Saiba como reinventar a gestão de vendas e ter mais sucesso nos negócios

Qual varejista não quer reinventar a gestão de vendas e diminuir os processos lentos da sua loja? O primeiro passo para o crescimento saudável dos negócios é fazer uma gestão adequada.

Se você quer reinventar sua gestão e melhorar seu processo comercial você vai gostar desse artigo. Continue a leitura e confira!

Comece com as pessoas

A venda é algo que não sai da cabeça das pessoas. E os clientes são os responsáveis pelo sucesso ou não das vendas. A gestão de pessoas é um ativo de tamanha importância dentro do seu negócio.

Uma marca forte respeita as equipes de trabalho, incentiva o trabalho em equipe, trabalha com lideranças, constrói um plano de gestão financeira consistente e monitora todos os resultados para um crescimento saudável.

Escolha bem sua equipe de vendas

A equipe de vendas impactará diretamente na gestão do negócio. Por isso, invista tempo e tenha cautela no processo seletivo para a escolha dos colaboradores que devem falar por sua empresa. Feita a escolha do time é hora de organizá-lo.

1.      Organização da equipe

A equipe de vendas deve estar alinhada com o planejamento da empresa. É possível definir as funções de cada colaborador com base nas suas qualidades e habilidades.

2.      Motivação do time

Equipes motivadas vendem mais. Por isso, os bons líderes são aqueles que conseguem motivar seus colaboradores. Crie metas reais e ofereça incentivos para o seu time. As metas devem ser atingíveis, claro. Afinal, sua equipe quer conquistar os números desejados. A qualificação profissional é uma maneira de valorizar o time e garantir um bom crescimento dos negócios.

3.      Reuniões periódicas:

É preciso fazer reuniões constantes para medir resultados e manter sua equipe motivada. Reunindo sua equipe você saberá de perto como estão os resultados de vendas e o controle das metas. Com os dados em mãos, você descobrirá quais são as estratégias que mais funcionam e quais devem ser deixadas de lado.

Defina um líder, não um chefe

Uma equipe de vendas excepcional precisa de um grande líder à frente dos negócios para direcioná-la em busca dos resultados. Nem sempre o melhor vendedor será um bom gestor. É papel do líder motivar o time, criar as metas alcançáveis, avaliar os resultados e dar feedbacks individuais e coletivos. E também ficar atento nas políticas de gestão de atividades para que não ocorram processos lentos que atrapalham o andamento dos negócios.

Um bom líder deve ser atencioso e inspirador para a sua equipe. Seu conhecimento deve estar à disposição dos colaboradores. Pense nisso!

Controle as atividades para reinventar a gestão de vendas

O líder precisa acompanhar o cumprimento das atividades para conseguir reinventar a gestão de vendas. Descentralizar todo o trabalho é imprescindível. E também é uma tarefa do líder. Ele é o grande responsável pela delegação das tarefas, que não pode sobrecarregar nenhum colaborador e prejudicar o resultado de toda a equipe.

Um bom controle das atividades pede um aproveitamento melhor do tempo. É preciso estabelecer a ordem de prioridades para garantir pontualidade e eficiência. E esse é um grande desafio nas empresas. Comece elaborando relatórios das ações para diagnosticar problemas e medir os bons resultados

Atente-se às métricas de desempenho

Você certamente espera bons resultados para as novas ações de gestão de venda. A melhor forma de fazer a análise deles é por meio dos indicadores de performance. Os KPIs, ou Key Performance Indicators.

As taxas de conversão correspondem a porcentagem de retorno da empresa em todas as suas estratégias. Já o desempenho por produto é calculado para descobrir quais itens performam melhor dentro do mix da empresa. E o desempenho individual de cada colaborador também pode ser mensurado para sentir como está a motivação de cada colaborador com a equipe.

É fundamental que os gestores utilizem a tecnologia em prol da reinvenção da gestão de vendas e do crescimento do negócio. Existem diversas ferramentas de gestão, softwares e aplicativos que permitem o monitoramento das finanças, coordenação de funcionários, acompanhamento da execução de tarefas, entre várias outras funcionalidades.

Muitos líderes recorrem aos softwares de desempenho para descobrir as falhas e conseguir reinventar a gestão de vendas da melhor forma possível. Os softwares organizam os relatórios das taxas de conversão, os registros de interação dos vendedores com os consumidores e ainda colhe os dados individuais de desempenho dos colaboradores.

As plataformas eliminam a possibilidade de erros e garantem aos líderes maior controle sobre o negócio. Com todas estas dicas você certamente estará mais bem preparado para reinventar a gestão de vendas da sua empresa. Compartilhe conosco suas dúvidas e sugestões nos comentários. Até a próxima!

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Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

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