, durante essas ações promocionais, por exemplo.

Aumentar demais, diminuir demais? Cuidado!

Outro exemplo de extremo é o de aumentar demais o preço de um produto (alta lucratividade ou lucro excessivo temporário), a ponto desse preço sair mesmo “da curva” e ter um resultado negativo. Isso pode gerar desapontamento do cliente e diminuição da procura pelo produto. Assim, você acaba dando mais chance para a concorrência.

Se o produto for exclusivo mesmo e o preço alto não agregar valor ou diferencial para o cliente, o resultado também pode ser ruim.

O cuidado aqui é planejar melhor como deve ser a percepção do cliente da sua loja, da sua marca como um todo, e estabelecer uma margem segura.

Cuidado com a falta de estudo do público-alvo

É preciso estudar bastante e de forma continuada o mercado em que a loja irá atuar. As informações do estudo do público-alvo são essenciais para formular os preços.

Levante dados demográficos básicos como localização, renda, profissão, sexo, idade. Além disso, busque dados psicológicos e comportamentais, tais como hábitos, preferências de consumo, fontes de informação e entretenimento.

Quais são os principais desafios enfrentados e as soluções da sua empresa para o cliente?

Essas informações podem deixar a pesquisa mais profunda e próxima da realidade.

Com os perfis do público bem estruturados, pode-se oferecer alguns diferenciais e facilidades para o cliente. Por exemplo: diferentes formas de pagamento, estender o prazo (muita atenção na formulação de preços para parcelamentos), bônus e promoções para fidelizar e encantar o cliente.

Lembre-se do marketing de varejo local e seja mais criativo que a concorrência para sair na frente.

Dica Extra – Observe variáveis externas

Outro cuidado ainda nesse item, é considerar variáveis externas que podem impactar no comportamento do cliente.

Como está a situação política do país, níveis de emprego e renda, abertura de novos concorrentes e produção de novos produtos no mercado? Tudo isso pode impactar.

Cuidados ao escolher o software e outras ferramentas de precificação

São várias as vantagens em se investir em tecnologia para a gestão e precificação no varejo, uma delas é poder trabalhar com preços dinâmicos, sem a necessidade de re-trabalho, com segurança para não perder dados importantes.

Ferramentas para fazer precificação

Utilizar ferramentas e sistemas desenvolvidos especificamente para essas tarefas, geram eficiência e economia para a loja. Os softwares além de facilitarem a atualização dos preços, podem funcionar para a gestão de estoque e ainda realizar vendas nos caixas, tudo em um só lugar, em tempo real.

Pesquise as opções disponíveis no mercado para encontrar as ferramentas que mais se adequam às necessidades do negócio.
Se você quiser ver mais dicas sobre estratégia de preços, já falamos anteriormente aqui no blog, com as “10 dicas rápidas sobre precificação”. Até logo!

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Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

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