Saiba como o mercado reagiu ao Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes para o varejo, ficando atrás apenas do Natal, e os e-commerces não fogem a essa regra. Todos os anos, a expectativa para esse evento é alta!

Quer saber quais foram os resultados de 2019? A gente conta!

Como foi o Dia das Mães 2019 para as lojas virtuais? 

Segundo dados divulgados pela Ebit/Nielsen, os e-commerces faturaram R$ 2,2 bilhões no Dia das Mães deste ano, o que representa um crescimento de 5% em relação a 2018. Esse aumento está relacionado a um maior volume de pedidos realizados.

Outra pesquisa, dessa vez da Social Miner em parceria com a Vindi e a Octadesk, analisou os resultados alcançados pelas lojas online para tentar entender o comportamento do consumidor nessa data.

Um dos dados revelados pelo estudo é que o segmento que mais fez sucesso foi o de Beleza e Saúde, que representou 27,10% de todas as vendas realizadas online. Em segundo lugar aparece o setor de Eletrodomésticos, com 26,83%. O segmento de Moda também foi beneficiado, abocanhando 15,28% do faturamento. 

Alguns dados demográficos do Dia das Mães no e-commerce

No que diz respeito aos dias de maior movimento, os dados indicam que o pico das vendas se deu entre os dias 06 e 08 de maio, a menos de uma semana do evento, o que mostra que os consumidores deixaram a compra dos presentes para o Dia das Mães para a última hora. Trata-se de um hábito recorrente do público brasileiro em datas sazonais, e aponta para a necessidade de as lojas se adequarem e proporcionarem entregas mais ágeis, para que as mercadorias cheguem a tempo e a experiência do cliente seja mais satisfatória a cada ano que passa. 

Este ano, a região sudeste foi responsável pela maior parte das vendas, com 62,65% de todas as conversões. Já o centro-oeste se destacou ao apresentar o maior crescimento em relação à média: as vendas aumentaram em 7,59% entre o fim de abril e início de maio.

Quando o assunto é abertura dos tickets de atendimento, o canal favorito dos consumidores foi o e-mail, com representatividade de 57,09%. Em seguida aparece o chat online, com 29,22%.

Quanto aos gêneros dos compradores, as mulheres adquiriram mais produtos dos segmentos de Beleza e Saúde e de Moda, enquanto os homens deram preferência à compra de eletrodomésticos e eletroportáteis, e de itens que se encaixam em multicategoria.

Outro dado interessante é que o cartão de crédito foi o meio de pagamento preferido do público para as compras de presentes, sendo a opção de 96,6% dos consumidores durante o período, e 80,4% dessas compras tiveram pagamento à vista.

Para o estudo da Social Miner, foi analisado o comportamento dos clientes que compõem as bases da empresa, que conta com mais de 36 milhões de cadastros,  entre os dias 14/04 e 12/05. Para facilitar a visão geral, também foi feito um comparativo com o desempenho das lojas virtuais no ano de 2018, considerando os resultados de 15 dias antes da data nos dois anos. 

Tudo isso nos mostra que, apesar de a economia brasileira estar tímida, explorar as datas comemorativas com criatividade, inteligência e uma boa estratégia de marketing e vendas pode fazer toda a diferença. Ganhou o varejista que se preparou para o evento e satisfez seus consumidores!

Quer saber de mais notícias ligadas ao universo dos e-commerces e do empreendedorismo? Então fique de olho nos conteúdos do blog da PDVend e não perca nenhum assunto do momento! 

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Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

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