10 dicas para uma gestão de vendas eficiente do seu varejo de moda

Moda é sinônimo de inovação e expressão. Além da sua função básica, a de vestir, as roupas têm propósito e manifestam a identidade dos indivíduos. A cada estação, as cores, texturas, padronagens, modelos e tendências surgem ou mesmo voltam para as ruas. Do mesmo modo, o varejo de moda vem se evoluindo com o passar dos anos.

Os varejistas que querem começar um negócio de moda ou mesmo aperfeiçoar seu empreendimento podem ter diversas dúvidas sobre fazer uma gestão de vendas eficiente. Por isso, reunimos neste artigo algumas dicas para aumentar as suas vendas no varejo de moda. Continue a leitura e confira!

1.   Faça a análise de dados regularmente

Todas as tomadas de decisão devem ser feitas a partir da análise de dados. Desse modo, defina uma periodicidade, semanal ou mensal, para fazer a análise dos dados coletados e traçar as estratégias para incrementar suas vendas. É preciso avaliar como o seu empreendimento está se desenvolvendo e identificar os possíveis erros e acertos.

2.   Participe do processo do início ao fim

Para obter sucesso na gestão do seu varejo de moda é preciso acompanhar todo o processo de vendas. Este é um erro comum entre os empreendedores iniciantes. Por isso, invista parte do seu tempo para analisar o processo de vendas do início ao fim. Você irá diminuir o número de vendas não finalizadas!

Um varejo de moda é igual a qualquer empresa. Como dito, os decisões precisam ser realizadas a partir de uma boa quantidade de dados. Você pode utilizar um software para o registro automático das informações e produção de indicadores de desempenho. Os dados serão confiáveis e precisos. Falaremos mais sobre ele abaixo.

3.   Entenda as dores dos seus clientes

É preciso medir a satisfação dos clientes e buscar entender como funciona o processo de compra deles na sua loja. Através da sua avaliação, determine quais são os produtos mais vendidos e qual é o ticket médio gasto pelos clientes em cada compra. Estas ações vão fazer com que você descubra qual é a satisfação dos seus clientes.

4.   Ofereça treinamento para seu time

Tenha em mente que quanto mais preparada a sua equipe estiver, melhor será o relacionamento com os clientes e o desempenho das suas vendas. Todo o seu time deve ser capacitado e estar alinhado com as ideias do negócio.

É preciso saber como lidar com o cliente assim que ele pisar na sua loja, seja ela física ou virtual. Esta primeira impressão pode determinar a fidelização ou não do cliente. A equipe também deve saber como resolver possíveis conflitos dentro da loja. Não hesite em procurar a ajuda de profissionais de treinamento ou consultores para preparar seus colaboradores.

5.   Fique de olho na moda

A moda está em constante movimento. Um conceito forte dentro dela é o de fast fashion. E o varejista, ainda que não seja de uma fast fashion, precisa acompanhar as constantes novidades. Mantenha contato com empresas que produzem moda e fique de olho nos blogs, livros, revistas e redes sociais de marcas e influenciadores reconhecidas na área.

6.   Permita-se mudar

Como dito acima, o mercado da moda é sazonal. Por isso, é preciso se adaptar a todo o momento. Na próxima temporada tudo estará diferente. Ainda que as mudanças possam ser bruscas. Avalie cuidadosamente a situação da sua loja caso ela esteja perdendo visitantes. E veja como é possível reverte isso o quanto antes.

7.   Crie parcerias

Você pode criar parcerias com a indústria para atender seus clientes da melhor forma possível. Desse modo, você poderá desenvolver contratos comerciais com estas empresas para o fornecimento de produtos com um custo menor e de maneira eficiente. Você deve estabelecer um equilíbrio entre a qualidade dos produtos, o custo e a velocidade que eles chegam até o ponto de venda.

8.   Pense Omnichannel

É preciso ir até onde as pessoas estão para conseguir vender mais e melhor. A gestão do seu negócio não será a mesma depois da implementação de estratégias Omnichannel. O conceito já foi abordado neste artigo aqui e está se popularizando no mercado varejista. A estratégia multicanal permite que de dentro da loja o cliente encontre o produto que está buscando pelo aplicativo, faça o pedido para um vendedor e escolha recebê-lo em casa.  Ou seja, o atendimento é personalizado e ocorre em todos os canais possíveis, simultaneamente.

9.   Tenha uma gestão integrada

A falta de integração entre todos os processos da gestão da sua loja pode leva-la ao fracasso. Um bom gestor não se descuida nenhum setor. Ele está por dento das questões básicas do negócio até as mais complexas, como gestão de estoque e controle financeiro. A marca também precisa para a ideia ao cliente que ela funciona de forma integrada e colaborativa.

10. Use boas ferramentas de gestão de vendas

São diversas tarefas para gerir um negócio. Os softwares são ótimas alternativas para facilitar o dia a dia no trabalho. Os CRMs, por exemplo, são adotados para estreitar o relacionamento com o cliente. Já as ferramentas de gestão ERP cuidam da parte gerencial, como controle de vendas e estoque. Você pode recorrer até a ferramentas mais simples e acessíveis, como o WhatsApp, por exemplo.

A PDVend têm diversos clientes do varejo de moda e oferece boas soluções para este segmento. Você pode fazer um teste gratuito do nosso app. Entre em contato com um consultor!

No mais, busque realizar uma boa gestão do seu negócio para garantir o sucesso das vendas no mercado de varejo de moda. Ficou alguma dúvida ou você tem alguma sugestão? Deixe um comentário ou entre em contato conosco!

  • Compartilhar
Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.