Aprenda como realizar um pós-venda que dá certo

Quer fidelizar seus clientes para que eles voltem para consumir seus produtos? Invista no pós-venda. Simples assim! Muitas empresas ao querer atrair novos clientes acabam se esquecendo de dar atenção aquele bom cliente que já conhece a qualidade dos seus produtos ou serviços. Se ele recebesse um estímulo, ele poderia voltar a consumir na loja e ainda divulga-la para os seus amigos. Pensando nisso, no texto de hoje separamos algumas dicas para você realizar um pós-venda que dá certo!

Decida como funcionará seu pós-venda

O pós-venda pode ser executado de duas formas: pela equipe de vendas ou por uma equipe especializada em atender o cliente, como a de customer success. O vendedor é quem fechou o negócio e tem outras diversas tarefas. Fazer telefonemas, visitas, prospectar, visitar clientes, produzir relatórios, entre outras funções. Desse modo, para fazer todas essas tarefas com sucesso e ainda realizar um pós-venda que dá certo, conte com um sistema de dados completo e estruturado.

Já o pós-venda realizado por um time especializado será mais focado na interação com o cliente. Mas é imprescindível que as duas equipes se comuniquem e troque todas as informações a todo o tempo.

Busque saber a opinião do cliente

Além de poder fidelizar o cliente, o pós-venda possibilita saber o que ele achou do produto. Os bons vendedores não querem que os clientes simplesmente finalizem suas compras. Eles desejam que as pessoas usem e gostem dos itens adquiridos. Para o sucesso nos negócio é preciso saber como os seus consumidores estão se adaptando aos produtos. Ajudando-os quando necessário na implementação ou utilização da compra.

Ofereça o melhor atendimento

Sua equipe deverá oferecer dedicação máxima na comunicação com o cliente. Una esforços nessa hora! Todo o time deve saber a importância do pós-venda com excelência. Busque mostrar que você conhece com propriedade o produto e passe segurança ao interagir com o cliente. Você deve oferecer um atendimento personalizado e diferenciado ao cliente.

Cumpra tudo o que você prometeu

É preciso ter atenção com cada palavra dita durante a negociação com o cliente. Pois ao efetuar a compra, ele quer que tudo saia conforme o planejado. Ofereça tudo o que você prometeu e acompanhe todos os passos para que tudo saia como o planejado.

Tenha interesse pelo seu cliente

Você precisa mostrar que se importa com o seu cliente, ouvindo-o e buscando resolver seus problemas para que tudo dê certo e ele fique satisfeito. Caso o seu cliente tenha entrado em contato diretamente com você, fale com ele. Mostre que você se interessa com as necessidades do seu cliente. Afinal, foi de você que ele lembrou graças à confiança na relação que vocês estão nutrindo.

Nutra esse relacionamento

Mas não deixe que o seu cliente só se lembre de você quando ele tiver algum tipo de problema. Você deve ir nutrindo um relacionamento saudável com o seu cliente. Esteja sempre um passo à frente!

Seja compreensível com ele

Dê atenção ao cliente quando ele solicitar. Afinal, se ele está com um problema e te procurou pedindo ajuda é porque ele tem certa urgência. Até mesmo porque ele pode ter razão. É preciso entender todos os lados que estão prejudicando o cliente. Não demonstre que está ocupado e não pode dar atenção a ele nesse momento. Não se esqueça de ser cordial e atencioso.

Invista também na comunicação com os funcionários

Lembre-se que funcionários também são clientes. A comunicação entre as áreas da empresa deve acontecer sempre. Um possível erro de comunicação dentro da equipe pode chegar aos ouvidos do verdadeiro cliente e prejudicar o empreendimento.

Quem não dá assistência, perde para a concorrência

Deixar de armazenar os dados dos clientes é um grande erro que você não pode cometer. Principalmente se você quer fazer um pós-venda que dá certo. Sem esses dados fica inviável realizar um pós-venda ou mesmo uma nova venda. Um cliente recorrente custa bem menos para a empresa do que conquistar um novo cliente. Por isso, é de extrema importância manter um contato frequente com o cliente. Além do mais, ele pode se tornar um excelente embaixador da sua loja.

Uma vez tendo armazenado os dados do cliente, não chegue nem perto de deixar faltar alguma assistência para ele. Constantemente é preciso rever toda a base de clientes e dar a atenção devida para eles. Cada tipo de cliente necessita de uma atenção diferenciada. Não se esqueça de que os consumidores movimentam suas vendas e são os responsáveis pelo seu negócio estar funcionando.

Cada vez mais o pós-venda se mostra como um poderoso aliado de vendas. Como é realizado o pós-venda da sua loja? Esperamos que as dicas de hoje possam te auxiliar na realização de um pós-venda que dá certo. Compartilhe suas impressões nos comentários, assine a nossa newsletter e receba nossas dicas sempre em primeira mão. Até a próxima!

  • Compartilhar
Anna Bella Bernardes
Jornalista formada pela PUC Minas e pós-graduada em comunicação e marketing pela Universidade de São Paulo. Com 7 anos de experiência na área de comunicação, desde 2015 atua com marketing de conteúdo, SEO e inbound marketing.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.