Sistema para franquias: Saiba encontrar a melhor solução

Investir em franquias pode ser uma ótima ideia! Além de contar com a vantagem de já ter uma marca bem construída e conhecida do público, ao investir nesse modelo de negócios é possível conhecer melhor o perfil dos clientes. Assim, é mais fácil atraí-los e satisfazê-los.

Para que a empreitada dê certo, o ideal é utilizar um sistema para franquias adequado, já que ele facilitará (e muito!) a gestão.

Por isso, neste post, vamos explicar brevemente como funciona o modelo de franquias, quais são seus principais benefícios, e vamos mostrar como escolher o sistema perfeito para auxiliar a gestão de sua franquia!

O que são franquias?

Antes de entrar efetivamente no tema dos melhores métodos e sistemas de gestão, é importante esclarecer o que é uma franquia.

Trata-se de um modelo de negócio em que o franqueador permite que os franqueados utilizem a marca ou a tecnologia já estabelecidos, a partir de um contrato de franquia, que é firmado em uma relação de mutualismo. Isso quer dizer que ambas as partes tiram proveito da situação pois, enquanto o franqueado tem o privilégio de abrir um negócio que já tem uma reputação consolidada no mercado, o franqueador recebe retorno financeiro por meio de royalties.

Existem uma série de benefícios em se escolher investir em franquias, e vamos falar um pouco sobre elas a seguir.

As vantagens de se investir em uma franquia

Uma das principais vantagens de investir em franquias é já contar com a reputação da marca e o conhecimento do público desde o início. Isso permite se consolidar e estabilizar rapidamente e elimina uma série de riscos que envolvem a criação de uma marca desconhecida pelos consumidores.

Além disso, os franqueados também contam com todo o esforço de marketing das empresas, o que ajuda a aumentar as vendas e gerar lucros sem a necessidade de investir pesadamente em publicidade e comunicação.

O planejamento estratégico e o plano de negócios também já foram estabelecidos previamente, testados e aprimorados ao longo do tempo. Assim, as chances de acontecerem erros é muito menor. Paralelamente, as metas e ações também já foram definidas pelo franqueador, o que economiza tempo e recursos, porque basta implementar o que já foi determinado.

Outro ponto positivo de investir em franquias diz respeito aos treinamentos e à assistência prestada aos franqueados. Como o franqueador almeja obter cada vez mais lucros, é do interesse dele dar total apoio para aqueles que representam a empresa, pois isso significa mais chances de sucesso.

Outra preocupação que o franqueado pode eliminar de sua lista é o planejamento dos custos de instalação, pois as marcas que oferecem as franquias já têm um padrão fixado e dão o apoio necessário à instalação da nova unidade. Isso diminui a probabilidade de os custos de instalação fugirem à previsão e causarem problemas de fluxo de caixa.

Investir em uma franquia apresenta ainda outros benefícios, como a padronização dos equipamentos e produtos, as equipes de manutenção própria, dentre outras medidas que facilitam o trabalho do empresário, diminuem os custos e agilizam os processos.

Por que um sistema para franquias é essencial para a gestão

Tendo essas vantagens em mente, é preciso se planejar para que a franquia seja um sucesso. E a primeira frente que o futuro franqueador tem que atacar é a análise da gestão, que simplificará o processo contábil para que o novo negócio tenha êxito.

Para dar início a essa análise, é fundamental contar com um software para franquias adequado e aderir a um sistema de PDV móvel no seu gerenciamento. Trata-se de um sistema de frente de caixa que consegue se integrar tanto com o franqueador quanto com a franquia, e reunir em um só local todas as soluções para o controle financeiro, tais como o controle de estoque, a precificação, a emissão de cupons fiscais, o histórico de vendas, os relatórios de vendas e de pagamentos, e o painel de resultados.

 

Como escolher o melhor software para franquias

O primeiro passo que o empreendedor precisa dar é analisar o custo-benefício do sistema para franquias e estudar as suas funcionalidades, para saber se o que é oferecido realmente atende às necessidades do negócio. Essa é a melhor maneira de garantir a lucratividade e o sucesso do empreendimento!

Um bom sistema deve fornecer um painel completo de informações do andamento das vendas realizadas, e oferecer algumas funções essenciais para melhorar a gestão, como listaremos abaixo.

Caixa de loja

É fundamental verificar se o sistema conta com uma funcionalidade de caixa de loja, que permite acompanhar o registro de vendas e o estoque sem a necessidade de instalação de outros softwares.

Emissão de cupons fiscais

Um bom sistema também deve ser capaz de viabilizar a emissão de notas fiscais para os clientes sem limite de quantidade.

Painel de resultados

Outro ponto importante é contar com um painel que mostre informações importantes para a gestão, que vão desde o faturamento até o lucro, passando pelos custos, o estoque, o número de vendas e a lista de produtos mais lucrativos para a empresa. Isso favorecerá o processo de tomada de decisão do gestor no futuro.

Relatórios

O sistema ideal oferece a possibilidade de visualização de relatórios, que permitam ao gestor acompanhar o andamento de suas operações de vendas por período, produto e vendedor, em tempo real e de uma forma rápida e descomplicada.

Segurança

É fundamental optar por um sistema que opere em nuvem e cujos dados sejam armazenados em servidores remotos, pois isso garante a segurança dos dados e evita o extravio ou o corrompimento de informações importantes.

Suporte

Por fim, outro ponto que deve ser levado em consideração é se o fornecedor do sistema oferece um suporte adequado, que atenda às suas necessidades e que seja acessível, estando presente em vários canais.

Hoje, a PDVend é uma das melhores opções de sistema para franquias disponíveis no mercado, e atende tanto as lojas físicas como as lojas virtuais. A PDVend concentra todas as operações em um só lugar, facilitando a gestão e auxiliando no processo de venda. Por isso, é a solução ideal para quem planeja abrir uma franquia!

Quer conhecer todas as vantagens? Aproveite para testar a ferramenta gratuitamente durante sete dias, e veja na prática todas as funcionalidades que temos a oferecer!

  • Compartilhar
Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.