Como usar a tecnologia para a produtividade do seu negócio

No mundo corporativo atual, o nosso principal objetivo é saber utilizar a tecnologia para a produtividade. Bill Gates uma vez disse que a maior regra de qualquer tecnologia aplicada a um negócio é que a automação de um processo, quando aplicada em uma operação eficiente, aumentará a eficiência dele. De acordo com Gates, a segunda maior regra é: quando a automação for aplicada a um modelo de operação ineficiente, ela aumentará a ineficiência do processo.

Tendo isso em mente elaboramos a melhor forma de utilizar a tecnologia em vendas para produtividade. E assim aumentar a eficiência do seu negócio. Anteriormente já falamos sobre como usar ferramentas de gestão gratuitas que a tecnologia proporciona para obter mais lucro. Agora, abordaremos possíveis meios de fazer um melhor proveito dessa tecnologia. Continue a leitura e confira!

Use e abuse do modelo de canais integrados

Um bom modelo de negócio precisa estar presente em quaisquer pontos de contato que o cliente possa vir a utilizar. O modelo de compras online é obviamente o caminho mais expressivo dos últimos anos, mas com certeza não é o único. Lojas físicas ainda dominam o mercado. O que poucas pessoas consideram é que o modelo online é responsável por compras inclusive em lojas físicas. Essa integração é um dos melhores meios de utilizar a tecnologia para produtividade.

Aprimore sua gestão de mix e compras

Por meio da análise de giro e da remarcação preventiva de produtos, sua a relação entre a venda final e o dinheiro investido em estoque será muito melhor. Por não saberem ao certo quanto investir, os gastos com estoque muitas das vezes foram grandes desafios para as empresas. Mas agora você pode contar com ferramentas de análise e processos inteligentes.

Adote o pagamento mobile

Desenvolver boas soluções de mobilidade vai aumentar a produtividade das equipes de trabalho na sua loja. Por meio de um dispositivo mobile, é possível fechar as vendas dos clientes, auxilia-los na informação sobe os produtos, consulta de estoque e ainda eliminar as filas da sua loja.

Crie e mensure melhor as promoções

Além do aumento de vendas, as estratégias promocionais ajudam na fidelização de clientes. Eles estão cada vez mais exigentes e são cada vez mais disputados pelos concorrentes. Aposte em boas ferramentas para conciliar múltiplas promoções de forma segura e sem afogar sua equipe.

Mapeie sua concorrência

Por falar na concorrência… Aposte na tecnologia de mercado para descobrir como seus concorrentes estão posicionados em relação aos seus produtos. Sem dúvidas esse mapeamento está mais fácil com o uso da tecnologia atual. Com pouco esforço e sem sair do lugar é possível observar o trabalho dos seus concorrentes na internet.

Melhore o atendimento ao cliente

Hoje é muito mais fácil manter um bom diálogo entre vendas e consumir. E a tecnologia possibilitou essa interação que antes não existia. O cliente procura um atendimento personalizado, que pode ser por telefone, mensagens instantâneas, e-mail, redes sociais, videoconferências, pessoalmente e muito mais.

Elabore um plano de redução de custos

Investir em tecnologia para produtividade é sinônimo de economia. O trabalho que antes era realizado exclusivamente de forma manual, mais lento e trabalhoso, está sendo automatizado cada vez mais. Assim sendo, pode haver reduções de custos com mão de obra, manutenção, energia, investimentos em segurança da informação, e ainda melhoria do controle orçamentário.

Aposte nas ferramentas de tecnologia para a produtividade

Diversas ferramentas, como as de análise de algoritmos de planejamento, indicadores de performance e programas de fidelidade podem diagnosticar oportunidades de melhoria dos processos na sua empresa, tornando-se muito mais produtivos.

Faça uma melhor gestão de tempo

Gerir melhor o tempo é uma das maiores dificuldades dos profissionais. O uso de programas e aplicativos para gerenciamento de agenda online, com alerta de compromissos importantes pode ser uma excelente opção para você. Já que o seu tempo será mais bem aproveitado, aumentando a sua produtividade.

A atual economia brasileira está sendo desafiadora para grande parte dos varejistas. Muitas empresas precisaram fechar as portas durante a crise econômica. Apesar disso, mesmo em tempos de recessão, as vantagens comprovadas da tecnologia para produtividade podem compensar todo o investimento realizado. Sendo assim, seu negócio pode crescer e ainda se solidificar no mercado nos tempos atuais.

Como está o uso da tecnologia para a produtividade da sua loja? Você já pratica alguma dessas dicas no seu negócio? Está tendo bons resultados? Deixe seu comentário no campo abaixo. E se você gostou do conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais e divulgue-o para seus colegas. Até mais!

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Anna Bella Bernardes
Jornalista formada pela PUC Minas e pós-graduada em comunicação e marketing pela Universidade de São Paulo. Com 7 anos de experiência na área de comunicação, desde 2015 atua com marketing de conteúdo, SEO e inbound marketing.

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