3 dicas de como faturar o ano todo com produtos sazonais

A famosa fábula de Esopo “A cigarra e a formiga” ensina valiosas lições sobre produtos sazonais para leitores de todas as idades. A cigarra curte o tempo nos meses quentes, cantando e se divertindo. Enquanto a formiga se prepara para o inverno e usa o tempo quente para estocar comida e construir abrigo. Ainda que você não se lembre dessa história é fácil saber o seu desfecho.

A história infantil, que de simples não tem nada, pode trazer ensinamentos importantes para o seu negócio. Se você não conhecer a sazonalidade a que seu produto ou serviço está sujeita, não há trabalho de formiga que dê jeito quando chegar a hora H!

Sazonalidade diz respeito à qualidade de tudo aquilo que é sazonal. A qualquer produto ou serviço que está sujeito às oscilações de demanda. Essas variações podem ocorrer com a mudança de clima, datas comemorativas, eventos periódicos (como Copa do Mundo ou Olimpíadas, por exemplo) ou até mesmo conforme as crises.

O principal desafio para os donos de negócios sazonais é o de como conseguir faturar o ano inteiro com a venda dos seus produtos. Pensando nisso, listamos 3 dicas para você descobrir como faturar o ano todo com produtos sazonais. Continue a leitura e confira!

Entenda a sazonalidade dos seus produtos

Você oferece produtos sazonais? O primeiro passo é entender que a sazonalidade representa as flutuações nas vendas ao longo de doze meses todos os anos. Desse modo, ela pode determinar o sucesso ou, infelizmente, a falência da sua empresa.

Entender todas as flutuações do mercado é imprescindível para o controle financeiro do seu negócio e aproveitamento das melhores datas e acontecimentos, atenuando os danos causados por eles. No varejo, a moda praia, decoração de Natal, ovos de Páscoa, material escolar e sorvete, por exemplo, são alguns dos produtos que mais possuem oscilação de vendas sazonais. Por isso, eles precisam de atenção especial, começando pelo planejamento das vendas.

Elabore um planejamento para os produtos sazonais

Você tem observado o que acontece nos últimos anos com o seu setor? Organizou projeções de venda seguindo essas informações? Se a resposta para as duas perguntas foi não, está mais do que na hora de começar a fazer um planejamento de vendas. Você deve estar sempre disposto a contornar a situação (e os imprevistos, claro).

A partir do levantamento você vai entender quais produtos ou serviços precisam de mais investimento e quais requerem uma melhor comunicação ou até mesmo uma promoção. Um planejamento eficiente evita as surpresas ruins. Sem contar que ele também ajuda a pensar em alternativas para equilibrar a balança em um período de longo prazo.

No planejamento deve estar em destaque o controle de estoque. Ele deve ser o suficiente para suprir as altas demandas, evitando que haja perda de potenciais lucros por falta de produtos ou por prateleiras abarrotadas de itens encalhados.

Todo o planejamento deve ser bem detalhado e merece total atenção. Entender como faturar o ano todo com produtos sazonais não significa apenas vender bem no momento de alta procura. Você deve saber tirar proveito das mudanças da alta e baixa demanda, praticando estratégias da particularidade de cada estágio.

Diversifique para lidar com a sazonalidade

Apesar de todos os obstáculos, é possível transformar a sazonalidade em uma ferramenta para gerar novos negócios. Para você não virar refém da sazonalidade, a dica é diversificar. Se você quer ter lucro o ano inteiro, o produto sazonal não deve ser a única fonte de renda do seu negócio. Busque saber o que fazem os seus concorrentes. É bem provável que você possa oferecer produtos relacionados ao seu mercado, garantindo um bom fluxo de caixa durante todos os meses do ano. É só uma questão de pensar fora da caixa.

Se você fabrica Ovos de Páscoa, por exemplo, pode oferecer outros doces, como bolos, tortas e bombons nos demais períodos do ano. Caso sua loja venda sorvetes, você pode criar fondues e petits gâteaux para o inverno. Já no caso de uma loja de moda praia, que tal vender roupas voltadas à prática esportiva no inverno?

Faça pesquisas e analise quais produtos você pode adicionar ao seu portfólio. Tudo sem causar estranhamento aos seus consumidores, claro. Outra dica é oferecer descontos e promoções para aqueles itens que têm menor procura durante determinada época do ano.

E então, o que achou das dicas de hoje? Você está pronto para faturar melhor o ano todo com produtos sazonais? Vamos lá! Não deixe de compartilhar essas dicas com seus amigos nas redes sociais!

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Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

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