Mobilidade é fundamental para o aumento das vendas

A mobilidade é fundamental no processo de venda atual.

A principal ferramenta no cotidiano dos vendedores é justamente a comunicação.

E no cenário atual, as vendas – de qualquer modalidade, tem que andar de mãos dadas com a mobilidade tecnológica, além dos subsídios que esse tipo de profissional já possui.

O vendedor nato é aquele que engaja o seu cliente através da sua técnica de objetividade e habilidade para atrair atenção.

Uma vez que essa atenção é direcionada ao seu produto, a tecnologia entra para oferecer atendimento de qualidade, além do acompanhamento.

Pensando nisso, produzimos um artigo especial para você falando sobre esse assunto.

A mobilidade passou a ser obrigatória no processo de vendas

Apesar de 60% do atendimento ao cliente ainda corresponder ao formato presencial, os outros 40% restantes dependem da mobilidade.

Afinal, a prospecção e os primeiros contatos acabam sendo através de e-mail, intranet, celular e até mesmo os telefones convencionais.

Isso nos casos em que há um modelo de negócio com local físico.

Nos casos de e-commerce, a tecnologia acaba prevalecendo com um percentual bem maior no processo de venda.

É obrigação de um bom vendedor se manter informado sobre as necessidades e preferências da sua carteira de clientes.

Uma boa base sobre isso é justamente a manutenção de pesquisas pela internet, através de e-mails ou formulários na nuvem.

Outro exemplo de como a mobilidade assessora o profissional é em relação ao acompanhamento do cliente em tempo real.

As redes sociais estão aí que não nos deixam mentir. Através delas, o vendedor consegue interagir com o cliente e efetuar novos negócios.

Sustentabilidade e agilidade também são pontos positivos

Imagine a quantidade de materiais informativos e documentos que o profissional de vendas tem que estar municiado?

Geralmente seriam pilhas de papéis, com bloco de folhetos, talões de pedidos e materiais de divulgação.

Hoje em dia um único tablet resolve toda essa questão sem contar a da sustentabilidade, já que papeis seriam descartados.

A praticidade do formato digital traz uma infinidade de possibilidades de recursos interativos como:

– Vídeos

– Galeria de imagens

– Tabelas

– Planilhas

– Infográficos

– Áudios

– Entre outros

Além disso, o digital possibilita o envio de e-mails com propostas em tempo real e estatística sobre acesso à conteúdos.

Confira algumas dicas importantes

Muitos vendedores preferem o trabalhar home-office. Neste caso, a presença digital é fundamental nos meios de comunicação.

Separamos algumas dicas rápidas para você otimizar seu processo de mobilidade.

– Responda os e-mails adotando critérios de prioridades e importância. Perder o controle prejudica a prospecção e a venda.

– Cuidado com sua exposição excessiva nas redes sociais. Saiba utilizá-las como ferramentas de marketing e vendas.

– Cuidado com a utilização do celular. Ele é muito pessoal. Se o cliente não autorizou, não o faça correndo o risco de denegrir sua imagem.

– Aprende sobre técnicas de automação de marketing. Elas são úteis para você engajar seu funil de vendas.

– Adote um CRM que se adeque às suas necessidades. Isso é um fator primordial na sua mobilidade e nos resultados.

  • Compartilhar
Danilo Colombo
Formado em publicidade e propaganda, apaixonado pelo mundo digital, startups, growth hacking e empreendedorismo. Quando não está pensando sobre negócios, gosta de passar o tempo com sua família. Atualmente é Head of Marketing da PDVend.

Você vai se interessar também.

Escreva um comentário

Quer acesso aos conteúdos exclusivos?

Cadastre-se e receba gratuitamente artigos, novidades e dicas.