9 filmes e séries sobre empreendedorismo que estão na Netflix

Com a revolução dos serviços de streaming, como a Netflix, a forma como temos assistido séries de TV e filmes tem mudado de uma forma incrível. Da mesma forma, empresas de entretenimento tem se preocupado cada vez mais com o conteúdo que elas têm apresentado ao público. Com o público de empreendedores, por exemplo, não é diferente. Hoje há diversas opções de filmes e séries sobre empreendedorismo.

As buscas são sobre temas dos mais variados tipos. Desde romances de época até ficção política que se passa no espaço. Inclusive é possível tirar bons ensinamentos da própria tela de como ser um bom empreendedor. As opções são inúmeras, desde histórias baseadas na vida real até narrativas criadas que com certeza irão inspirá-lo e serão capazes de torná-lo um profissional melhor. Por isso, no post de hoje iremos lhe indicar ótimos filmes e séries sobre empreendedorismo na Netflix que vão querer fazer você maratonar no sofá. Continue lendo nosso post e confira as dicas!

1. Girl Boss

Baseada na autobiografia da empreendedora Sophia Amoruso, essa série conta de forma bem humorada a trajetória de Sophia. A série conta como a empresária começou a ganhar dinheiro vendendo roupas online. O que séries sobre empreendedorismo como Girl Boss tem a nos ensinar é que no ambiente corporativo é necessário ter paixão pelo que se faz e é preciso ter dedicação e noção para aprender com os seus próprios erros. Sophia começou seu negócio praticamente do zero e mesmo sem noções de empreendedorismo fez sua empresa, a Nasty Gal, se tornar um recorde de vendas.

2. Fome de Poder

Um dos maiores cases de sucesso do século 20 é o da rede de fast food McDonalds. E esse filme retrata bem essa história. Desde o começo de tudo, de um modesto restaurante de beira de estrada até a descoberta do modelo de negócios por Ray Kroc. Apesar de possuir um comportamento no mínimo questionável por parte do protagonista, esse filme nos ensina que a persistência aliada à vontade de ser o melhor e se entregar no negócio que você se compromete é essencial.

3. Mad Men

O dia a dia de uma agência de publicidade dos anos 60 é tema de Mad Men. O cotidiano dos personagens e seus mistérios são apresentados de uma maneira muito realista. Vencedor de mais de uma dezena de Emmys, a série nos apresenta temas como a luta de classes no ambiente de trabalho e o sexismo existente na época, conquista de clientes, assédio, racismo entre outros que são relevantes e discutidos até hoje.

4. À Procura da felicidade

Prepare os lenços e assista a esse filme estrelado por Will Smith e seu filho Jared Smith, que era uma criança na época. O longa nos apresenta a história de Chris, que passa por vários perrengues para ter e proporcionar uma vida digna ao seu filho. Mas até lá o caminho será de pedras. Com a ajuda de suas exímias habilidades em vendas, ele busca seu lugar ao sol. O filme nos passa o ensinamento de que é importante não desistir do que você almeja. E é um estímulo para aqueles que pensam em desistir no meio do caminho.

5. Breaking Bad

Vencedora de inúmeros prêmios Emmy e uma das melhores séries sobre empreendedorismo. Beaking Bad nos apresenta a história de ascensão de um honesto professor de química e pai de família a chefão das drogas. Tudo para pagar seu tratamento contra o câncer e deixar dinheiro para a sua esposa e seus filhos. Essa mudança de vida que será capaz de impactar a todos que estão ao seu redor. Por mais que o assunto seja polêmico, a série tem ótimos temas que servem de análise, como segredo industrial, gestão de qualidade e concorrência.

6. Better Call Saul

Série dos mesmos criadores de Breaking Bad. Ela foca no personagem Jimmy McGill e sua transformação lenta e gradual no imoral e cínico Saul Goodman. O personagem percorre muitos caminhos legítimos de um empreendedor. A série contém valiosas lições sobre estratégia, parceria no mundo dos negócios, negociação e também sobre a importância de um networking que funcione.

7. Ozark

Pegando carona no tema já visitado pelos seriados acima, temos Ozark, uma produção original da Netflix. As similaridades param na questão “ilegalidade” da coisa toda. A trama nos apresenta Martyn Byrde, um excelente analista financeiro que ao se ver forçado a realizar lavagem de dinheiro para uma quadrilha, muda-se com sua família para a pequena cidade que dá nome à série. Análise de concorrência, gerenciamento, e negociação são temas interessantes aqui.

8. Walt antes do Mickey

É quase certo que você cresceu vendo animações da Disney. Elas fazem parte de quem você se tornou hoje em dia de alguma forma, assim como milhões de pessoas que cresceram vendo seus filmes inspiradores. A questão é que até chegar ao nível de ocupar o inconsciente coletivo das pessoas e se tornar uma referência, Walt Disney teve um longo caminho pela frente. E é exatamente sobre esse período que o filme aborda. Altos e baixos fazem arte dessa jornada. A lição que podemos tirar dela é que nenhum império é construído da noite para o dia. Com esforço e dedicação é possível fazer aquilo que ama no ambiente corporativo!

9. O Homem que mudou o Jogo (Moneyball)

Esse filme trata da história real de um técnico de baseball que, após perder os “melhores jogadores” do seu time, se viu forçado a lidar com a nova forma de reestruturação de equipe e seu baixo orçamento disponível. A forma como ele fez isso revolucionou toda uma modalidade esportiva. Por mais que baseball seja pouco popular aqui no Brasil, uma das lições que o filme nos ensina é que é preciso criatividade para sair de situações difíceis e que não importa qual seu ramo de negócio, trabalho em equipe sempre vai fazer a diferença!

E aí, curtiu as dicas? Tem alguma sugestão de filme ou série ou já viu algum dos títulos que listamos? Compartilhe com a gente nos comentários! Até mais!

  • Compartilhar
Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.