Ponto de Venda: Como escolher o ponto físico

O ponto físico ou ponto de venda (“point of sale”) é o local onde vai se instalar a sua empresa ou loja (estabelecimento comercial), onde o cliente irá comprar seus produtos ou serviços. O ponto físico é o coração do negócio e a chave para o sucesso depende da melhor escolha da localização, entre outros investimentos. Quer saber como escolher melhor  o ponto para abrir a futura empresa? Confira aqui algumas informações úteis:

Ponto de Venda – Localização

Para escolher o melhor lugar para o ponto físico leve em consideração:

Concorrência

Saiba tudo sobre a concorrência geograficamente, ou seja, as lojas fisicamente próximas. Conheça também saiba seus pontos fortes e fracos.

Você pode optar por comércios estabelecidos por segmentos iguais e fazer parte do todo (farmácias, lavanderias, roupas, presentes, gastronomia, por exemplo);

Rotas de acesso

Acessibilidade é muito importante para ter clientes!

Verifique as rotas e vias de acesso à comercial do ponto físico.

Contratos do imóvel

Fique atento a todos os detalhes do contrato do imóvel para não passar perrengues, verifique:

  • Se o comércio já é bem movimentado;
  • Se tem cases de sucesso;
  • As condições de segurança, ruídos, limpeza e acessibilidade.

Visual também é importante!

Invista no projeto visual da fachada e vitrine, pois são os itens que os clientes verão primeiro. Isso é determinante para aumentar e manter o fluxo de pessoas.

Como ter sucesso no ponto de venda – Ponto físico

De acordo com o Sebrae, o empreendedor deve ficar atento também aos seguintes itens para ter sucesso no ponto físico:

Boa localização

  • É determinante para o sucesso ou não do negócio.
  • O ponto ideal é aquele que fica pertinho dos potenciais clientes;

Conheça seus clientes

Tenha os dados sobre seus potenciais clientes na ponta do lápis: interesses pessoais, dados demográficos, hábitos de frequência.

Acessibilidade

  • Facilidade de acesso (vias, rampas, estacionamentos);
  • Opções de transporte para acesso ao seu ponto físico;

Estética

Invista na funcionalidade estética e física, desde a fachada até o interior da loja. É muito importante estudar sobre a melhor disposição dos produtos e mostruários para aumentar suas vendas e agradar ao cliente.

Questões Jurídicas

  • Verifique a viabilidade jurídica para eventuais reformas no ponto físico;

Concorrência

Faça uma análise cuidadosa da concorrência. No varejo, ela pode ser muito benéfica muitas vezes.

Experiência do Cliente

Falamos bastante do exterior da loja ou do ponto físico, é preciso lembrar de todo o trabalho necessário para o interior, desde o projeto arquitetônico até a experiência de compra.

Sabendo que é sempre possível começar bem e ir melhorando com a própria experiência, dê atenção aos itens:

  • fachada, vitrine, limpeza, climatização, segurança, arquitetura e decoração;
  • Sinalização;
  • Tecnologia e serviços como Wi-Fi, que facilitam a experiência (sistema móvel de caixa, us de tablets, leitores de código de barras, entre outros), localização dos produtos que vendem mais, entre outros detalhes essenciais.

Dicas extras para alavancar as vendas no ponto de venda

  • Ações promocionais online e offline;
  • Parcerias locais (com vizinhos, com instituições, a exemplo da campanha “Compre do Pequeno);
  • Evite problemas legais, tais como puxadinhos, música alta, etc;
  • Boa sinalização é essencial;
  • Fidelização de clientes por meio de atendimento personalizado.

Gostou das dicas? Comente com a gente o que achou e se conhece outras estratégias de escolha de ponto de venda. Aliás, falando em ponto de venda, depois que abrir uma loja, já sabe como fazer a gestão das vendas?

Procure softwares de gestão que te permitam fazer um controle das vendas, de estoque e precificação!

Leia mais aqui em nosso blog. 🙂

  • Compartilhar
Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.