7 dicas para criar oportunidades de vendas em feriados prolongados

Ah, feriados. São muitas as oportunidades de vendas em feriados prolongados. Por um lado eles costumam ser a alegria de milhares de pessoas que conseguem dar uma ‘”respirada” da rotina sufocante com momentos de descanso e lazer. Já do outro eles significam a promessa de um maior movimento em lojas de todo o país.

Algumas datas são as responsáveis pelo aumento da movimentação financeira de uma série de lojas. Veja a Black Friday, por exemplo. Sabemos que a Black Friday está mais para uma data comemorativa do que um feriado em si, mas veja os números. Segundo o site da Black Friday, a data conseguiu faturar mais de R$ 10 bilhões apenas no ano passado. É possível lucrar muito com vendas em feriados prolongados e datas comemorativas!

Claro que quando falamos de datas mais específicas isso depende do segmento que a loja pertence. Enquanto m alguns sobe a procura durante esses períodos, em outros a tendência é que ela diminua. Por isso, elaboramos algumas boas dicas de como aumentar suas vendas em feriados prolongados. Confira!

Aproveite o feriado do jeito certo

A primeira coisa que você deve ter em mente quando falamos em realizar vendas em feriados prolongados é o bom senso. Seu produto precisa ter alguma relação ou ligação emocional com a data a ser celebrada. Caso contrário não fará sentido celebra-la. Questione a si mesmo quais datas tem mais a ver com o seu produto. Não faz sentido seu negócio for uma loja de brinquedos e você celebrar o dia de Finados. Portanto, use o bom senso!

Ah, e não se esqueça das vésperas dos feriados. Criar ações que aqueçam as vendas antes dos dias que precedem essas datas é uma ótima tática. Especialmente quando esses feriados são emendados. Planeje-se!

Destaque seus destaques

Uma boa forma de aumentar as vendas em feriados prolongados é você destacar seus produtos que se comuniquem com a data e divulga-los. Observe: se o Dia das Crianças se aproxima é interessante deixar os artigos infantis que você possui em uma evidência maior que os demais itens, inclusive realizando ofertas.

Parabéns pra você

Não adianta chegar e já anunciar e postar ofertas de produtos em sua loja ou redes virtuais. Datas comemorativas e feriados pedem que primeiro se entretenha e se crie um vínculo com o cliente. A tática de só postar anúncios não cola mais há muito tempo, segundo a nova maneira de fazer marketing.

Lembre-se que antes de tudo essas datas são “rituais” para quem celebra e como todo ritual exige que certas regras sejam seguidas. Se for uma época próxima ao Natal, publique postagens que enalteçam o espírito natalino e mostre que seu negócio deseja bem mais que apenas enfiar seu produto goela abaixo do cliente.

Hora da Promoshow

Datas comemorativas são ótimas oportunidades de fazer ofertas relacionadas. A menos que estejamos falando de uma ocasião que englobe qualquer tipo de produto, é interessante que as oportunidades de desconto divulgadas tenham a ver com a data. Ou caso sua empresa não tenha necessariamente a ver com a data especial, é bacana lembrar de alguma forma, nem que seja um cartão na compra do produto.

Divulgar nunca é demais

Já diria o ditado: “quem não é visto não é lembrado”.  Por isso, é importante que seus clientes saibam das ações tomadas, tenham consciência de que há algo rolando. É hora de posicionar-se para seus futuros leads. A melhor forma de divulgar essas ações é por meio de ações entre redes sociais, e-mails marketing e campanhas diretas.

Outro ponto: ações para feriados não começam no feriado. Você tem que pensar que ninguém vai querer começar a ver ofertas de Natal exatamente no dia. Ações de marketing têm um péssimo alcance se disparadas exatamente no dia do feriado. Desse modo, é importante pensar nessas ações bem antes. Caso não haja escolha, tenha em mente que ações de marketing no formato Mobile têm bem mais visibilidade que PCs, portanto invista nelas.

E-commerce é muito importante

Independente do segmento que seu estabelecimento siga é importante que você pratique a estratégia multicanal. Oferecer alternativas que conectem o cliente à sua marca são essenciais. Um delas é o e-commerce. Veja que a internet funciona 24h por dia, e, além disso, possibilita infinitas possibilidades. Uma oferta válida apenas para a data do feriado é um exemplo simples, porém muito efetivo.

Planejamento sempre

O ideal é se planejar sempre com meses de antecedência. A sugestão é montar um calendário que englobe todas as datas comemorativas que o ano terá e com isso já planejar de antemão as suas vendas em feriados prolongados. Isso o ajudará a analisar custos e mesurar os benefícios em se aplicar cada ação.

E aí, pronto para aumentar suas próximas vendas em feriados prolongados? Anteriormente fizemos um post que fala sobre o controle de loja em feriados, e você pode lê-lo clicando aqui.

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