Como aumentar o lucro tendo um sistema integrado de gestão?

Para ter uma gestão eficiente e lucrativa em sua loja, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Enquanto você direciona seus esforços em seu negócio principal, seja ele a oferta de serviços ou produtos, automatizar processos de gestão aumenta muito a eficiência da empresa. Apesar de ser mais comum encontrar ferramentas distintas para automatizar a gestão, encontrar um sistema integrado de gestão que atenda às suas necessidades é mais indicado.

O sistema de gestão antigo – Bom e velho papel

Todo empreendedor de sucesso busca sempre aumentar a eficiência da sua gestão, por que sabe que isso desencadeia uma série de benefícios. Antigamente, os lojistas tinham que fazer todo o controle das compras, vendas, notas fiscais e outras contas de forma manual. Imagina, ter que controlar todo seu estoque e finanças em um papel?

Graças à tecnologia, isso não é mais necessário. Além de te oferecer mais controle e eficiência, ter um sistema integrado de gestão ajuda a reduzir custos e aumentar lucros de forma inteligente. Não precisa mais quebrar a cabeça e se perder com milhares de papeis.

Como ter um sistema de gestão ajuda no aumento do lucro?

Ok, você já lembrou dos seus pais ou avós se perdendo com tantos papeis. Não quer isso para sua vida e está acostumado a ter seu smart phone sempre na palma da mão, certo? Você sabia que há aplicativos específicos para fazer gestão de loja e controlar seu negócio?

Gestão de Negócios e Tecnologia – Como aliar as duas coisas?

Para começar a falar sobre a tecnologia e os sistemas de gestão, primeiro é importante entender o que envolve a gestão eficiente de um negócio.

Para isso, apontamos os principais pontos:

Gestão de Recursos Humanos

Um dos princípios primordiais para o funcionamento de qualquer empresa é a gestão de pessoas e, consequentemente, de tudo que envolve os recursos humanos. Nessa questão, estão inclusos pontos como a gestão dos funcionários, a contratação, os salários e tudo mais que envolve a permanência e a produtividade do colaborador na organização.

Gestão Financeira

Essa costuma ser a parte que mais exige atenção do empreendedor e a mais difícil de conseguir controlar de forma efetiva. Muitos gestores chegam ao final do mês sem saber em detalhes quais foram todas suas transações financeiras, os lucros, prejuízos, contas pagas, impostos, etc. Por isso, ter controle total sobre as finanças da empresa é muito importante para a vida da empresa.

Isso é ainda mais essencial para pequenos empreendedores, que frequentemente misturam suas finanças pessoais com as corporativas no início de seus negócios. Essa é uma prática muito comum que deve ser evitada para que uma série de problemas não atrapalhem e comprometam o crescimento da empresa.

Além disso, a gestão financeira envolve também questões mais complexas como balanço patrimonial, cobranças de recebíveis e demonstrações de resultados.

Administração Fiscal

Você tem consciência de todos os impostos que deve pagar como empreendedor? Conhece todas as leis tributárias envolvidas no seu negócio e se mantém atualizado? Qual o controle que você faz sobre as notas fiscais emitidas, como as armazena e envia para seu contador?

Ter esse controle fiscal sempre atualizado é essencial para evitar multas, se manter dentro da lei e estar preparado para eventuais auditorias e fiscalizações.

Gestão de Vendas

A parte de gestão de vendas envolve uma série de fatores, como precificação de produtos, controle de vendedores, comissão, descontos oferecidos, promoções, marketing, formas de pagamento utilizadas, entre outros.

Para ter uma gestão eficiente em sua loja, é importante atentar a todos esses fatores de forma detalhada. Preferencialmente, é ideal ter acesso a um painel de resultados com todas essas informações disponíveis de forma visual.

Controle de Estoque

Se você trabalha com venda de produtos, sabe da importância e da dificuldade de manter seu controle de estoque atualizado. Estoque é dinheiro. Estoque parado é dinheiro parado. Estoque vencido ou avariado é dinheiro perdido, prejuízo. Há diversas técnicas e ferramentas que podem ajudar o empreendedor a fazer uma gestão de estoque eficiente, como Curva ABC, ou Lei de Pareto.

Caixa de loja

Para empreendedores que possuem pontos físicos, o caixa de loja é parte essencial do seu funcionamento. Antigamente, custava muito caro ter o PDV físico, pois dependia de uma série de equipamentos.

O post mais lido aqui no nosso blog fala justamente disso, dá uma olhada aqui “O Futuro do Varejo”!

Então, acho que já deu pra entender as vantagens de um sistema integrado de gestão né? Dá uma olhada no próximo tópico que eu vou explicar como adquirir um para sua loja e quais as vantagens que você terá.

Os benefícios de um sistema para gestão

Redução de Custos:

Controlar estoque reduz desperdícios materiais e erros;
Com sistemas de fácil manuseio, é possível reduzir custo com treinamentos de equipe e suporte de TI.

Aumento de Produtividade

Automação de processos comerciais proporciona ganho de tempo e melhoria no fluxo de trabalho. Consequentemente, melhora a qualidade do processo administrativo e do controle do fluxo de caixa.

Mobilidade e gerenciamento a distância

Se você tem um negócio próprio, sabe que não é possível estar presente 100% do tempo na loja, certo?
Ter acesso a um sistema integrado de gestão permite o controle e análise dos resultados do seu negócio mesmo quando está distante.

Segurança – Informações armazenadas em nuvem

Além da mobilidade que um sistema integrado te proporciona, uma outra grande vantagem é a segurança da informação. Com os dados todos armazenados em nuvem, e não em um computador único, suas informações estão sempre seguras e com backup acessível.

Gestão eficiente – Controle maior sobre seu negócio

Essas coisas implicam, no final das contas, em uma gestão eficiente e mais lucrativa do seu negócio. Utilizando a tecnologia como aliada no seu processo de gestão, sua empresa tem muito mais chances de sucesso.

Sistema integrado de gestão para varejo

Para varejistas, é possível ter um sistema de gestão que une o caixa de loja, os controles de estoque e fiscais à gestão financeira de fluxo de caixa, controle de recebíveis, etc. Com parcerias e essa conexão automática entre os sistemas, as chances de sucesso do empreendedor são ainda maiores.

Agora, é possível integrar toda sua operação de ponto de venda com a gestão financeira da sua empresa.

Em um único sistema, é possível:

☁ Efetuar e controlar vendas;

☁ Cadastrar produtos;

☁ Controlar estoque;

☁ Emitir nota fiscal (NFC-e e CF-e/SAT);

☁ Contas a Pagar e a Receber;

☁ Conciliação Bancária;

☁ Fluxo de Caixa;

☁ Planejamento Orçamentário.

Quer saber mais? Procure a gente! Você pode comentar aqui para receber mais informações ou nos procurar no chat disponível no nosso site ou no aplicativo da PDVend na Play Store

  • Compartilhar
Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.