Snapchat para Empresas: Como usar a rede para alavancar suas vendas

Snapchat é a rede social do momento, caiu no gosto dos usuários de internet do mundo todo, e aqui no Brasil não é diferente. Além dos jovens, as marcas também descobriram esse aplicativo ideal para de estreitar a comunicação com os potenciais clientes. Confira algumas dicas de como usar o Snapchat para empresas.

O que é Snapchat?

É um aplicativo de publicação online de mensagens instantâneas em formato de fotos e vídeos, com duração de até 10 segundos e que são apagados posteriormente. O app tem registrado recordes de audiência, tanto em visualizações diárias, quanto em números de contas ativas.

Investimento do Snapchat

O potencial do negócio ficou muito em evidência depois de recusarem a oferta de aquisição pelo Facebook, no valor de 3 bilhões de dólares! A fortuna de cada um dos sócios-fundadores, atualmente, já é estimada em 1,8 bilhão de dólares e são considerados os mais jovens bilionários do mundo, com menos de 30 anos.

Snapchat na Empresa

Atualmente, o Snapchat tem cerca de 200 milhões de usuários, sendo que 150 milhões são ativos diariamente, a maioria da faixa etária dos 13 aos 34 anos (com predominância do sexo feminino).

Na semana passada, o Snapchat foi notícia em toda a internet: ultrapassou o Twitter em números de contas ativas por dia. O app foi criado em 2011 por estudantes da Universidade de Stanford (EUA).

Snapchat para empresas

As marcas e os empreendedores brasileiros já perceberam essa tendência mundial de relacionamento dinâmico pelas redes sociais com os consumidores.

Desde o ano passado, tem aumentado a adesão aos aplicativos para uso de vídeos, tais como, o Facebook Live, o app Periscope e o Instagram que permite fotos e vídeos.

No Snapchat é possível seguir livremente blogueiros de viagem, de moda, grandes empresários, gurus do marketing digital, artistas, influenciadores digitais de toda forma.

Atualizações do Snapchat

As atualizações do aplicativo podem ser acompanhadas pelo Canal no YouTube ou no blog oficial da empresa.  Em sua última atualização, o Snapchat colocou um novo layout para ver os conteúdos dos 12 canais da área “Discover“.

Canais de entretenimento como Mashable, MTV, Tastemade, Yahoo, entre outros, atualizam conteúdos interativos a cada 24 horas.

No Snapchat os usuários podem trocar fotos, vídeos, enviar mensagens diretas (chat), acompanhar trend topics e eventos do mundo todo. Além disso, é possível aplicar textos, ícones, filtros e lentes nas fotos!

O Snapchat é disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android.

 

 

Como usar o Snapchat para empresas?

Bom, o empreendedor pode publicar fotos e vídeos diários mostrando o dia a dia da empresa, aproximando e humanizando essa relação com o público.

Também pode anunciar novos produtos e serviços que irão chegar, criar aquela boa expectativa!

Exemplos de como usar Snapchat

Um exemplo simples é quando um blogueiro profissional anuncia que tem post novo no site ou em seu canal no YouTube.

O empreendedor do varejo de moda, por exemplo, pode avisar a chegada de novos produtos e novidades.

Uma loja de Brasília, Mayara Milfont, atua dessa maneira no Snapchat, diariamente mostrando combinações de looks com peças da loja.

Toda semana ainda tem alguma atração à parte: consultorias, promoções, brunch, happy hour, tudo anunciado pela dona da loja.

A marca ainda faz parcerias com influenciadores digitais fashionistas, que agregam mais valor à marca e conseguem trazer audiência.

Interaja com os usuários!

É possível também criar concursos e competições entre os snappers, onde o(s) vencedor(es) pode ganhar algum produto ou serviço, desconto.

A interação com a sua marca fortalece a sua empresa, e a partir daí mais vendas podem realizadas, seja online ou offline.

Dica Extra

Aproveite os recursos como snapcodes e filtros geográficos personalizados para promoção de eventos e produtos.

Estratégias de Snapchat para Empresas

O mais importante é definir uma boa estratégia e pensar bem no conteúdo que se quer transmitir.

  • Lembre-se que as exibições duram apenas 10 segundos cada e ficam disponíveis por apenas 24 horas.
  • Mantenha uma rotina de bons conteúdos criativos e divertidos;
  • Relacione-se, interaja com os seguidores, tire dúvidas e converse com eles.

Consulte sempre as regras de promoção do Snapchat e as políticas de publicidade antes de definir qualquer ação.

Quer ler mais sobre marketing e estratégia de vendas?

Nós já falamos muito por aqui sobre dicas de vendas, empreendedorismo, abertura de empresa, notas fiscais e vários outros. Dá uma olhada ali do lado nos posts mais lidos! 😉

 

Fontes: Snapchat, Bloomberg, Infobase Interativa. 

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Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

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