Por que escolher um sistema em nuvem para gerenciar seu negócio?

Um sistema em nuvem é aquele que, ao invés de ser instalado diretamente em um servidor físico, opera por servidores remotos, permitindo o armazenamento de dados e o compartilhamento de informações em tempo real, usando qualquer dispositivo conectado à internet. 

Esse tipo de sistema tem se popularizado muito nos últimos tempos porque, além de otimizar a execução das tarefas, ele também contribui para um aumento na eficiência dos processos, ajuda a diminuir custos, e traz vários outros benefícios. Além disso, a segurança dos dados é garantida, o que torna todos os processos muito mais confiáveis. 

Quer saber por que você deveria escolher um sistema em nuvem para gerenciar seu negócio? Continue a leitura desse post. 

Acessibilidade

Com um sistema em nuvem, é possível acessar facilmente as informações necessárias, a qualquer momento e em qualquer lugar. O acesso e o compartilhamento de dados podem ser feitos durante reuniões externas ou viagens de negócios remotamente, bastando um dispositivo conectado. Essa possibilidade facilita a rotina corporativa e aumenta a produtividade. 

Redução de custos

Outra grande vantagem dos sistemas em nuvem é que eles proporcionam uma redução de custos significativa. Com eles, não é necessário gastar tanto com impressões e nem contar com um grande espaço físico para armazenar documentos, contratos e recibos.

Além disso, como não demandam a compra de licenças, uma grande infraestrutura e nem uma equipe de TI dedicada exclusivamente para a operação do sistema, eles também são muito mais econômicos. Na prática, sobra mais dinheiro para investir na empresa e torná-la mais rentável! 

Gestão de fluxo de caixa

A gestão de fluxo de caixa é de extrema importância para a empresa. Com um sistema de gestão corporativo operando em nuvem, é possível contar com mais segurança na hora de administrar as informações sobre o que entra e o que sai do caixa da empresa. As funcionalidades do sistema são versáteis nesse sentido, e vão desde fornecer os valores com base nos lançamentos financeiros até proporcionar o controle e previsão de saldo para cada dia e mês de maneira personalizada.

CRM

Um bom CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é essencial para as empresas terem sucesso. Com ele, é possível identificar o perfil e as demandas de cada consumidor e melhorar o relacionamento. Nesse contexto, os sistemas em nuvem ajudam pois, por meio deles, é possível controlar as informações sobre os clientes e os históricos de interações com os mesmos, além de gerar relatórios que ajudam a identificar boas oportunidades. 

Integração entre os diferentes setores

Com sistemas em nuvem, é muito mais simples e rápido compartilhar informações entre os diferentes departamentos da empresa, facilitando a comunicação e fazendo com que todas as áreas estejam perfeitamente integradas. Isso torna a gestão muito mais dinâmica e eficaz, evitando falhas de comunicação, erros e retrabalho. Além disso, o gestor consegue acompanhar de perto todos os setores ao mesmo tempo, e ter uma visão completa das atividades que estão sendo realizadas, tudo em tempo real. 

Nesse aspecto, o processo de tomada de decisão também se torna mais fácil, já que o gestor tem acesso a mais informações e, assim, consegue fazer análises muito mais precisas do cenário. Essas informações ajudam a decidir as melhores estratégias. 

Segurança garantida

Um dos grandes benefícios dos sistemas em nuvem é a segurança dos dados, que é muito maior comparada à vulnerabilidade de informações armazenadas fisicamente. O armazenamento local está propenso a acidentes, extravios, perdas e outros problemas que podem acarretar enormes danos.Já quando os dados ficam armazenados em nuvem, não existe esse risco.

Os sistemas mais confiáveis do mercado são certificados por instituições sérias e estão sujeitos a práticas rigorosas de segurança, para garantir que todos os dados estejam 100% protegidos. Além disso, há backups automáticos para garantir que nenhuma informação seja extraviada por engano. As atualizações e manutenções do software, bem como o monitoramento da rede, também são de responsabilidade da empresa desenvolvedora do sistema.

 

E aí, conseguimos esclarecer as principais vantagens de se usar um sistema em nuvem?  Deixe um comentário e nos ajude a aprimorar cada vez nosso conteúdo! 

  • Compartilhar
Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.