Sistema PDV Fixo X PDV Móvel: Como escolher a melhor opção para você

Uma dúvida muito frequente para quem está começando a abrir um negócio é se realmente vale a pena começar e se tem o capital necessário para esse investimento inicial. Abrir uma empresa pode custar muito caro para o empreendedor que não estuda o mercado primeiro, não conhece as possibilidades e tecnologias que podem aumentar sua produtividade e lucros. Qual o melhor sistema PDV para sua loja? Fixo ou móvel? Nós te ajudamos a ver os prós e contras de cada opção.

Sistema PDV – O que é?

Você sabe o que é um sistema PDV? Um sistema de PDV, ou sistema de ponto de venda, é todo o equipamento necessário para sua loja funcionar. Desde a parte da realização das vendas em si até a parte da gestão e obrigações fiscais, o lojista precisa contar com aparelhos e sistemas que lhe ajudem a realizar suas operações de maneira eficiente e lucrativa.

Desde quando surgiu a atividade de comércio, no início da civilização até hoje, foram muitos os avanços e tecnologias que surgiram para facilitar a vida do profissional que vende produtos. Até pouco tempo atrás, por exemplo, o controle de vendas era feito no papel e bloquinhos de anotação. Além disso, os comerciantes controlavam e emitiam notas fiscais manualmente.

Imagina a bagunça para conseguir manter esse controle? Como crescer de forma lucrativa e melhorar a gestão da empresa desse jeito?

A chegada dos computadores

Depois, quando surgiram os computadores, finalmente a automação comercial começou a ganhar espaço no mercado e ajudar os varejistas a ter um pouco mais de controle sobre o negócio. A partir de então, o controle de vendas e registro começou a ficar mais simples, com as planilhas e sistemas de gestão.

Ainda assim, conforme os anos passaram, essas tecnologias, além de ficarem mais caras e inacessíveis para o bolso do empreendedor, ficaram ultrapassadas. . O consumidor e o varejo se modernizaram. Então, as lojas começaram a perceber a necessidade de encontrar soluções alternativas que atendessem a essa necessidade.

Qual a diferença entre os sistemas PDV?

Há diversas opções de sistemas de PDV no mercado, desde as mais acessíveis e básicas para pequenos varejos até soluções mais completas para grandes redes. Com o objetivo de democratizar a gestão do negócio, aumentar os lucros e promover a mobilidade para empreendedores e pequenos comércios, novas soluções têm aparecido no mercado.

Desde aplicativos para controle de vendas até sistemas de retaguarda em nuvem, há muitas ferramentas e opções para melhorar a gestão do negócio do empreendedor. Conheça quais são as opções e principais diferenças. Saiba escolher a melhor opção para você.

Sistema PDV Fixo – Quanto custa e como adquirir?

Para que o lojista adquira um sistema fixo para sua loja, é necessário comprar uma série de equipamentos. Desde computador, maquininha de cartão, impressora fiscal até licenças para uso de softwares de gestão. Fizemos um estudo de média de preços de quanto custa abrir uma empresa considerando os equipamentos mínimos necessários para começar a vender:

 

Emissão de nota fiscal por máquina de cartão - como era antes?

Imagina só, você está apenas começando o negócio e já iniciará com R$8 mil reais negativos! Essa solução era a única disponível no mercado até alguns anos atrás.

Vantagens

Essa opção é mais viável para grandes redes, que precisam de sistemas robustos e com muitas variáveis em sua operação.

Muitas soluções diversas no mercado para atender às mais diversas modalidades de negócio. Além disso, por ser mais tradicional, costuma ser fácil de apresentar

Desvantagens

Custo de investimento muito alto – inacessível para empreendedores em início de suas operações.

Sistema PDV Móvel – O que é e quais as vantagens?

Se você nunca ouviu falar disso, é importante conhecer. O sistema PDV móvel é aquele que permite que as informações da empresa sejam acessadas de qualquer lugar com acesso à internet. Não é necessário que ele esteja fisicamente na loja para saber quanto está vendendo, quanto está faturando e ter controle sobre o seu negócio. Além disso, geralmente esses PDVs também contam com aplicativos para facilitar a gestão.

Além da mobilidade e segurança das informações, esses sistemas contam com integrações com meios de pagamento. Uma vez que são tecnologias feitas para funcionar em dispositivos como celulares e tablets, são capazes de integrar com impressoras, maquininhas de cartão e outros equipamentos.

Vantagens de adquirir PDV móvel

Ideal para empreendedores que estão no início, o pdv móvel é a melhor solução também para empresários que precisam de mobilidade nas suas operações.

Quer saber como gastar menos para abrir sua loja? Não tem muito dinheiro e quer uma solução que atenda às suas necessidades e ainda permita que você faça gestão à distância? Então essa é a melhor opção para você.

Devido às tecnologias de integração e por contar com retaguarda na nuvem, os custos são mais acessíveis.

Desvantagens de um PDV móvel

Pode não ser o ideal para empresas com estrutura muito grande de vendas, logística e estoque. Para essas, talvez a opção de PDV fixo seja mais viável. Ou, pelo menos, alguma solução que tenha essa integração entre os dispositivos móveis e os tradicionais. Sistemas que têm retaguarda nuvem costumar atender a essas necessidades com acesso online às informações.

Embora tenham surgido novas soluções que atendem a essa necessidade de mobilidade, a tecnologia para grandes empresas ainda não está totalmente eficiente para dispositivos móveis. Isso se deve principalmente à complexidade e quantidade de dados armazenados.

E aí, decidiu?

Independente da sua escolha, não deixe de buscar soluções que te permitam fazer uma gestão eficiente da empresa. Com parceiros estratégicos, você chegará rapidamente ao sucesso.

A PDVend é especialista em ajudar pequenos empreendedores a crescer seus negócios de forma eficiente! Conte conosco e converse com nossos consultores para mais dicas de negócios! 🙂

  • Compartilhar
Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.