Qual a importância da previsão de demanda para gestão de estoque?

Imagine o corpo humano. Para que ele apresente o funcionamento devido, é necessário que realizemos uma série de “manutenções” diárias nele. Ingerir os nutrientes corretos na medida certa é essencial.  O mesmo ocorre com um estoque. Realizar a manutenção dele de forma correta é muito importante para que os processos do seu estabelecimento funcionem. Sabemos disso, e por isso elaboramos um breve artigo contendo algumas dicas sobre a previsão de demanda para gestão de estoque. Continue lendo e confira as dicas!

Dieta balanceada

A previsão de demanda é nada mais que tentar prever o futuro do seu estoque. Mas sem a parte da cartomante, por favor. Por meio da previsão de demanda é feita uma série de análises de especialistas ou mesmo do histórico de momentos anteriores da empresa. Com base nessas previsões é possível definir tempo, lugar e até mesmo a quantidade que os clientes solicitarão determinados produtos.

É importante saber que cada mercado possui sua peculiaridade. Enquanto alguns têm seus números definidos pela área de marketing, outros precisam de um trabalho maior envolvendo vários outros setores. Com esses dados em mãos é possível colocar ações em prática de acordo com os objetivos e necessidades do seu negócio. É aí que entra a previsão de demanda para gestão de estoque.

Controle de calorias

Essa previsão é uma parte muito importante no que diz respeito à gestão e estoque. Um dos maiores erros de várias empresas é desconhecerem a demanda necessária, e por isso fazem pedidos maiores ou menores que o necessário.

Além disso, o controle inteligente do estoque possibilita que o espaço físico do estabelecimento seja utilizado de maneira mais inteligente. A redução de custos operacionais, uma comunicação mais construtiva entre as várias existentes na empresa e um melhor planejamento sobre o orçamento disponível também são alguns dos possíveis benefícios.

Praticando exercícios

A pergunta que fica é: como dar início na utilização da previsão de demanda para gestão de estoque em seu negócio? Bom, vamos lá. Primeiro você precisa saber que existem dois modelos atualmente praticados para a previsão de demanda: o modelo qualitativo e o modelo quantitativo. Veja abaixo um breve resumo sobre cada um deles:

Qualitativo

O modelo qualitativo é baseado em análises e avaliações realizadas por especialistas. Por possuírem um nível de precisão baixo, eles são mais realizados por insuficiência de dados históricos ou mesmo a falta deles. Como exemplos de métodos qualitativos podemos citar a força de vendas, o método Delphi, pesquisa de mercado e júri de executivos.

Quantitativo

Enquanto o modelo qualitativo é pouco preciso, o modelo quantitativo tem maiores chances de acertar o alvo ao realizar a previsão de demanda para gestão de estoque. Isso porque ele utiliza matemática e estatística, junto do histórico da empresa nos últimos anos. Com a análise desse histórico, é possível identificar padrões que o modelo qualitativo não é capaz devido escassez de informações. Dentre os tipos de métodos quantitativos podemos destacar: o método sazonal multiplicativo, suavização exponencial, médias móveis e a análise de correlação.

Ainda é possível utilizar uma combinação de ambos modelos de acordo com a necessidade da empresa. Tudo dependerá também do planejamento realizado e das ferramentas disponíveis. Por exemplo, o método quantitativo é recomendado para previsões de curto prazo, já que não haverá uma mudança altamente significativa. Agora para mudanças maiores o método qualitativo é mais indicado por haver a análise de várias áreas feitas por especialistas que contarão com mais variáveis.

Um grande erro é o de confundir previsões com metas: é importante que exista uma separação entre esses pontos. Além disso, é arriscado trabalhar sem considerar que qualquer previsão possui uma margem de erro, e isso também se aplica na previsão de demanda para gestão de estoque.

Tendo esses cuidados em mente é possível gerar a previsão de demanda para gestão de estoque de maneira eficiente! Além disso, é bem interessante que você tenha em mãos um software integrado de gestão.

Personal trainer

Um software integrado possibilita que você controle o estoque do seu negócio de forma eficiente enquanto analisa cada transação realizada. Com isso é possível identificar quais produtos tem maior rotatividade e em quais períodos e montar as reposições de forma preventiva.

Mais que isso, um software integrado possibilita a automação de uma série de processos, que de outra forma seriam realizados de forma manual ou por sistemas individuais. Dentre os benefícios que um software integrado pode proporcionar, temos:

  • Histórico de venda de períodos anteriores
  • Segurança dos dados do estabelecimento
  • Automatização e padronização de processos
  • Controle de dados e maior possibilidade de planejamento
  • Acompanhamento de indicadores de crescimento

Como você pode ver a previsão de demanda para gestão de estoque tem muita importância na hora de escolher qual caminho a seguir. Mais que isso, um software integrado possui as ferramentas ideais para que você faça essas previsões da maneira mais assertiva.

O que achou do post? Tem algo a acrescentar ou alguma dúvida sobre previsão de demanda para gestão de estoque? Compartilhe nos comentários! Obrigado por ler até aqui, e até a próxima!

  • Compartilhar
Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.